Categorias
Xbox

Xbox Series X: The Witcher 3 impressiona no console mesmo sem patch

A CD Projekt Red está preparando uma edição atualizada de The Witcher 3 para a nova geração. O upgrade gratuito contará com otimização para a next-gen, incluindo recursos para Ray Tracing. Enquanto as novidades não chegam, já é possível jogar a mais recente aventura de Geralt via retrocompatibilidade, e os resultados são promissores no Xbox Series X.

A versão completa de The Witcher 3 ocupa 40 GB no armazenamento do Series X e, mesmo sem otimizações, já tira um grande proveito do SSD do console. Enquanto a experiência de jogar no Xbox One é regada de telas de loading gigantescas, o novo console muda essa experiência consideravelmente.

The Witcher 3 Wild Hunt - Boot no Xbox Series X vs Xbox One Fat

O Xbox Series X conta com um recurso chamado Quick Resume, que retorna o gameplay no exato momento em que você parou de jogar na última vez que um jogo no console. Quando a ferramenta entra em ação, você precisa de poucos segundos para cair diretamente no gameplay de The Witcher 3.

O tempo de boot e carregamento inicial também foi reduzido drasticamente no Series X. Como mostrado acima, os loadings no Xbox One original, lançado em 2013, são tão longos que é possível abrir o jogo duas vezes no console de nova geração. Lembrando que tudo isso acontece sem as otimizações que chegarão ao game futuramente, apenas utilizando a força bruta do SSD presente no novo Xbox.

Viagem realmente rápida

Outro aspecto que chama a atenção em The Witcher 3: Wild Hunt no Xbox Series X é a viagem rápida. Ao realizar um Fast Travel entre regiões próximas, o carregamento é praticamente inexistente, a tela de loading apenas aparece para evitar bugs do mapa sendo renderizado.

Xbox Series X - The Witcher 3 Wild Hunt - Viagem rápida (Fast Travel)

A barra de carregamento só dá as caras na tela de carregamento quando a viagem é longa. Ao transportar Geralt de um extremo do mapa para outro, é necessário esperar alguns segundos, mas nada tão longo quanto o tempo de espera que temos no Xbox One.

O suporte para Quick Resume e os loadings mais rápidos tornam The Witcher 3 uma baita experiência no Xbox Series X. Eu zerei o game pela primeira vez no Xbox One original e o aspecto que mais incomoda no console são as telas de carregamento gigantescas. Ver esse problema desaparecendo no jogo da CD Projekt Red, e também em outros games, é bastante satisfatório.

E a qualidade gráfica?

Em relação aos gráficos, o Xbox Series X também traz o melhor que The Witcher 3 tem para oferecer nas plataformas Xbox atuais, mas sem aprimoramentos. A CD Projekt deve lançar somente 2021 a atualização que prepara o game para a nova geração.

Enquanto o upgrade não chega, os jogadores podem aproveitar The Witcher 3: Wild Hunt com as mesmas melhorias presentes na versão de Xbox One X. O game conta com suporte para resolução 4K e também um modo performance, que traz resolução dinâmica e 60 quadros por segundo.

The Witcher 3: Wild Hunt - Xbox Series X vs Xbox One Fat (2013) - Missão Fera de Toussaint

Tirando alguns bugs de sombra que rolaram na região de Toussaint durante algumas cutscenes, The Witcher 3: Wild Hunt está funcionando de maneira bela e rápida no Series X, mesmo sem otimizações. Ao comparar a qualidade da resolução Ultra HD com os 900p praticados no Xbox One original, a evolução do game fica nítida.

O principal foco da CD Projekt atualmente é preparar o lançamento de Cyberpunk 2077, que foi adiado recentemente. Com isso, fica difícil dizer quando finalmente teremos uma edição de The Witcher 3 integralmente pensada para a nova geração. Mas, quando isso acontecer, estaremos prontos para testar as novidades no Xbox Series X.

O console de nova geração da Microsoft chega ao Brasil em 10 de novembro e já está em pré-venda por R$ 4.699 no país, após receber um corte de preço. A empresa também vende por aqui o Xbox Series S, que custa R$ 2.799.

Veja também