A Gamescom 2021 contou com a revelação de vários jogos maneiros, mas um detalhe da apresentação da Microsoft certamente terá um impacto maior que qualquer um dos títulos revelados na conferência. A empresa confirmou que, até o final do ano, lançará o serviço de streaming xCloud nos consoles Xbox Series X/S e Xbox One.
O recurso funcionará de maneira similar ao que acontece atualmente nos smartphones. Com uma assinatura Xbox Game Pass Ultimate ativa, o usuário pode jogar sem fazer qualquer download, usando apenas a internet. Os games compatíveis serão marcados na interface dos consoles e poderão ser jogados sem a necessidade de baixar arquivos.
Para o Xbox Series X e S, a chegada do xCloud é uma baita comodidade. Os jogadores poderão experimentar os games compatíveis antes de realizar a instalação ou um download gigantesco. Para o modelo S, que possui menos armazenamento, a função é ainda mais interessante.
A sobrevida do Xbox One
Porém, quem sai realmente ganhando com a chegada do xCloud nos consoles são os donos do Xbox One. Com a função, a linha de produtos iniciada em 2013 vai conseguir rodar jogos exclusivos da nova geração.
Ou seja, títulos como The Medium, que estão no Game Pass e atualmente só funcionam em consoles next-gen, poderão ser rodados no Xbox One sem a necessidade de qualquer download, apenas utilizando uma conexão rápida de internet.
Enquanto a atitude agrada os consumidores que possuem um Xbox One, a novidade também deve atrasar a migração de jogadores para os consoles de nova geração. No entanto, esse é um sacrifício que certamente vale a pena para a Microsoft.
A chegada do xCloud nos consoles é mais
uma arma para o Xbox Game Pass
A chegada do xCloud nos consoles garante mais uma arma para a poderosa assinatura da empresa. Além do gameplay em nuvem, o Game Pass conta com um crescente catálogo de jogos bem interessante e diversificado, incluindo suporte para PCs e celulares em certos títulos.
Ao liberar o uso de jogos da nova geração no Xbox One via xCloud, a Microsoft convida mais usuários a conhecerem os benefícios do Game Pass e abre portas para fidelizar mais clientes. E isso certamente vai pesar na hora de o jogador escolher qual nova plataforma vai escolher caso migre para a nova geração.
E acredite: a sobrevida do Xonão com nuvem não “mata” os consoles da nova geração da Microsoft. Tanto PS4 e Xbox One já estão amplamente defasados no quesito hardware e, como já dissemos por aqui, o Xbox Series S já chega a aparecer por preços na casa dos R$ 2 mil no Brasil, mesmo em tempos de crise.
Vantagens como o SSD, Quick Resume e gráficos melhores são pontos que chamam a atenção para quem está na antiga geração, mesmo com a possibilidade de ainda rodar jogos via xCloud. Além disso, o serviço ainda não está disponível oficialmente no Brasil — o que pode mudar até o fim do ano.
Leia também:
Xbox Series S e X: vale a pena comprar um HD externo para os consoles?
Xbox segue expandindo o xCloud, mas não no Brasil
Halo Infinite: veja requisitos mínimos e recomendados para PC