Categorias
Análises

EA Sports FC 24 é o FIFA que conhecemos? Confira análise

O nome do jogo mudou, mas o futebol continua o mesmo? Veja a review de EA FC 24

Após mais de 20 anos de uma parceria de sucesso, a EA decidiu enfim romper seus laços com a FIFA e consequentemente mudar o nome de sua franquia de maior sucesso. Com isso, o tão conhecido FIFA mudou de nome para EA Sports FC. Mas e como ficou o futebol após a troca?

Nesta review, vamos analisar alguns dos pontos mais importantes acerca das novidades do EA FC 24, que segue muito do que vimos no FIFA 23. No entanto, o título melhorou aspectos cruciais para um bom jogo de videogame e acima de tudo uma boa experiência com um jogo de futebol.

Gráficos ainda muito bonitos

Graficamente falando, EA FC 24 não apresenta um grande salto visual como tivemos do FIFA 22 para o FIFA 23, o que não significa que o jogo tá feio. O gramado está muito bonito, bem como a ambientação, iluminação global e as faces dos jogadores. Ao rodarmos o game no Xbox Series S, dá para perceber claramente que os rostos estão com uma resolução de alta qualidade, mesmo com o hardware limitado do console. 

Algo que de certa forma é visual e se encaixa neste tópico, são as novas cutscenes (algumas para o bem, outras para o mal, como falaremos um pouco a frente). As novas animações dão uma sensação de imersão maior e valorizam ainda mais os belos gráficos de EA FC 24. 

Gameplay melhor? Temos

Independente do que falarmos aqui sobre os outros aspectos do game (gráficos, áudio, interface, cutscenes), o que valerá de verdade aos jogadores, no fim, será sempre a gameplay. A boa notícia — ou má, depende de como você enxerga isso — é que o EA FC 24 segue a gameplay do FIFA 23, adicionando novidades como passes preciso, os tão comentados PlayStyles e, o que na minha opinião é uma das melhores novidades em muitos anos, o HyperMotion V.

Não é novidade, obviamente, mas uma evolução. O HyperMotionV é uma tecnologia de análise de dados e escaneamento para tentar reproduzir as animações e movimentação real dos jogadores da vida real no jogo, e está presente desde o FIFA 22. A questão é que essa tecnologia nunca foi tão bem utilizada como é no EA FC 24: a diferença nas animações é nítida. O HyperMotionV, aliado ao novo perfil físico dos jogadores (onde antes todos pareciam iguais), gera animações muito boas e gostosas de se ver. 

Outro ponto importante de se comentar é que muitos podem perguntar: “o jogo tá rápido?”. Sabemos bem que a franquia FIFA não é um jogo de simulação, que busca representar fielmente o que acontece no futebol da vida real, apesar dos seus “esforços” com o HyperMotion e todas suas licenças. FIFA é arcade.

O modo que dá dinheiro para a EA é o arcade com cartas irreais de jogadores, que são verdadeiros monstros. Tendo isso em mente, não precisamos nem comentar coisas como bola atravessando pé dos jogadores, passes irreais, chutes que ignoram as leis da física… É óbvio que essas coisas continuam no jogo e a EA não vai resolver porque tudo faz parte do gameplay.

A física atual do EA FC é uma feature que permite que o jogo seja assim, movimentado, rápido e que tenha muitos gols! É isso que incendeia o cenário competitivo e faz a EA criar cada vez mais monstros no Ultimate Team, fazendo sua máquina girar.  

Se você é um jogador dos modos offline, há uma maneira de fugir disso, e que muitos ignoram e criticam o jogo mesmo assim. Se atentem às configurações de controle: isso é muito importante se você quiser ter uma gameplay fluída. Não adianta apenas mexer nos sliders. Os sliders são ótimos, principalmente para os goleiros (que continuam horríveis no EA FC), movimentação e marcação. Porém, se você não se atentar às configurações de controle, seu jogo vai ser tão rápido e desinteressante quanto o online. 

Para responder se a gameplay do EA FC está boa, eu preciso separar o jogo. Para os modos online, a gameplay continua a  mesma que sempre foi: rápida, bugada e um jogo de muitos gols. Para o modo offline, é tão boa quanto o FIFA 23, aliado ao HyperMotion e PlayStyles, é muito divertido e que dá vontade de jogar. 

Modo carreira

O modo carreira treinador e jogador são modos meio que esquecidos pela EA e qualquer novidade é bem vinda pelos fãs do jogo offline. Nesta edição a EA trouxe novidades como a implementação do PlayStyles (presente em toda a gameplay do jogo, obviamente) que fazem muita diferença no jogo e impacta diretamente na hora de avaliar a contratação de um jogador, já que precisamos analisar como ele vai encaixar no elenco que já temos. Além disso, trouxe para o game a visão tática e a contratação de auxiliares.

