Agora é oficial: depois de muita enrolação jurídica, a Microsoft anunciou fechou um acordo para comprar a Activision Blizzard, uma das maiores empresas de videogames do mundo, por US$ 68,7 bilhões. A aquisição é a maior da história do setor de games.
Com a conclusão do negócio, a Xbox agora é dona de grandes franquias de games. A Activision Blizzard é responsável por títulos como Call of Duty, World of Warcraft, Overwatch, Diablo e Candy Crush. Ao todo, a Microsoft passa a ter um catálogo de mais de 30 estúdios e diversas franquias.
Enquanto a compra pode ser vista como uma forma de aumentar o catálogo de exclusivos dos consoles Xbox, a aquisição tem outro grande plano em mente. O objetivo da Microsoft é fortalecer seu serviço de assinatura Xbox Game Pass, que oferece acesso ilimitado a centenas de jogos por uma mensalidade. A empresa pretende adicionar os títulos da Activision Blizzard ao Game Pass assim que forem lançados futuramente, enquanto títulos já lançados podem chegar no serviço nos próximos meses.
A compra também representa um desafio para as concorrentes Sony e Nintendo, que dominam o mercado de consoles com o PlayStation e o Switch, respectivamente. A Microsoft espera que a integração dos jogos da Activision Blizzard ao seu ecossistema digital amplie sua participação nesse segmento e incentive a adoção do Xbox e do PC como plataformas preferenciais dos gamers.
Ao mesmo tempo, a aquisição também fortalece o Xbox Cloud Gaming, serviço integrado ao Xbox Game Pass. Para evitar que a empresa domine o mercado de nuvem, um acordo foi fechado com a Ubisoft, que também vai distribuir jogos da Activision Blizzard via cloud no Ubisoft+.
Todas as franquias que agora pertencem ao Xbox
Com o negócio finalmente concluído, agora a Xbox é dona de dezenas de franquias aclamadas da Activision Blizzard. O catálogo também inclui um vasto leque de games da King, que é dona de títulos populares do mercado mobile como Candy Crush.
Abaixo, veja a lista completa de franquias do conglomerado da Activision Blizzard que agora fazem parte da Microsoft, segundo listagem da Game Informer.
- Call of Duty
- Crash Bandicoot
- Gabriel Knight
- Geometry Wars
- Guitar Hero
- Gun
- Hearthstone
- Heroes of the Storm
- Heavy Gear
- Heretic
- Interstate ’76
- King’s Quest
- Laura Bow Mystery
- The Lost Vikings
- Overwatch
- Phantasmagoria
- Pitfall
- Police Quest
- Prototype
- Quest for Glory
- Singularity
- Ski Resort Tycoon
- Skylanders
- Soldier of Fortune
- Space Quest
- Spyro
- Starcraft
- SWAT
- Tenchu
- Tony Hawk’s Pro Skater
- True Crime
- Ultimate Soccer Manager
- Warcraft
- World of Warcraft
- Zork
- Bubble Saga
- Bubble Witch Saga
- Hoop de Loop Saga
- Candy Crush Saga
- Pyramid Solitaire Saga
- Pet Rescue Saga
- Papa Pear Saga
- Farm Heroes Saga
- Pepper Panic Saga
- Bubble Witch 2 Saga
- Diamond Digger Saga
- Candy Crush Soda Saga
- AlphaBetty Saga
- Scrubby Dubby Saga
- Paradise Bay
- Blossom Blast Saga
- Candy Crush Jelly Saga
- Farm Heroes Super Saga
- Shuffle Cats
- Bubble Witch 3 Saga
- Legend of Solgard
- Diamond Diaries Saga
- Candy Crush Friends Saga
- Pet Rescue Puzzle Saga
- Knighthood – Epic RPG Knights
- Crash Bandicoot: On The Run!
- Rebel Riders
Enquanto a Microsoft possui direito de todas essas franquias, é importante ressaltar que nem todas podem chegar ao Xbox Game Pass. Além disso, é praticamente certo que nem todas serão revividas pela companhia.
Ainda assim, as possibilidade de retorno de grandes jogos são grandes. E aí, qual jogo você gostaria de ver chegando ao Xbox Game Pass primeiro após a conclusão desse grande negócio?