Red Dead Redemption é um dos jogos mais icônicos da Rockstar Games e ainda pendura nos consoles modernos graças ao longo alcance do sistema de retrocompatibilidade da Microsoft. Após chegar ao Xbox One em julho de 2016, o jogo de faroeste está disponível no Xbox Series X já no lançamento.
Apesar de a Rockstar não ter anunciado melhorias voltadas para o console de nova geração, resolvemos testar Red Dead 1 no Xbox Series X para ver como o jogo está rodando. O jogo segue os passos de projetos como The Witcher 3 e, mesmo sem otimização, já tira proveito da velocidade do SSD e de recursos como o Quick Resume.
A experiência de iniciar Red Dead Redemption 1 no Xbox Series X é similar ao que temos nos consoles da geração atual da Microsoft, só que tudo mais rápido. O console abre a interface do Xbox 360, com login e tudo, e permite entrar no single-player ou Red Dead Redemption Online.
É nesse momento que o SSD brilha. Ao iniciar a campanha, apenas alguns segundos separam menu e gameplay. As telas de loading também somem ao morrer e fazer carregar saves. Todos esses procedimentos ficam mais rápidos.
Quick Resume
Outro detalhe que merece atenção é o suporte para Quick Resume. Após você sair do game ou ir jogar outra coisa, a função recupera o gameplay no exato momento em que você parou.
Confesso que não esperava ver a ferramenta funcionando tão bem em Red Dead Redemption. A Xbox Brasil disse que milhares de jogos contam com suporte para a função, e o jogo da Rockstar está nesse bolo.
Além de recuperar o gameplay intercalado com outros games, a função até me presenteou com um retorno instantâneo, sem o loading inicial. Isso aconteceu mesmo após o console ter sido integralmente desligado, até da tomada. Momentos como esse acabam mostrando o valor do Series X até mesmo contra o PC, já que permite sair jogando após poucos segundos de espera, sem a necessidade de carregar menus.
Gráficos em 4K
Em relação ao visual, Red Dead Redemption 1 ainda é um jogo distribuído via retrocompatibilidade e, por causa disso, traz as melhorias visuais que foram disponibilizadas na versão de Xbox One X. Com isso, o game roda no Series X com gráficos em 4K e entrega uma experiência visivelmente superior à edição original lançada no Xbox One.
Porém, o jogo claramente não aproveita todo o potencial do hardware do Xbox Series X. O console de nova geração conta com capacidade suficiente para segurar o jogo em 4K e 60 quadros por segundo, mas a Rockstar possivelmente não entregará otimizações para fazer isso acontecer.
Graças a isso, os jogadores devem enfrentar alguns pequenos glitches gráficos causados pelo upscaling, como sombras e objetos demorando para renderizar na alta resolução. De qualquer forma, a experiência ainda é consistente e vale a pena para quem pretende revisitar Red Dead Redemption no Xbox Series X.