A visão tática nada mais é que um estilo de jogo, entre eles: Tiki-Taka, conexão direta, retranca total, gegenpressing e jogadas pelas pontas. Cada estilo de jogo influencia na montagem de escopo, escalação que você vai usar e afeta as habilidades dos atletas. A escolha do estilo de jogo influencia diretamente também na escolha dos seus auxiliares técnicos.

Os auxiliares irão ajudar a treinar os atletas baseados na sua visão tática e dar um impulso em seus atributos de acordo com seu nível. Importante frisar que a quantidade de auxiliares que você pode ter, fica sujeita ao seu orçamento e tamanho do clube. Um clube de uma divisão inferior logicamente vai ter mais dificuldade para contratar um número grande desses profissionais. 

A novidade mais impactante para o modo carreira jogador, além dos PlayStyles, fica por conta do agente de jogador. Agora você não precisa mais ficar sujeito a propostas do game para saber para qual time vai, já que é possível escolher um clube no qual você deseja ser transferido e conseguir essa mudança cumprindo uma série de objetivos. 

Clubs e VOLTA FOOTBALL

Falemos agora do VOLTA FOOTBALL e do Clubs, vulgo melhor modo do jogo, na minha humilde opinião. Ou melhor, só falaremos do Clubs porque o VOLTA é praticamente o mesmo, não recebeu nada de novo. O agora só “Clubs” recebeu enfim o crossplay completo, jogadores da mesma geração poderão jogar juntos e isso é sem dúvidas alguma uma baita novidade pro modo. Sendo um ótimo modo de jogo para reunir os amigos, agora fica mais fácil reunir a galera que possuem plataformas diferentes, que antes não podiam desfrutar do game juntos. Isso está muito bem implementado e reunião em muito as filas para a pesquisa de partidas improvisadas. 

Ainda falando do Clubs, o modo recebeu uma reformulação no formato de ligas, que tornou mais competitivo ao longo da vida útil do EA FC 24. Agora a liga é dividida em uma fase de grupos com partidas de acesso e mata-mata. 

Ultimate Team

Apesar de não ser o maior dos fãs do Ultimate Team, preciso reconhecer que é sem dúvidas um dos modos mais jogados e o preferido da comunidade.Mesmo eu não gostando de jogar, admiro muito os campeonatos profissionais, todo o cenário de eSports. Neste ano, a EA adicionou diversas novidades interessantes no modo como a mistura de atletas masculinos e femininos, o que com certeza vai atrair mais os olhares do público feminino para este modo. Também trouxe para o game um sistema de evoluções, que permite evoluir as habilidades de um jogador, de sua carta, ao longo da temporada do UT. Assim, você aumenta a vida útil daquele seu jogador favorito no time. 

Bugs e uma gigante bola fora

Se for para definir um problema claro com o lançamento do EA FC 24, são os bugs. O jogo chegou muito bugado, bugs de menu, gameplay (não os convencionais que sabemos que nunca vão ser corrigidos). Em minha experiência de quase 49 horas jogadas, tive problemas com menu travando durante o modo carreira, onde fui obrigado a reiniciar o jogo. Problemas com menus travados no Clubs, mesmo que eu fizesse o comando no analógico, ele tinha um certo delay. Outro problema no Clubs foram as partidas improvisadas, o jogo simplesmente não achava partida. A parte boa é que a maioria desses problemas já foram resolvidos em update, e hoje temos um jogo bem menos problemático. 

Porém, a EA deu uma bola fora gigante tirando algo que praticamente toda a comunidade sentiu falta: a abertura dos jogos com hino e jogadores entrando em campo. Não removeram completamente as cutscenes na abertura, mas colocaram outras mais genéricas e rápidas. Ou seja, mesmo que você esteja jogando em seu modo carreira e tenha chegado a final da UEFA Champions League, não vai poder ver a entrada completa, escutar o clássico hino da competição. Algo simples que faz muita diferença e que poderia ter sido adicionado como algo pro jogador escolher. Deixar que ele defina se quer ou não a abertura tradicional. 

EA Sports FC vale a pena?

EA FC 24 é um jogo melhor que o FIFA 23 e com certeza é uma das melhores que tivemos no último ano. A sua gameplay melhorada e combinada com o HyperMotionV nos dá vontade novamente de jogar mais e mais o game da EA.

Apesar de ter seus problemas técnicos e problemas por escolha da própria desenvolvedora, é um game de uma franquia consistente que mostrou o que queremos ver nos próximos anos. Mesmo com a mudança de nome, podemos esperar cada vez mais novidades, em um jogo cada vez mais completo e divertido, tanto para os jogadores casuais do offline, quanto aos fãs dos modos online. 

EA FC 24 está disponível no PC, PS4, PS5, Xbox Series S e X, bem como no Switch. Uma cópia para review foi cedida ao Jornal dos Jogos pela Eletronic Arts Brasil.

Por Ramon Félix

Entusiasta de games e alguns assuntos relacionados ao mundo da tecnologia.