Categorias
Newsletter PC PlayStation Xbox

Lançamento de Cyberpunk 2077 mancha a imagem da CD Projekt Red

O RPG futurista chegou cheio de problemas e mostrou práticas vergonhosas da empresa, mas também abriu espaço para uma “narrativa de redenção”

Após diversos adiamentos e muitas expectativas, vivemos em um mundo em que Cyberpunk 2077 pode ser comprado e jogado no PC e consoles. O problema, porém, é que a qualidade do game é tão horrenda em algumas plataformas que parte das 8 milhões de pessoas que adquiriram o título em pré-venda estão buscando formas de reembolso.

Apesar de ter se saído muito bem nas notas iniciais, Cyberpunk 2077 não agradou na parte do desempenho. O jogo roda (quase) perfeitamente em hardwares de ponta no PC, mas o está dando trabalho em computadores modestos e frequentemente sofre com bugs. Eu não sou perito na cultura cyberpunk, mas chuto que furar o teto do carro e andar com as nádegas à mostra em posição de “T” não será algo normal no futuro.

Enquanto bugs bizarros e uma linha de frametime instável assolam os jogadores do PC, existem pessoas que estão sofrendo ainda mais para rodar o RPG da CD Projekt Red: a galera dos consoles.

Perdão pelo vacilo

A situação de Cyberpunk 2077 nos consoles é tão preocupante que a CD Projekt Red teve que fazer algo que não rola todo dia: admitir e pedir desculpas para o público (e também para os investidores). As redes sociais da companhia amanheceram nesta segunda-feira (14) com um comunicado de letras miúdas e fundo amarelo, mas, desta vez, a imagem não trouxe uma mensagem de adiamento para o game.

A imagem pode conter: texto

A empresa mandou um “perdão pelo vacilo” e disse que errou ao não mostrar o jogo rodando nas versões base do PS4 e Xbox One. Segundo a desenvolvedora, as atualizações para dar uma recauchutada chegarão até fevereiro do ano que vem.

Além do pedido de desculpas, a empresa também abriu um canal para ajudar no reembolso de qualquer versão do game. Os jogadores descontentes e que não querem esperar por patches podem realizar o procedimento enviando um e-mail para [email protected].

Falta de transparência

Enquanto o pedido de desculpas pode ser visto como um símbolo de “humildade” da CD Projekt Red, não é preciso analisar com profundamente a situação para perceber o quão problemática é a sua cartinha. O timing do comunicado é o primeiro ponto a ser considerado.

A empresa só veio se desculpar com os jogadores quase uma semana após o lançamento do game. Durante os últimos dias, o game recebeu enxurradas de feedbacks negativos devido ao desempenho e o backlash gerou uma queda brusca nas ações da companhia.

O comunicado dá a entender que a empresa não foi transparente com seu público. A CD Projekt Red deixa evidente que poderia ter exibido Cyberpunk 2077 rodando no Xbox One e PS4, mas optou por não fazer isso. Para piorar a situação, o CEO Adam Kicinski ainda deu uma declaração duas semanas antes do lançamento dizendo que o RPG estava rodando “surpreendentemente bem” nos consoles da oitava geração.

Quer mais? A empresa também foi bem restritiva nos conteúdos pré-lançamento. Além de ter distribuído poucas cópias de review de Cyberpunk 2077 e somente para PC, a companhia proibiu a divulgação de imagens até um dia antes do lançamento.

Notas

Se o marketing agressivo e a falta de transparência não fossem suficientes para manchar a imagem da empresa, os principais agregadores de notas também exibem a vergonha que foi o lançamento de Cyberpunk 2077 na oitava geração. As consequências do lançamento desastroso no PS4 e Xbox One podem ser vistas no Metacritic e no OpenCritic.

Enquanto as notas do game figuraram na casa dos 90 pontos para a versão de PC no Metacritic, a história é outra para os consoles. No momento deste texto, as edições de PS4 e Xbox One estavam com notas na casa dos 50 devido aos problemas de desempenho.

No caso do OpenCritic, o fiasco é ainda maior. O site está exibindo uma mensagem na página do game com um aviso falando que a CD Projekt escondeu o desempenho de Cyberpunk 2077 para Xbox One e PS4, o que acabou gerando disparidades nas análises em comparação ao game no PC. A “plaquinha da vergonha” será retirada em fevereiro de 2021, quando os patches que melhoram o jogo já estiverem disponíveis.

Toda a vergonha do lançamento de Cyberpunk 2077 foi passada no crédito e no débito pelos jogadores

Apesar da recepção negativa das versões de console, toda a vergonha da CD Projekt Red foi passada no crédito e no débito pelos jogadores. O game vendeu oito milhões de cópias e teve o maior lançamento da história do PC. Assim como OpenCritic, vamos ter que esperar até fevereiro para vermos como o game vai evoluir, mas não precisamos esperar para se decepcionar ainda mais com a CD Projekt Red.

