Categorias
Opinião PC PlayStation Xbox

Call of Duty Modern Warfare 2 – Impressões com o beta

Novo jogo da franquia traz mudanças interessantes, mas adota práticas que podem dificultar a vida dos jogadores

A vida do jogador que é fã de Call of Duty pode ser considerada uma rotina: todo final de ano, no começo do último trimestre, um novo jogo da franquia chega com uma campanha que pode gerar polêmica e um multiplayer que não traz tantas mudanças. O padrão é esse desde a chegada de Modern Warfare (2019), que estabeleceu uma nova estrutura para a franquia, seguindo o modelo de passe de temporada, e dando vida para Warzone.

Agora, a já famosa e até cansada fórmula da franquia, que arrecada bilhões anualmente, vai sofrer algumas mudanças. Call of Duty Modern Warfare 2 chega em outubro prometendo grandes evoluções no jogo, tornando-se a nova plataforma principal da lucrativa franquia de games de tiro.

Call of Dudy Modern Warfare 2: veja requisitos do beta no PC

Um gostinho do que está por vir já pode ser visto e testado pelos jogadores atualmente. A Infinity Ward começou a realizar os testes beta de multiplayer de COD MWII, já disponível no PS4 e PS5 — em breve, todo mundo poderá acessar o conteúdo.

Após dois dias de testes no jogo, confira nossas impressões com o jogo de tiro da Activision

Mudanças boas…

Acho que a melhor forma de começar este texto é dizendo que algumas das expectativas em cima do jogo foram alcançadas, e estamos falando do teste beta. Apesar de não revolucionar a franquia, COD MWII traz algumas mudanças que refrescam o gameplay e garantem mais possibilidades de jogo.

Movimentação e equipamentos
estão renovados

A movimentação cadenciada torna a jogabilidade mais tática, mas isso não reduz o ritmo frenético do jogo para algo mais parado. Modern Warfare 2 adota novas mecânicas que prometem garantir diferentes formas de abordar o cenário e encontros com inimigos, como a possibilidade de se jogar no chão e escalar beiras de prédios e muros.

Outro ponto alto são os novos equipamentos que deixam a jogabilidade mais interessante. O arsenal agora inclui câmeras táticas, que trazem uma pegada de Rainbox Six Siege para o gameplay, além de soluções como o bastão elétrico, que mostra todo o potencial de animações que o jogo em para oferecer.

Durante o beta, a diversidade de gameplay também aparece nos modos de jogo. Assim como títulos mais antigos da série, COD MWII adota um modo em terceira pessoa, que é estranho à primeira vista, mas garante uma abordagem diferente para a jogabilidade tradicional.

E outras ruins

Por outro lado, ainda existem pontos apresentados no beta que podem tirar os jogadores do sério. Por aqui, a mudança que mais desagradou até agora está no minimapa: COD MWII aposta em uma experiência mais imersiva e tirou os pontos vermelhos do radar.

Agora, a única forma de saber onde estão os jogadores é usando VANTs e outros sistemas de reconhecimento, já que os inimigos não são identificados quando dão tiros. Enquanto a novidade estimula o jogador a prestar atenção nos sons e arredores, é bastante difícil fazer isso em mapas menores, quando vários jogadores estão andando ao mesmo tempo, e sem ter um headset mais potente.

O minimapa sofreu mudanças que podem dificultar a vida dos jogadores em prol do “realismo”

Como o jogo ainda está em beta, o feedback dos jogadores certamente pode fazer a Infinity Ward mudar de ideia e retrabalhar o minimapa. Caso isso não aconteça, a tendência é que até jogadores mais experiências precisem de um tempo para se adaptar ao novo padrão.

Falando em adaptação, outra mudança que pode gerar confusão logo de cara é o Armeiro, que usa um sistema de “plataformas”. A quantidade de armas no beta de MW2 ainda é limitada, mas as diferenças do esquema perante ao que temos como padrão atualmente com certeza vai gerar algumas dores de cabeça.

Assim como a questão do minimapa, o Armeiro também é uma questão de adaptação e, com o tempo, talvez as novidades simplesmente entrem na memória muscular dos jogadores. Afinal, como mostrado no vídeo acima, o objetivo é facilitar a transição entre armas e equipamentos.

Resta aguardar para ver o que muda ou não até mesmo durante o andamento do beta.

Baixe para experimentar

O beta de Call of Duty Modern Warfare 2 está disponível atualmente para jogadores de PS4 e PS5, mas no próximo fim de semana, de 24 a 26 de setembro, estará disponível para todos os jogadores, incluindo PC e Xbox. A dica do Jornal é baixar o conteúdo e testar tudo que está disponível.

Como COD é um jogo online que perdura por pelo menos um ano, vale a pena testar as águas e ver se o novo gameplay é para você. Considerando os padrões da Infinity Ward e o investimento no jogo, certamente teremos ajustes a serem realizados antes mesmo do lançamento oficial.

Ou seja, baixar o beta e já começar a ter uma ideia do que está por vir é uma ótima pedida para quem está pensando em comprar o jogo, que custa mais de R$ 300 no PC e consoles.

Veja também:

Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.