Categorias
Xbox

Xbox Game Pass fora do iOS é pior que Halo Infinite adiado

A chegada do game da 343 Industries em 2021 tende a ser positiva para o Xbox Series X

A Microsoft revelou duas informações bombásticas sobre o Xbox Series X na segunda semana de agosto. A boa notícia é que o console chegará em novembro (possivelmente no dia 6 ou 12). A má notícia é que Halo Infinite, o primeiro grande jogo para a plataforma, foi adiado para 2021.

A 343 Industries disse que as coisas não andam muito bem no desenvolvimento de Halo Infinite por causa de “múltiplos fatores”, como a infindável pandemia que já afetou diversos games em 2020. Apesar de não mencionar diretamente o ocorrido, a apresentação de Halo Infinite no Xbox Game Showcase possivelmente pesou para a decisão de empurrar o projeto para 2021. Afinal, as coisas não estavam boas.

Sem Halo Infinite, o Xbox Series X está morto?

Com o adiamento de Halo Infinite, o lançamento do Xbox Series X certamente perdeu força. Afinal, Master Chief é um símbolo para a série de consoles e muitos fãs estavam ansiosos para jogar o game. Porém, a mudança na data de lançamento pode ser bastante positiva para o console a longo prazo, apesar do baque inicial.

O primeiro motivo para crer nisso é a famosa frase de Shigeru Miyamoto, proferida em 2012: “um jogo adiado pode se tornar bom, mas um game feito com pressa será ruim para sempre”. Olha, eu não trabalho na 343 Industries e não estou por dentro da rotina do estúdio, mas, pelo que vimos até agora, claramente Halo Infinite estava passando por problemas e precisa de mais tempo de desenvolvimento.

Além de carregar o fardo de ser o mais novo título de uma clássica franquia, Halo Infinite também chegaria com o peso de ser “O Game” de lançamento do Xbox Series X. São muitas responsabilidades para um jogo feito com pressa e que poderia ser ruim para sempre. Nesse cenário, a tendência é que o adiamento acabe trazendo mais bônus do que ônus para o console. Afinal, mesmo se Halo Infinite decepcionar futuramente, o lançamento não estará atrelado à chegada do console da Microsoft no mercado.

Game Pass é o grande “exclusivo” do Xbox Series X

O adiamento também abriu espaço para a Microsoft, mais uma vez, encher a bola de seu novo queridinho: o Xbox Game Pass Ultimate. Após anunciar o adiamento de Halo Infinite, a empresa disse que vai compensar a ausência do exclusivo na base da força bruta: disponibilizando vários jogos no console, inclusive grandes lançamentos que chegarão direto na assinatura.

Xbox Series X - Optimized for Xbox Series X Trailer

Em uma publicação feita no Xbox Wire, a companhia ressaltou que possui centenas de jogos retrocompatíveis chegando ao console, incluindo alguns com otimizações gráficas. Além disso, a empresa deu uma moral para projetos como The Medium e Scorn, que prometem mostrar o poder do console de nova geração e chegarão diretamente ao Xbox Game Pass.

A arma de lançamento do Xbox Series X
é o Game Pass Ultimate

Além disso, Phil Spencer, o chefão da divisão Xbox, disse que a estratégia de lançamento do Xbox Series X é “casar” o console com o Game Pass, e o adiamento de Halo não influenciou nisso. “Vocês ouvirão muito sobre o console e muito sobre o Game Pass, e como pensamos que os dois são uma proposta de grande valor para os jogadores que estão entrando na próxima geração.”

Design do Xbox Series X e seu controle
Xbox Series X, o console de nova geração da Microsoft

Como já dissemos por aqui, a Microsoft segue uma estratégia diferente da Sony e não é tão dependente de jogos exclusivos. Ao invés de fortalecer seu console com títulos próprios, a empresa quer expandir suas plataformas e alcançar cada vez mais público com o xCloud e o Game Pass Ultimate.

Ter um grande game como Halo Infinite sendo atrasado pega mal, com certeza, mas é algo que está dentro do controle da empresa e pode ser contornado com o tempo. Por outro lado, a Xbox tomou uma pancada bem maior para o seu negócio recentemente e que não pode ser resolvida facilmente: a saída do xCloud do iOS.

Xbox Game Pass e xCloud fora do iOS

Durante as últimas semanas, a Microsoft anunciou que o Xbox Game Pass chegará ao Android em 15 de setembro com a plataforma de streaming xCloud. A empresa estava testando o serviço no iOS, mas as rígidas políticas da Apple fizeram a companhia cancelar o lançamento do serviço nos iPhones e iPads.

Com isso, a Microsoft está sem previsão de trazer a plataforma de jogos para o segundo sistema operacional móvel mais utilizado do mundo. Além disso, o iOS também é lar dos jogadores que mais gastam com games, o que deixa o serviço sem um grande público consumidor em potencial.

Do ponto de vista empresarial, o Game Pass fora do iOS é mais preocupante que Halo Infinite adiado

Considerando as estratégias da Xbox a longo prazo e vendo a situação de um ponto de vista empresarial, a ausência do xCloud nos iPhones é consideravelmente mais preocupante que o adiamento de Halo Infinite. Afinal, a compra do Series X como um complemento para o Game Pass de celular se torna menos interessante para quem tem um iPhone.

E, pior, a resolução dessa situação não é tão simples: a Apple é tão rígida com suas diretrizes para jogos que a firma será investigada na Europa por suas práticas anticompetitivas. Apesar de o processo ser positivo para quem pretende lançar serviços de games no iOS, os trâmites jurídicos podem se estender por anos.

Agora, as esperanças da Microsoft podem estar na Epic Games, que está peitando as gigantes do setor mobile em busca de mais liberdade no iOS e Android.

Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.