Oitava geração não era o foco

Logo após toda a treta envolvendo os consoles e reembolsos, a CD Projekt também trocou uma ideia com seus investidores sobre o assunto. O papo deveria servir para limpar a barra da empresa acabou se tornando mais uma mancha de óleo no oceano de expectativas em cima da companhia.

A descrição da reunião foi publicada online e a CD Projekt explica que, basicamente, negligenciou a versão de PS4 e Xbox One de Cyberpunk 2077. “Nós definitivamente não passamos tempo suficiente cuidando disso”, explica Michał Nowakowski, um dos comandantes da desenvolvedora.

Imagem
Imagem: Twitter/Nibellion

O executivo também revela que PlayStation e Xbox confiaram na CD Projekt Red na hora de certificar o game para o lançamento nos consoles. Segundo Nowakowski, as empresas acreditavam que a desenvolvedora estava preparando melhorias para a versão de lançamento do game no PS4 e Xbox One, o que claramente não aconteceu.

A CD Projekt Red também explica que seu foco primordial no desenvolvimento foram as versões de PC e consoles de nova geração. Vale destacar, porém, que a edição de computador ainda conta com problemas bem sérios, como ausência de Ray Tracing em GPUs AMD e um bug que desativa funções de CPUs Ryzen.

Além disso, Cyberpunk 2077 ainda não foi lançado na nova geração de consoles. O game está disponível no PS5 e Xbox Series X/S via retrocompatibilidade e será efetivamente otimizado para as plataformas em uma atualização que chega em 2021.

Ou seja, o resumo da Ópera:

  • Cyberpunk 2077 foi lançado com sérios problemas no PS4 e Xbox One, a empresa estava ciente das falhas e omitiu os detalhes do público;
  • A versão de PC foi o grande foco da desenvolvedora e não enfrenta grandes problemas, mas carece de otimizações, correções de bugs e ainda não possui suporte para certos recursos básicos em alguns hardwares;
  • O PS5 e Xbox Series X/S também ganharam atenção especial da desenvolvedora, mas só rodam Cyberpunk 2077 via retrocompatibilidade atualmente;

O que aprendemos com tudo isso?

Graças a esse lançamento tão conturbado, fica difícil manter a confiança na CD Projekt Red, já que claramente a empresa cruzou vários sinais vermelhos sabendo das consequências trazidas pelos problemas. Enquanto muitas pessoas se decepcionaram com Cyberpunk 2077 por causa das expectativas, a empresa também falhou no básico: entregar um produto que funciona.

Depois do sucesso de The Witcher 3: Wild Hunt, a CD Projekt Red acabou ganhando a fama de “amigona da vizinhança” com suas políticas de focar em jogos single-player, entregar conteúdos gratuitos e lançar expansões de qualidade. O que os fãs não podem esquecer é que tudo isso ainda é um método de negócio e que visa dar lucro para a empresa, mesmo que isso signifique entregar produtos quebrados e receber acusações de crunch e má gerência.

Como o lançamento de Cyberpunk 2077 provou, a CD Projekt Red está disposta a arriscar sua imagem para ganhar uns trocados a mais e os problemas do certamente deixarão uma mancha no currículo da empresa. Resta agora esperar pelas atualizações que serão lançadas até fevereiro, que podem servir como uma “narrativa de redenção” e colocar a companhia para concorrer ao prêmio de “Melhor Jogo Contínuo” em 2021 no The Game Awards 2021.

Atualização (18/12)

A treta com a CD Projekt Red escalou de maneira anormal em 17 de dezembro: a PlayStation recebeu tantos pedidos de reembolso por causa de problemas que resolveu retirar Cyberpunk 2077 de sua loja digital. Com isso, todos os jogadores do PS4 e PS5 que compraram o game digitalmente na plataforma podem solicitar seu dinheiro de volta.

A Microsoft não retirou o jogo de sua loja, mas expandiu o sistema de reembolso no Xbox. A empresa possui uma plataforma automatizada para reembolsos, o que certamente vai facilitar a vida dos consumidores descontentes.

Enquanto os jogadores podem solicitar reembolsos com poucos cliques, quem não ficou feliz com as notícias foram os acionistas da CD Projekt Red. O valor das ações da empresa despencaram na manhã após a divulgação da saída do game da PS Store. Resta agora saber se a gerência da companhia vai tirar a folga de fim de ano dos desenvolvedores para consertar a versão de Cyberpunk 2077 para PS4 e Xbox One. É o crunch especial de natal.

Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.

Available for Amazon Prime