Categorias
Análises PC PlayStation Xbox

Need for Speed Unbound é o melhor que temos na franquia atualmente

Jogo de corrida entrega melhor experiência atual da franquia, mas ainda tem muito potencial a ser explorado

A franquia Need for Speed está em uma encruzilhada complicada. Com sucessos icônicos no passado, a série tem grandes dificuldades para alcançar as altas expectativas dos fãs mais antigos, enquanto a EA agora dá cada vez mais atenção para a Codemasters, que foi adquirida e trouxe para a companhia um amplo portfólio de jogos de corrida.

Anunciado em outubro, Need for Speed Unbound é o mais novo game da saga. Após o estúdio Ghost, que comandou a franquia nos últimos anos, ser desmantelado, a Criterion voltou a produzir a série, o que gerou expectativas de grandes mudanças.

Em seu exterior, NFS Unbound exala novidades: com gráficos cartunizados e efeitos especiais durante as corridas, o jogo traz um estilo único e que chama a atenção, finalmente garantindo novos olhares para a franquia. O que está embaixo do capô, no entanto, é bastante similar com o que vimos anteriormente, com um gameplay bastante similar ao Need for Speed Heat, de 2019.

Muita customização

Desde seu trailer de anúncio, Need For Speed Unbound deixou claro que seu maior diferencial acaba sendo estético. Os gráficos cartunizados para personagens e os efeitos que lembram anime caíram muito bem no game.

A estética inspirada em street art e hip-hop combina muito bem com a temática do jogo, incluindo sua história — que só está ali para motivar o jogador a continuar correndo. No Xbox Series X, onde testamos o game, os gráficos também estão bem bonitos, trazendo uma experiência visual que impressiona.

Para quem é um fã mais hardcore, no entanto, a parte que mais pode chamar a atenção em Unbound vai além dos gráficos. O jogo trouxe grandes melhorias na parte de customização dos veículos, bem como uma longa lista de carros.

Assim como em Heat, Need for Speed Unbound inclui customizações visuais 100% liberadas, além de uma aba com criações da comunidade. O jogo também possui carrocerias pré-montadas, o que facilita transformar carros simples em “monstrões” rapidamente.

Já na parte dos veículos, os jogadores possuem uma ampla seleção desde o início da campanha e online, incluindo até mesmo clássicos como o Fusca. A variedade de carros, acompanhada da customização, garante uma alta gama de opções para encarar as corridas em mundo aberto de NFS Unbound.

Gameplay divertido e desafiador

Enquanto o gameplay do novo Need for Speed é parecido com o jogo antecessor, a Criterion fez algumas mudanças para aprimorar a fórmula que já me agradou em NFS Heat. Para quem curtiu o jogo de 2019, certamente o novo game é um prato cheio de diversão. E para quem está chegando agora, algumas novidades podem tornar o projeto atraente.

Quando o assunto é jogabilidade, o game capricha no “risco e recompensa”. Com corridas de dia e de noite, Unbound coloca a polícia na tua cola assim que você começa a ganhar corridas e acumular dinheiro. Caso você vá preso, as recompensas conquistadas durante as corridas são perdidas, fazendo com que o jogador pense bem antes de aceitar outro desafio em busca de grana.

Além de servir para upgrade e compra de carros, o dinheiro também é essencial para prosseguir na história. Além de ser pré-requisitos para as competições principais, várias corridas exigem o pagamento de uma inscrição, exigindo um baita gerenciamento para o jogador.

Com tanta importância para o money, pode ficar difícil comprar carros poderosos no começo, mas o jogo coloca alguns veículos poderosos nas mãos do jogador por meio de “missões de Uber”. Além disso, Unbound também inclui corridas desafiadoras que trazem carros como prêmio, o que permite conseguir possantes maneiros gastando pouco.

Potencial a ser explorado

Com uma base sólida de gameplay e estilo estético que chama a atenção, Need for Speed Unbound é o melhor jogo da franquia atualmente. Ainda assim, está claro que a franquia da EA Games ainda vive na sombra dos sucessos do PS2 e não solta totalmente às rédeas criativas de seus estúdios.

A história do game é bastante esquecível, mas se recebe alguns toques extras, poderia se tornar bastante icônica. O rapper ASAP Rocky, por exemplo, é subaproveitado na trama, sendo que podia se tornar um rosto lendário na série de games.

O potencial que podia ser explorado vai além da narrativa e também faz parte da história do próprio game. Com uma baita cidade para ser explorada online, o jogo possui um multiplayer interessante, mas que está incompleto e não recebeu grandes planos vindos da EA Games até agora.

Considerando a morte rápida de Need for Speed Heat e a saída de executivos da Criterion recentemente, o futuro de NFS Unbound pode não ser dos melhores. Uma pena, pois com sua estética única e gameplay divertido, o game poderia virar o “Fortnite de carros” da EA, com atualizações constantes e eventos.

Need for Speed Unbound poderia ser o ‘Fortnite de carros’

Mesmo com um futuro que parece incerto, Need for Speed Unbound já entrega uma experiência interessante e diferenciada de corrida. Tanto o modo campanha quanto a versão online garantem diversão e desafios que elevam o nível atual da franquia, mesmo que não sejam tão icônicos quanto os tempos áureos da série de corrida.

Apesar de não ser tão icônico quanto um Most Wanted da vida, Need for Speed Unbound entrega o melhor que consegue nas condições atuais da franquia, garantindo uma experiência que lembra os títulos icônicos da saga. No entanto, os fãs precisam aceitar: jamais teremos um novo Underground

Se você está procurando um jogo da franquia para retornar, Need for Speed Unbound é a escolha certa. Atualmente, o jogo já está aparecendo em promoções no PC, PS5 e Xbox Series X e S, mas vale a pena usar o teste grátis de 10 horas do Game Pass e EA Play para conferir se a jogabilidade encaixa para você.

Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.