Categorias
Newsletter

EA Play no Game Pass de PC adiado, jogos grátis e Vin Diesel no ARK 2

O fim de 2020 é tão aleatório que o “novo Dead Space” se passa no universo de PUBG

Os últimos dias foram dominados por Cyberpunk 2077, mas o mundo dos games é mais que o RPG futurista da CD Projekt Red no mundo dos games. A vida anda agridoce para quem joga no PC, já que a integração de EA Play e Game Pass foi adiada, mas um caminhão de jogos grátis está chegando.

A semana também foi marcada pelo The Game Awards, que além de premiar os principais jogos de 2020, também foi palco de apresentação para projetos promissores.

Novas da semana

O dia 15 de dezembro deveria marcar a data da integração entre EA Play e Xbox Game Pass no PC, mas virou a data do adiamento do benefício. A Microsoft anunciou que a novidade só chegará em 2021 para os membros do serviço no computador.

A empresa não deu grandes explicações para o adiamento justamente no dia em que a integração deveria ser lançada. A publicação no Xbox Wire diz que as empresas precisam de mais tempo para “oferecer a melhor experiência” dentro do Game Pass. Será que rolou um problema técnico cabuloso?

Among Plataformas

Enquanto o EA Play não chegou para o Game Pass do PC, um indie bastante popular foi anunciado para o catálogo do serviço. O hit Among Us chega em breve na assinatura da Microsoft para os computadores, que também receberá outros jogos de peso.

A Nintendo também realizou uma transmissão focada em indies e lançou Among Us para o Switch, que se tornou o primeiro console a rodar o jogo do impostor.

Velociraptors e Furiosos

Vin Diesel deu as caras no Game Awards do ano passado para apresentar um jogo meia boca do Velozes e Furiosos. Em 2020, o careca mais famoso de Hollywood voltou a dar as caras na premiação, mas com um projeto diferente: ARK II.

O ator vai interpretar um personagem chamado Santiago no jogo de dinossauros da Wildcard e, além disso, também vai atuar como produtor executivo do projeto. O resultado de tudo isso poderá ser jogado em 2022, primeiro no PC e Xbox Series X e S, que garantiu exclusividade temporária para o peculiar jogo.

De Dead Space para PUBG

Outro game apresentado no The Game Awards que chamou a atenção foi The Callisto Protocol, o jogo de estreia do Striking Distance, estúdio do antigo líder da Visceral e um dos responsáveis por Dead Space. O teaser de revelação capricha no terror, mas o que é mais surpreendente no projeto é a aleatoriedade de seu universo.

De acordo com Glen Schofield, The Callisto Protocol se passa no mesmo mundo de outro game bastante popular, e não estamos falando de Dead Space. O jogo de terror se passa no universo de Playerunknown’s Battlegrounds. Isso mesmo, o jogo de battle royale da PUBG Corp, que vai publicar o projeto da Striking Distance.

The Callisto Protocol acontece 300 anos após os eventos do multiplayer e promete expandir o universo do “pai” de todos os jogos de battle royale. “Eu apresentei o jogo e fizemos o que tinha que ser feito para ajustá-lo ao enredo de PUBG”, explicou Schofield. Conseguiram minha curiosidade.

E os prêmios?

Se você perdeu o The Game Awards 2020, todas as novidades reveladas e vencedores podem ser conferidos no site do Jornal dos Jogos. Resumindo, The Last of Us 2 bateu recorde de estatuetas conquistadas.

A principal polêmica entre as vitórias fica para o prêmio de melhor estúdio para a Naughty Dog, que ganhou manchetes em 2020 devido aos casos de crunch para terminar o game. Para piorar, a situação também se repetiu no Brazil Game Awards e mostrou que, no final das contas, o juri da premiação brasileira releva e esquece certas situações tão rápido quanto a galera do exterior.

Cybertretas 2077

Nós já fizemos um textão no Jornal dos Jogos falando sobre as tretas de Cyberpunk 2077 e seu lançamento horroroso, mas parece que a situação só piora. Em sua última carta de fundo amarelo, a empresa disse que não seria complicado conseguir o reembolso nos consoles, mas existem relatos de que a experiência é outra.

