Uma grande leva de informações da Microsoft acabou vazando durante o julgamento da compra da Activision Blizzard. Ao entregar documentos para a FTC, a própria companhia deixou escapar detalhes sobre seus próximos lançamentos e outros acontecimentos do mundo dos games.
Abaixo, confira um breve resumo com as principais informações que foram vazadas, desde novos consoles até próximos lançamentos. É importante ressaltar, também, que as informações podem sofrer alterações, já que escaparam antes da hora e
Microsoft planeja um novo modelo de Xbox Series X
Segundo o vazamento, a Microsoft planeja lançar um novo modelo do Xbox Series X em 2024. O modelo teria o mesmo poder que a versão atual, mas trazendo mais armazenamento — até 2 TB de SSD.
Além disso, o novo Xbox Series S ‘slim’ contaria com um design diferenciado. O modelo chegaria com visual arredondado e não teria um leitor de discos, apostando em mídia digital e no Xbox Game Pass.
Futuro console do Xbox em 2028
O vazamento também revelou que a Microsoft já estaria planejando seu console de próxima geração. Esse dispositivo ainda não tem nome e nem forma, mas seria lançado em 2028.
O sucessor do Xbox Series S e X chegará como um hardware que se aproveita plenamente das capacidades da nuvem, apostando em um ecossistema híbrido. Assim, o produto conseguiria rodar jogos nativamente, em nuvem e também aproveitando ambos os métodos de processamento.
Mais dispositivos Xbox
A Microsoft também deixou escapar uma ambiciosa estratégia que envolve o lançamento de diversos produtos que rodam jogos, incluindo um console ao estilo Chromecast e Fire TV, focado em nuvem.
Todos os produtos rodariam um sistema próprio e compartilhado do Xbox. Assim, as informações seriam compartilhadas por todos os dispositivos, do Xbox Series X aos acessórios mais básicos.
Novo controle universal sem pilhas
A Xbox também está trabalhando em novos controles para os seus dispositivos. Além de modelos voltados para celulares e nuvem, a empresa deixou escapar que está trabalhando em um novo joystick “universal” que seria o sucessor do modelo usado no Xbox Series S e X.
Segundo o vazamento, o modelo não terá pilhas e funcionará com uma bateria que pode ser substituída. O modelo também conta com analógicos que podem ser trocados, garantindo mais longevidade ao produto.
A Microsoft também garante, na documentação, que o controle possui feedback háptico, ao estilo DualSense, e conexão de baixa latência para gameplay em nuvem. Assim, o dispositivo poderá ser usado em qualquer aparelho sem delay para jogos via streaming.
Novos games chegando ao Xbox Series S e X no futuro
Em relação aos games, o vazamento revelou grandes jogos da Bethesda que podem chegar futuramente ao mercado, além de informações sobre outros lançamentos, como Red Dead Redemption 2. Confira os princippais destaques a seguir:
- DOOM Year Zero pode ser lançado no ano fiscal de 2023, recebendo um DLC no ano fiscal de 2024.
- Elder Scrolls IV Oblivion pode ganhar uma remasterização, que ainda não tem previsão de lançamento, mas estava prevista inicialmente para 2022.
- Ghostwire: Tokyo pode ganhar uma sequência no ano fiscal de 2024, além de Dishonored 3 ser listado com a mesma janela de lançamento.
- Fallout 3 pode ganhar uma remasterização no ano fiscal de 2024.
- Elder Scrolls 6 apareceu listado com previsão para 2026 e como exclusivo de PC e consoles Xbox. Ou seja, o jogo não deve chegar ao PS5.
Uma versão de nova geração de Red Dead Redemption 2 apareceu listada nos documentos. Ou seja, a Rockstar pode estar trabalhando, ou já ter planejado, uma atualização do game para o PS5 e Xbox Series S e X.
Enquanto os vazamentos podem animar jogadores ávidos do Xbox, é importante ressaltar que todas as informações não foram confirmadas pela Microsoft. Além disso, como alguns documentos são antigos, a companhia pode ter mudado de ideia em relação aos seus planos.