Os computadores são conhecidos por estarem na vanguarda da tecnologia, com gráficos de ponta e peças extremamente rápidas (e caras). Como usuário de PC, já conheço os benefícios dos SSDs há mais de cinco anos e fiquei animado ao ver que a tecnologia finalmente chegaria aos consoles com a nova geração.
Após uma semana com o Xbox Series X, estou satisfeito com a implementação realizada pela Microsoft, que chega a superar os resultados entregues no PC atualmente. O principal culpado para isso é um recurso chamado Quick Resume, que eleva a comodidade de utilizar um console.
Mas afinal, o que é o Quick Resume?
Os consoles de nova geração da Microsoft chegam equipados com um SSD com a arquitetura Xbox Velocity. Sem entrar em muitos detalhes técnicos, a tecnologia combina um hardware personalizado com soluções de software para entregar jogos mais rápido.
Além da força bruta do SSD entregar telas de carregamento mais rápidas, o sistema dos consoles da Microsoft consegue “congelar” o gameplay. O Quick Resume permite que você alterne rapidamente entre jogos e retorne no momento exato em que parou antes.
Com isso, se você estiver jogando a Ori and the Will of the Wisps e for chamado para uma partida de COD Warzone com os amigos, basta pressionar o botão Xbox, voltar para a Home e abrir o jogo de tiro da Activision. Quando a sessão de pipoco acabar, você só precisa abrir o game da Microsoft novamente para ser levado, em poucos segundos, para o exato momento de gameplay em que parou.
Pulando telas de loading
O vídeo acima mostra o Quick Resume em ação com dois jogos da Microsoft que são otimizados para a nova geração, Ori e também Gears 5. Além disso, The Witcher 3: Wild Hunt faz uma pontinha, já que também é compatível com o Quick Resume mesmo sem ter uma atualização para a next-gen.
Segundo a Microsoft, o Xbox Series X chegará ao mercado com milhares de jogos compatíveis com o Quick Resume. Durante nossos testes, a função só não mostrou efeito com jogos online, que precisam de conexão constante com a Xbox Live.
Ainda assim, a função garante outro nível de comodidade na hora de jogar, já que simplesmente “pula” menus e telas de carregamento para te levar diretamente ao gameplay. Assim como mostrado no vídeo acima, o Quick Resume funciona com diversos games simultaneamente e até mesmo após o console ser reiniciado ou desligado.
A ferramenta agrega valor na agilidade ao acessar conteúdos. Com poucos cliques e segundos, você pode ligar o videogame usando o controle, abrir seu jogo indexado na Home e, com o Quick Resume, já cair no meio do gameplay. Em todo meu tempo jgoando no PC, esse tipo de experiência jamais fez parte da minha rotina.
Outro nível de comodidade
Uma das principais promessas dos serviços de streaming de jogos é entregar o feeling de “ligou, jogou”, mas as plataformas ainda sofrem com problemas como internet lenta e delay. A adoção de um SSD e o Quick Resume no Xbox Series X trazem esse sentimento para uma máquina física, que contorna os inconvenientes do cloud gaming com 1 TB de armazenamento para guardar arquivos.
Sempre que me perguntam qual a vantagem de jogar nos consoles em comparação ao PC, minha resposta padrão é a comodidade. Apesar de ser fã dos computadores, também sou amante da sensação de ligar a TV e simplesmente jogar, sem pop-ups ou drivers para atualizar.
Tanto o PS4 quanto o Xbox One já conseguem entregar jogos de uma maneira satisfatória, mas o Xbox Series X, com seu SSD e Quick Resume, melhoram consideravelmente a “qualidade de vida” durante o gameplay. Afinal, ao evitar telas de loading e até menus, você ganha mais tempo para jogar.
Em breve o PlayStation 5 também chegará ao mercado com um SSD veloz e que possivelmente contará com uma resposta ao Quick Resume. Pelo bem dos fãs da Sony, espero que a experiência esteja ao nível da concorrência.