Desde a apresentação da nova geração de consoles no final de 2020, em meio a pandemia, presenciamos uma escassez de componentes para a fabricação destes dispositivos. Porém, um produto em questão está sempre com estoque disponível e com valores atraentes. Estou falando do Xbox Series S, o console “baratinho” da Microsoft que é focado em mídia digital e não funciona com jogos físicos.
O “irmão” mais novo dos consoles da Microsoft possui um processo de fabricação mais simples em relação aos potentes PS5 e Xbox Series X. Por esse e mais alguns motivos, o Xbox Series S surge com mais frequência nas lojas online. Mas as pessoas que vêm da geração passada de vídeo games podem estranhar o fato de o produto não ter um leitor de disco Blu-Ray, o que faz o dispositivo ser incompatível com títulos em mídia física.
Dá pra rodar jogos em mídia física no Xbox Series S?
Sendo simples e direto: não. Ainda não há uma forma de rodar mídias físicas no Xbox Series S. Não é à toa que o produto é tão barato em comparação aos outros consoles da geração. O fato do dispositivo não ter um leitor de discos reduz custos, tamanho e tempo de fabricação. Ser um console 100% digital foi uma aposta da Microsoft que aparentemente está dando certo. Recentemente as vendas do Xbox Series S chegaram a superar os números do PS5 no Japão, algo que jamais havia ocorrido.
Porém, a possibilidade de rodar jogos em mídia física no seu Xbox Series S não é totalmente descartada e isso pode mudar no futuro. Recentemente uma patente circulou na internet gerando um rumor de um sistema que permitiria transformar jogos em mídia física para digital. Todavia, isso ainda não passa de uma especulação que ainda não foi confirmada pela Microsoft. Com isso em mente, o único jeito de adquirir e rodar jogos no Xbox Series S é por meio da Microsoft Store, a loja de games oficial do console.
Outra alternativa que apresenta um bom custo-benefício para o console é assinar o Xbox Game Pass, que traz mais de 200 jogos, incluindo via nuvem, para baixar e jogar sem custos adicionais. Atualmente, é possível garantir a assinatura por R$ 200 anualmente, basta fazer a conversão da Xbox Live Gold — veja como neste tutorial.
Devo comprar o Xbox Series S?
Se você é daqueles jogadores que gosta de colecionar capas de jogos, que adquire jogos em mídia física usada, o Xbox Series S definitivamente não é para você. O ideal nesses casos seria economizar e adquirir um Xbox Series X, que é mais caro, mas possui outras vantagens.
Além do leitor de Blu-Ray, o Xbox Series X é mais potente que o seu irmão menor. O hardware mais potente do console oferece mais desempenho com seus 16 GB de armazenamento e seu chip gráfico com 12 TFLOPS para processamento gráfico. Com isso, além do suporte para mídia física e digital, o jogador também garante um visual mais bonito para os jogos.