Categorias
Dica Especial Opinião

EA FC 24: como não enjoar do modo carreira e deixar mais realista

Confira as dicas do Jornal dos Jogos para tirar o melhor proveito possível do modo carreira de EA FC 24!

EA FC 24 trouxe novidades para o modo carreira, muito solicitado pelos fãs antigos da franquia, como auxiliares técnicos, novos estilos de jogo, sistema novo de treinamento e outras novidades menores. Todas essas alterações, no entanto, podem não ser suficientes para garantir o interesse do povo mais voraz por muito tempo.

Algo muito comum entre os jogadores, sejam novatos ou experientes, é começar um modo carreira e desistir ainda na primeira temporada porque ficou fácil demais e não há mais empolgação enquanto ainda estava criando o personagem. Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a combater esse problema e tornar seu MC mais divertido e desafiante.

1. Desenvolva uma história

O mais importante para não enjoar de um modo carreira depende do quanto você está imerso nele e nada melhor para se envolver em uma história que desenvolver uma. Comece escolhendo um técnico, seja ex-jogador, ou um técnico atual e crie uma história do que aconteceu com ele até chegar àquele clube.

Por exemplo, no FIFA 23 eu fiz uma carreira no Schalke 04 com o Gerald Asamoah, lenda do clube e que agora aposentando, assume um cargo na equipe técnica do time. Uma promoção para técnico não era distante da realidade e achei conveniente fazer isso na minha carreira. Esse é apenas um exemplo, mas você pode fazer da maneira que quiser, até ser você mesmo o técnico, se assim desejar. O importante desse ponto é que você já comece seu save com uma história por trás, para que não seja somente uma jogatina em um modo diferente quando já cansou dos outros.

2. Siga as regras da liga

Regras são muito importantes no futebol da vida real e não pode ser diferente no seu modo carreira. Seguir as regras do país do seu time, como limite de estrangeiros, salário mínimo e máximo de jogadores inscritos… é fundamental e já vai ser um desafio e tanto para você como manager. Primeiro porque evita que você faça qualquer tipo de contratação fora da realidade (vamos abordar mais na próxima dica), e também porque vai obrigar que você conheça a fundo seu elenco, já que as regras vão influenciar na academia de base, time titular, empréstimos e contratações. Cada país tem suas regras próprias e é importante que você busque elas na internet e anote em um bloco de notas ou caderneta, para que tenha em mãos já no começo da temporada e em cada janela de transferências.

3. Faça contratações assertivas

Depois de ter as regras da liga/campeonato em mãos, você pode partir para a parte de contratações, onde muitos pontos precisam ser levados em consideração. Obviamente a primeira coisa é observar seu elenco atual, fazer uma análise e entender quais são suas carências, jogadores chaves que serão inegociáveis em um primeiro momento e levantar nomes que fortalecerão seu time ao longo do ano.

Ainda sobre as contratações, algo que pode ajudar muito e trazer um realismo a mais na sua carreira é estudar o perfil de contratações do seu time na vida real, seu time costuma pagar jovens promessas em ligas não muito valorizadas e vendê-las depois por um preço mais alto ou já pega jogadores mais prontos para fazerem parte do time titular? Quais são os países de qual esse time mais contrata, perfis de atletas? Todos esses aspectos são importantes e trazem um realismo absurdo para sua carreira.

4. Overall e potencial NÃO são tudo

É normal que você queira fazer as contratações do seu time baseados no overall ou potencial que aquele jogador pode atingir, mas é um erro. O mais importante ao avaliar em uma contratação é avaliar os atributos daquele jogador para a posição que você deseja. Por exemplo, é interessante observar os atributos de passe e finalização de um jogador se quiser contratá-lo para seu seu meia campista ofensivo. Para um volante, outros atributos contam como defesa, físico e dedicação alta na defesa. Ponha na cabeça que é mais importante observar os atributos do jogador na posição desejada e como ele se comporta no seu estilo de jogo, que olhar quando de overall esse jogador vai atingir.

