Categorias
Xbox

Cyberpunk 2077: não está fácil rodar o game no Xbox One e PS4

A idade chegou para a oitava geração de consoles

Cyberpunk 2077 chegou ao mercado, vendeu mais de 8 milhões de cópias e já virou um dos maiores sucessos da indústria, mas nem tudo são flores nesse lançamento. Quem comprou o game nos consoles da oitava geração pode ter se decepcionado com a qualidade do RPG futurista, e com razão.

Enquanto Cyberpunk 2077 está rodando bem no PS5 e Xbox Series X/S via retrocompatibilidade, o Xbox One e PS4 não estão tankando o game. O jogo até roda, mas a qualidade está consideravelmente abaixo do ideal. Talvez eu esteja sendo chato, mas dá pra ver que não sou a única pessoa descontente com a qualidade entregue pela CD Projekt Red nos consoles lançados lá em 2013, e também e seus sucessores que não são “Pro” ou “X”.

Sites como IGN compilaram uma série de relatos mostrando bugs horrendos que estão rolando em Cyberpunk 2077 no PS4 e Xbox One. O pessoal do Digital Foundry também testou o título no PlayStation 4 e o resultado pode ser visto acima (not good, friends).

Além disso, basta dar uma passeada pelas redes sociais para encontrar relatos de jogadores sobre problemas que vão desde texturas faltando até quedas bruscas na taxa de quadros. Enquanto eu ainda não testei o jogo no console da Sony, minhas andanças por Night City no Xbox One não foram felizes.

Como Cyberpunk 2077 está rodando no Xbox One Fat?

Minha jornada principal por Night City está acontecendo em dois consoles da Microsoft: o Xbox Series X e o Xbox One Fat, lançado em 2013. O save compartilhado permite migrar entre as plataformas com facilidade, o que deixa evidente os problemas do game no Xbox One.

O primeiroincoveniente, e também o “menos grave”, é a resolução: o game claramente roda abaixo de Full HD em diversos momentos e conta com filtros para dar aquela enganada nos olhos. Ao jogar em uma TV 4K, os artefatos de imagem são perceptíveis. As capturas de tela abaixo mostram um comparativo entre o visual entregue pelo Xbox One e o Xbox Series X, que ainda não recebeu uma versão própria de Cyberpunk 2077 e só roda o game via retrocompatibilidade.

Colocar o Xbox One ao lado do Xbox Series X é covardia, mesmo com a ausência de uma versão de Cyberpunk para a nova geração. Ainda assim, a comparação dá uma ideia do buraco gráfico que os jogadores da oitava geração de consoles estão metidos.

Graças a baixa resolução, o jogo parece “desfocado” no Xbox One
Mesmo em ambientes sem muitos NPCs ou ação, o Xbox One entrega resoluções baixas
Em ambientes lotados, a qualidade cai ainda mais

A baixa resolução é acompanha de texturas que costumam demorar para carregar. Com isso, alguns personagens do mundo acabam virando um amontoado de pixels. Em outros casos, os objetos simplesmente aparecem alguns segundos depois do restante da cena.

A pior, parte, porém, vai além dos gráficos…

Taxa de quadros instável

Como pessoa que passou um bom tempo da vida jogando em notebooks com gráficos integrados, eu não me preocupo com o visual quando o game em questão é pesado e meu sistema possui limitações. Porém, manter uma taxa de quadros estável é essencial para conseguir jogar, principalmente no caso de títulos com câmera em primeira pessoa.

Em Cyberpunk 2077, a taxa de quadros é bastante instável e figura abaixo dos 30 frames por segundo em regiões movimentadas no PS4 e Xbox One. A simples ação de caminhar acaba causando náuseas por causa dos problemas. Durante tiroteios, então, fica bem complicado enfrentar os inimigos.

Nesse sentido, a experiência de jogar nos consoles mais antigos fica até pior que enfrentar Cyberpunk 2077 em um PC de entrada. Afinal, a versão de computador traz mais possibilidades para equilibrar os gráficos e buscar uma taxa de quadros estável. Além disso, ainda existe a possibilidade de fazer upgrades no hardware, o que não acontece nos consoles.

A CD Projekt ainda não lançou o port de Cyberpunk 2077 para a nova geração, o que torna difícil acreditar em otimizações robustas para o PS4 e Xbox One

Enquanto alguns bugs podem ser removidos com atualizações, é difícil de acreditar que Cyberpunk 2077 receberá grandes melhorias de desempenho no Xbox One e PS4. A CD Projekt Red ainda nem terminou de implementar o Ray Tracing em placas de vídeo AMD e também não lançou uma versão para o game para PS5 e Xbox Series X e S.

Para piorar a situação no Brasil, o lançamento no Xbox ainda teve um bug bizarro que deixa Cyberpunk 2077 sem dublagem em português. Enquanto uma solução não chega, ou você usa o jogo com vozes em inglês, ou precisa seguir um complexo passo a passo que inclui mudar a região do console e reinstalar todo o game.

Com isso em mente, se você está em dúvida se vale a pena comprar Cyberpunk 2077 para PS4 e Xbox One, siga por sua conta e risco. Dá pra jogar, mas a experiência definitivamente não será tão satisfatória nas versões mais básicas dos consoles.

Para saber como Cyberpunk 2077 está rodando no Xbox Series X, confira esse artigo.

Leia também

Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.