Categorias
Xbox

Microsoft compra Bethesda e franquias como DOOM e The Elder Scrolls agora são do Xbox

A dona do Xbox Series X adquiriu a ZeniMax por mais de US$ 7 bilhões

A Microsoft anunciou hoje (21) a compra da ZeniMax, empresa que comanda a Bethesda. Com isso, a dona do Xbox agora possui franquias como DOOM, The Elder Scrolls, Prey e Dishonored. As empresas fizeram um anúncio conjunto sobre a aquisição, que será feita com US$ 7,5 bilhões em dinheiro.

O objetivo da Microsoft com a aquisição é garantir um portfólio reforçado para sua estratégia que envolve consoles, jogos em nuvem e PC. Recentemente, a empresa expandiu o Game Pass no PC e também lançou o serviço para Android.

“Com investimentos exclusivos em conteúdo, comunidade e nuvem, a estratégia de jogos da Microsoft difere das outras, permitindo que as pessoas joguem os jogos que desejam, com as pessoas que desejam, em qualquer lugar”, disse a empresa. A aquisição faz a Xbox Game Studios ter 23 estúdios e garante mais títulos para o catálogo do XBox Game Pass, que já possui 15 milhões de usuários.

Segundo a Microsoft, futuros lançamentos da Bethesda, como Starfield e The Elder Scrolls 6, devem chegar ao Xbox Game Pass assim que forem disponibilizados no mercado.

“Os jogos são a categoria mais expansiva na indústria do entretenimento, já que as pessoas em todos os lugares recorrem aos jogos para se conectar, socializar e jogar com seus amigos”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Conteúdo diferenciado de qualidade é o motor por trás do crescimento e valor do Xbox Game Pass – do Minecraft ao Flight Simulator. Como uma desenvolvedora e editora de jogos comprovada, a Bethesda obteve sucesso em todas as categorias de jogos e, juntos, promoveremos nossa ambição de capacitar mais de três bilhões de jogadores em todo o mundo. “

The Elder Scrolls VI – Official Announcement Teaser

Phil Spencer, que comanda a divisão de games da Microsoft, também comentou a aquisição. “Este é um momento incrível para ser um fã do Xbox. Só nos últimos 10 dias, lançamos detalhes sobre nossos dois novos consoles que estarão em pré-venda amanhã, lançamos os jogos em nuvem no Xbox Game Pass Ultimate, e agora nós ‘ Estamos fazendo outro investimento na parte mais crítica de nossa estratégia: os jogos. Gerações de jogadores foram cativadas pelas renomadas franquias do portfólio da Bethesda e continuarão a sê-lo nos próximos anos como parte do Xbox.”

A aquisição da ZeniMax pela Microsoft engloba 2.300 funcionários e inclui as divisões Bethesda Softworks, Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios. As empresas devenvolvem séries como The Elder Scrolls, Fallout, DOOM, Wolfenstein e Dishonored, entre outros. Além disso, novas IPs estão a caminho da nova geração, como Ghostwyre Tokyo e Deathloop.

Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.