5. Não spamme jogo

Essa dica eu considero muito valiosa porquevai implicar na sua vontade de continuar jogando naquela carreira. Um erro que cometemos muito é jogar diversas partidas por dia e às vezes uma sequência de resultados não esperados minam nossa vontade de jogar e acabamos ficando enjoados daquilo. Por isso eu considero importante jogar por dia na sua carreira de 2 a 3 jogos, com um tempo de 6 ou 7 minutos por partida, já vai render um bom tempo de gameplay e vai evitar que você fique entediado. Jogou os 3 jogos e perdeu? Saia. Ganhou? Saia. Jogue outro modo do EA FC, vai ser mais proveitoso e valorizar ainda mais os momentos que você estiver jogando a carreira.

6. Atenção às configurações

As configurações iniciais na tela que sempre vemos antes de iniciar o modo carreira são muito importantes. As regras dispostas aqui são essenciais para deixar sua jornada mais interessante e não fugir do realismo.

Dificuldade da partida e duração de tempo: essas questões são muito subjetivas, porque tudo depende da sua habilidade no jogo e de quanto tempo você acha que as partidas vão te divertir. Quanto à dificuldade, eu sempre coloco no lendário porque é mais desafiador pra mim, tanto com times pequenos quanto para times grandes. Já no tempo de partida eu coloco 6 minutos, porque acho que é o tempo ideal para se envolver naquela partida.

Moeda: isso depende também em que você está jogando, como a maioria das carreiras dos jogadores são na Europa, o indicado é se usar euro, com exceção de países do Reino Unido, que utilizam a libra. Com times de outros continentes você pode usar o dólar tranquilamente. Esse não é um fator que vá influenciar muito seu save, mas é um aspecto a mais de realismo.

Competições europeias: naturalmente você irá querer disputar a Conference, Europa e Champions League, não é? O que você pode fazer para deixar o jogo ainda mais realista é editar os grupos dessas competições com times que façam mais sentido com a vida real, já que há muitos times que disputam a competição mas não estão no jogo.

Janela de transferências: umas das coisas mais “polêmicas” dessa tela de configurações é ativar ou não a primeira janela de transferências. Muitas pessoas desativam e muitas pessoas ativam, também. Eu perguntei para muitas pessoas que jogam o modo carreira do FIFA a tempos e há claramente um equilíbrio entre as respostas. Há argumentos tanto para sim como para não. Creio que o argumento das pessoas que desativam a primeira janela é que o jogo só é lançado em setembro, quando os times já vem com seu elenco atualizado das contratações da janela de verão. Outro argumento válido é que quando iniciamos uma carreira, geralmente colocamos um novo técnico com uma história por trás e quer fazer suas próprias contratações, montar seu próprio time. Ambos têm pontos válidos e acho que para não criarmos confusão sobre isso, podemos deixar a seu critério.

Ofertas de seleções: apesar de ser divertido comandar uma seleção no modo carreira, fazer sua convocação e tentar quem sabe ganhar uma copa do mundo enquanto treina outro time, não é real. São raríssimos os casos de treinadores que treinam uma seleção e um clube ao mesmo tempo, como o caso do Fernando Diniz atualmente, que comanda a Seleção Brasileira e o Fluminense. Por isso ser mais uma exceção que algo comum, eu recomendo que desative o recurso.

Rigidez nas negociações: contratar no FIFA era fácil e não é diferente no EA FC. Por causa disso, para deixar as negociações mais interessantes e evitar que você ou a máquina contrate facilmente os jogadores dos rivais e de outros times maiores, deixe essa opção em inflexível.

Incorporação financeira: adicionar dinheiro artificialmente a conta de seu clube só são legais em duas ocasiões na minha opinião: você quer simular no FC 24 um evento da vida real em que um clube recebeu uma bolada para investir no time ou quer apenas se divertir numa carreira simples contratando os melhores jogadores do game e vendo no que dá. Tirando essas situações, não é algo real e vai fazer o jogo enjoar rápido, já que você terá um supertime logo na primeira temporada.

E aí? Curtiu as dicas do Jornal para tirar o melhor proveito da carreira no EA FC 24? O jogo de futebol já está disponível no PC e consoles.

Por Ramon Félix

Entusiasta de games e alguns assuntos relacionados ao mundo da tecnologia.