Os principais problemas para devolver o game e conseguir o dinheiro de volta estariam rolando no PlayStation 4 e PS5. A Sony não possui uma plataforma própria para reembolso, os usuários precisam falar com atendentes e nem sempre as solicitações são respondidas. Para quem não quer passar por essa dor de cabeça, a promessa é que o jogo estará melhor até fevereiro de 2021. Not cool, CD Projekt Red.

Fortnite em PC fraco

Após lançar recursos de Ray Tracing em Fortnite, a Epic Games quer expandir o alcance de Fortnite no PC. A empresa anunciou uma edição do jogo focada em computadores fracos.

A desenvolvedora promete um download menor e gráficos piores. Porém, os frames por segundo são mais altos em notebooks e PCs fracos, o que deve ajudar a manter a estabilidade na hora de cair no battle royale. Mais detalhes aqui.

Classificados

  • A Ubisoft está oferecendo games e itens grátis até dia 18 de dezembro! Após dar recompensas de Assassin’s Creed Valhalla, a empresa está distribuindo gratuitamente o jogo de PC Starlink: Battle for Atlas;
  • A Steam deve realizar uma promoção grandiosa futuramente, mas já está com alguns descontos maneiros. Para quem gosta de dinossauros e jogos de gerenciamentos, a empresa está vendendo Jurassic World Evolution com 90% de desconto, deixando o jogo por apenas R$ 8. A promoção vai até dia 22 de dezembro e, se você não é fanboy de loja, recomendo dar uma segurada: a Frontier distribuiu Elite Dangerous de graça na Epic Store recentemente e pode repetir a dose com o game de parque dos dinossauros.
  • O Xbox Game Pass Ultimate está em promoção e três meses do serviço podem ser contratados por apenas R$ 5. A oferta é maneira tanto para quem joga nos consoles quanto no PC, já que o serviço recebeu várias novidades

Indie da vez: Call of the Sea

Enquanto eu lidava com os bugs de Cyberpunk 2077, resolvi dar uma explorada no catálogo do Game Pass e encontrei um indie bem maneiro lançado recentemente: Call of the Sea. A produção do estúdio Out of the Blue e da Raw Fury parece uma fusão de conceitos que encontramos em obras de H.P. Lovecraft e filmes do Guillermo del Toro.

O game utiliza perspectiva em primeira pessoa, se passa nos anos 1930 e acompanha uma professora de artes com uma doença rara. Seu amado e aventureiro marido foi em busca de uma cura para a enfermidade em uma ilha e acaba desaparecendo.

O objetivo do jogador é ajudar a protagonista Norah a encontrar Henry, mas a personagem acaba se descobrindo durante sua misteriosa jornada em uma ilha no Pacífico Sul. Durante meu gameplay no Xbox Series X, fui presenteado com belos gráficos e alguns quebra-cabeças extremamente desafiadores. O grande destaque, porém, é a história.

Call of the Sea traz uma pegada cinematográfica, narrativa envolvente e um universo bem interessante. Os puzzles complicados me fizeram dar uma pausa na jornada algumas vezes, mas rapidamente eu voltava para o gameplay em busca de respostas para a história.

Para quem está ocupado com outros jogos, trago uma boa notícia: Call of the Sea não é muito longo e eu matei praticamente todo o jogo em um domingo. É uma experiência surpreendente e com um dos melhores finais que vi em jogos de história em 2020.

Call of the Sea está disponível para jogar no Game Pass de Xbox e PC. Atualmente o título é exclusivo de console no Xbox One e Series X/S. Com sua qualidade narrativa e gráficos bonitos, o projeto da Out of the Blue pode ser considerado um dos games mais interessantes para jogar nesse início de geração morno para os dispositivos da Microsoft.


Aviso importante: essa é a última edição da nossa newsletter de notícias em 2020, então desejamos a todos os leitores um ótimo final de ano (o que é bem difícil no meio de uma pandemia, né).

Ainda assim, a produção de conteúdo não para: lançaremos nas próximas semanas alguns conteúdos especiais, incluindo análises, reportagens e entrevistas! Siga o Jornal dos Jogos nas redes sociais pra não perder nada 😉

Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.