Categorias
Dica PC

Como instalar mods em Stardew Valley

Em busca de uma experiência personalizada no game? Veja como usar modificações

Baseado no clássico Harvest Moon, Stardew Valley é um jogo de simulação de fazenda que faz bastante sucesso no PC e consoles, recebendo atualizações mesmo após sete anos de seu lançamento. Além de ter uma ótima história, o game traz um gameplay divertido e com suporte para até quatro jogadores no multiplayer de computador, que também suporta mods.

As modificações feitas por fãs alteram ou adicionam elementos ao jogo original. As produções incluem novos personagens, mapas, itens e recursos, por exemplo. O uso de mods é uma boa pedida para quem já aproveitou tudo que a versão base inclui, até mesmo os conteúdos da atualização gratuita 1.5, que trouxe uma nova ilha.

Neste post, vamos mostrar como instalar mods em Stardew Valley de forma simples e segura. Veja a seguir como entrar de cabeça no mundo das modificações para o jogo de fazendinha.

Como instalar mods em Stardew Valley

O primeiro passo para instalar mods em Stardew Valley é baixar o SMAPI, que é o carregador de mods para o jogo. O SMAPI é compatível com Linux, Mac e Windows e é necessário para a maioria dos tipos de mods.

  1. Você pode fazer o download do SMAPI no site oficial: smapi.io.
  2. Depois de baixar o arquivo, descompacte-o e execute o instalador.
  3. O instalador vai detectar a pasta do seu jogo e instalar o SMAPI automaticamente.
  4. Se o instalador não encontrar a pasta do jogo, você pode localizá-la manualmente na sua biblioteca Steam, clicando com o botão direito em Stardew Valley, indo em Propriedades, Arquivos Locais e Procurar.
  5. Ao finalizar a instalação, você vai ver um novo ícone na sua área de trabalho chamado StardewModdingAPI. Esse é o ícone que você deve usar para rodar o jogo com mods.

Com o SMAPI funcionando, agora chegou a hora de baixar modificações para instalar em Stardew Valley. Existem vários sites que oferecem mods para Stardew Valley, mas um o mais popular e confiável é o Nexus Mods.

Como baixar os mods

Você pode ver toda a coleção de modificações para Stardew Valley visitando o site oficial do jogo no Nexus Mods. A página permite classificar os mods por data de criação e popularidade, por exemplo.

Para baixar os mods nesse site, é necessário criar uma conta gratuita. Na página da modificação desejada, clique no botão “Download Manual” dos mods e seleciona a opção “Slow” para baixar o conteúdo.

Depois de baixar os arquivos dos mods, você precisa descompactá-los e copiar as pastas para a pasta Mods. Por exemplo, se você baixou um mod chamado CJB Cheats Menu, você deve copiar a pasta CJB Cheats Menu para C:\Arquivos de Programas (x86)\Steam\steamapps\common\Stardew Valley\Mods. Você pode instalar quantos mods quiser dessa forma, desde que eles sejam compatíveis entre si e com a versão do seu jogo.

Usar os mods em Stardew Valley

O terceiro passo é executar o jogo com os mods instalados. Para isso, clique no ícone StardewModdingAPI que foi criado na sua área de trabalho. O SMAPI vai carregar os mods que você instalou e iniciar o jogo normalmente.

Você pode verificar se os mods estão funcionando corretamente no menu principal do jogo ou no SMAPI. Algumas modificações podem ter configurações adicionais que você pode alterar no arquivo config.json dentro da pasta do mod. Você também pode desativar ou remover os mods que não quiser mais usando o console do SMAPI ou apagando na pasta de Mods.

Agora você já sabe como instalar mods em Stardew Valley e aproveitar o jogo de uma forma mais personalizada e divertida. Mas fique ligado: antes de começar as instalações, vale a pena fazer um backup dos arquivos do jogo e dos seus saves.

Vale ressaltar, também, que os mods só estão disponíveis na versão de PC de Stardew Valley. O jogo base também pode ser baixado em consoles e para celulares Android e iOS.

Por Jornal dos Jogos

Uma newsletter de games que cresceu tanto que ganhou um site!

Available for Amazon Prime