Categorias
Análises Celular PC PlayStation Xbox

Soccer Story é um relaxante e divertido jogo de futebol

Relaxante, divertido e curioso são algumas palavras que podem descrever a minha experiência jogando Soccer Story

Relaxante, divertido e curioso são algumas palavras que podem descrever a minha experiência jogando Soccer Story. O jogo desenvolvido pela PanicBarn nos apresenta uma mistura de RPG com futebol que a princípio pode causar estranhamento, mas, ao decorrer da experiência, vemos que o casamento funciona bem.

O indie com gráficos pixelizados se passa em um mundo onde o futebol é proibido para todos e os antigos jogadores profissionais precisam largar suas profissões e sonhos. Nosso protagonista, chamado Leo, parte em uma jornada após receber uma bola mágica em casa, que foi enviada misteriosamente por alguém que ainda não sabemos quem é.

Nesta jornada, o nosso protagonista sai em uma aventura para reunir os antigos jogadores e formar uma equipe capaz de vencer os times mais formidáveis. Tal qual o icônico comercial da Nike, o objetivo é salvar o futebol e restabelecer a harmonia no mundo.

Gameplay simples, mas cheio de possibilidades

Soccer Story é comedido e não promete grandes coisas, sendo um jogo simples, mas que entrega algo bem feito tanto na parte da gameplay quanto na narrativa. A história nos instiga a querer saber mais desse mundo em que o futebol é praticamente banido, enquanto o gameplay entrega diversas possibilidades no campo — e também fora dele.

Visualmente falando, Soccer Story é um bonito jogo que traz animações e cenários bem feitos, mesmo que não aposte em um visual realista, fugindo dos padrões dos jogos de futebol. O estilo de arte escolhido combina bem com algo que me chamou a atenção e que merece destaque: a trilha sonora, que é super relaxante e encaixa perfeitamente com o gameplay.

Veja melhores games do catálogo do EA Play

Outro detalhe interessante é a introdução do gameplay. As divertidas mecânicas de Soccer Story foram apresentadas ao decorrer da história através de quests secundárias, como dar um carrinho em uma pilha de pedras, acertar alvos em lugares mais altos ou até marcar gols em locais escondidos.

A questão mais complicada aqui é a curva de aprendizado para dominar uma partida de futebol no game. A forma de jogar e até o mapeamento dos botões é diferente de outros jogos focados nesse quesito, como o eFootball e FIFA. Você vai sofrer no início, mas não vai demorar muito para aprender como jogar da melhor forma.

Ainda falando sobre as mecânicas, todas elas são influenciadas por suas habilidades, que podem ser melhoradas utilizando medalhas de aprimoramento. Essas medalhas podem ser conseguidas tanto comprando em máquinas de medalhas como fazendo algumas missões secundárias, permitindo que você melhore seus atributos como velocidade, energia, força e chute.

Vale a pena jogar?

Apesar de ter uma história simples e ser repetitivo em algumas missões secundárias que podem ser simplesmente ignoradas, Soccer Story vale a pena. Mesmo sendo um RPG de futebol, o indie é aquele tipo de jogo que você desliga a mente e relaxa, seguindo uma história amigável, em cenários bonitos com uma trilha sonora tranquila e relaxante.

O jogo também capricha na distribuição e está disponível em diversas plataformas por preços amigáveis, desde celulares até consoles e PCs. Para quem joga nas plataformas Xbox, o título também está no Game Pass para consoles, computadores e nuvem, garantindo diversas possibilidades para jogar.

Por Ramon Félix

Entusiasta de games e alguns assuntos relacionados ao mundo da tecnologia.