Categorias
Dica

O que é DLC? Entenda a sigla e veja 11 exemplos de conteúdos adicionais

Com o lançamento de Cyberpunk Phantom Liberty e Resident Evil 4 Separate Ways, os DLCs estão em alta atualmente

Você joga videogame e já se deparou com a sigla DLC? O termo é significa Downloadable Content, ou seja, um conteúdo que pode ser baixado. O conceito não é muito antigo no mundo dos games e se popularizou principalmente após o Xbox 360 e PS3, quando a conexão de internet se tornou mais comum no mundo dos jogos.

O DLC é um recurso que permite aos desenvolvedores de games adicionar novos elementos, funcionalidades ou histórias aos seus jogos, sem a necessidade de lançar uma nova versão completa. Os conteúdos baixáveis podem ser gratuitos ou pagos, e geralmente são disponibilizados por meio de plataformas digitais como Steam, PlayStation Store, Xbox Live, Nintendo eShop, entre outras.

Caminhos Distintos é o DLC de Resident Evil 4 Remake.

Os DLCs são uma forma de prolongar a vida útil dos jogos, oferecendo aos jogadores novos desafios, cenários, personagens, armas, veículos, modos de jogo e muito mais. Além disso, os conteúdos adicionais podem ser uma forma de corrigir bugs, melhorar o desempenho ou aperfeiçoar a jogabilidade dos games — um grande exemplo disso é Cyberpunk 2077 e sua expansão Phantom Liberty, que chegou com a atualização grátis 2.0.

Diferença entre DLC, expansão e DLC standalone

Além disso, existem DLCs de diferentes tamanhos e formatos. Enquanto alguns DLCs podem ser mais simples, trazendo visuais ou itens extras para determinado personagem, outros chegam a contar com histórias completas, sendo quase tão grandes quanto um jogo.

Nesses casos em que o volume de conteúdo é muito grande, os DLCs podem ser chamados de expansões e podem ter um preço maior. Além disso, existem também os DLCs standalone, que são grandes o suficiente para funcionarem de maneira independente do seu game original.

Por causa dessa diferença, o termo DLC é comumente utilizado para downloads menores e pontuais, como armas e missões, mas também pode ser utilizado para descrever conteúdos mais robustos. Exemplo disso é Separate Ways de Resident Evil 4 Remake, que possui conteúdo suficiente para ser chamado de expansão, mas é descrito pela própria desenvolvedora como um DLC.

O DLC Standalone, por outro lado, é trabalhado o suficiente para ser jogado sem o game original. O título pode até mesmo contar com elementos que fogem do seu game base, apesar de utilizar a mesma estrutura, funcionando de maneira independente. Exemplos disso são Far Cry 3: Blood Dragon e Uncharted: The Lost Legacy.

Já as expansões são conteúdos que continuam ou complementam as histórias dos jogos originais, mas que requerem o game base para ser jogado. Esse tipo de conteúdo tende a trazer uma história maior e novidades de gameplay, como The Witcher 3: Blood and Wine, Horizon Zero Dawn: The Frozen Wilds.

10 exemplos de DLCs famosos

Existem muitos exemplos de DLCs famosos no mundo dos games, mas aqui vamos citar apenas 10 que podem servir para dar um panorama melhor sobre o conceito!

1. The Witcher 3: Wild Hunt – Blood and Wine

Expansão de The Witcher 3, Blood and Wine é um dos DLCs mais aclamados da história dos games. Este conteúdo adiciona uma nova região chamada Toussaint, inspirada na França medieval, com cerca de 30 horas de gameplay, novas missões, monstros, armaduras e até um sistema de gerenciamento de vinhedos.

2. Red Dead Redemption: Undead Nightmare

O DLC transforma o jogo de faroeste em um apocalipse zumbi, com novas armas, inimigos, missões e um modo cooperativo online. Atualmente, pode ser jogado nos consoles por meio do relançamento de Red Dead 1 no PS4 e Switch, bem como via retrocompatibilidade no Xbox One, Xbox Series S e X.

3. Grand Theft Auto IV: The Ballad of Gay Tony

Este DLC foca na vida noturna de Liberty City, seguindo as aventuras de Luis Lopez, o braço direito do empresário Gay Tony. O conteúdo extra traz novas missões, armas, veículos, clubes, músicas e personagens, além de um modo multiplayer online com novos modos de jogo.

4. Fallout 4: Far Harbor

O DLC de Fallout 4 leva o jogador para a ilha de Far Harbor, uma região nebulosa e hostil no litoral do Maine. O DLC explora o conflito entre os habitantes locais, os sintéticos e a Irmandade do Aço, com novas missões, facções, armas, armaduras e criaturas.

5. Horizon Zero Dawn: The Frozen Wilds

A expansão aumenta o universo do jogo com uma nova área coberta de neve, onde o jogador pode enfrentar novas máquinas e tribos. O DLC também adiciona novas habilidades, armas, missões e um aumento no nível máximo do personagem. Atualmente faz parte da versão completa do game, que está disponível no PlayStation e também no PC.

6. Assassin’s Creed IV: Black Flag – Freedom Cry

O DLC standalone, que não exige uma cópia de Black Flag, acompanha a história de Adewale, um ex-escravo que se tornou um assassino e um líder da resistência contra a escravidão no Caribe. O DLC traz novas missões, armas, navios e locais, além de abordar temas como racismo e opressão. Assim como o jogo original, o conteúdo inclui dublagem em português brasileiro.

7. The Elder Scrolls V: Skyrim – Dragonborn

A expansão leva o jogador para a ilha de Solstheim, onde ele pode enfrentar o primeiro Dragonborn da história, Miraak. O DLC adiciona novas áreas, missões, dragões, armas, armaduras, magias e um novo sistema de perks baseado em gritos de dragão, expandindo a experiência do famoso RPG da Bethesda.

8. The Sims 4 – Vida na Cidade

Este é apenas um exemplo dos pacotes de expansão de The Sims 4. O conteúdo traz uma nova cidade, novas carreiras, novos eventos e novos tipos de moradia para o popular simulador de vida da Electronic Arts. O modelo de negócio com DLCs é tão popular no game que a EA chegou a tornar o título base gratuito para aumentar o seu alcance.

9. Resident Evil 4: Separate Ways

Protagonizado por Ada Wong, o DLC acompanha os eventos paralelos ao jogo principal pela perspectiva da espiã. Além de apresentar um olhar diferente da narrativa, inclui novidades no gameplay, como um gancho, e mais chefes. A expansão foi lançada com o jogo original, na época do PS2, e também ganhou um remake em 2023.

10. Cyberpunk 2077: Phantom Liberty

A expansão Phantom Liberty traz um novo distrito e uma história de espionagem para Cyberpunk 2077. O conteúdo extra também inclui melhorias no gameplay e veio acompanhado de uma atualização gratuita que remodelou sistemas importantes do jogo. O DLC é considerado um “renascimento” para o game, que teve um lançamento polêmico em 2020.

11. Kombat Pack de Mortal Kombat 1

A franquia Mortal Kombat é conhecida por ter DLCs com novos lutadores, e isso não é diferente em Mortal Kombat 1. O jogo conta com os Kombat Packs, que são pacotes de conteúdo vendidos separadamente incluindo combatentes extras. O primeiro DLC do game, por exemplo, inclui personagens como Homelander, Omniman e o Pacificador, do universo DC Comics.

Por Jornal dos Jogos

Uma newsletter de games que cresceu tanto que ganhou um site!