Categorias
Nintendo Opinião PlayStation Xbox

Just Dance 2024 chega este mês emplacando modelo de jogo como serviço; entenda

Jogo musical da Ubisoft agora é tratado como um serviço que recebe atualizações anuais.

No dia 24 de outubro a Ubisoft irá lançar oficialmente o Just Dance 2024 Edition, sendo o 15º jogo da série principal. O lançamento do jogo anterior foi um total sucesso de crítica e dividiu a opinião dos jogadores, que não concordaram com o fato de que agora a franquia é um serviço e não mais um jogo anual.

Mas afinal, qual a diferença entre as duas modalidades de lançamento? A seguir, confira mais detalhes sobre o novo modelo de negócio adotado pela franquia mais famosa de jogos do mundo, e como isso impacta os jogadores.

Jogo como serviço

Como um serviço, o Just Dance 2024 passa a ser um pacote de expansão para o jogo anterior e não mais um título com sua própria identidade. Você até pode como consumidor optar por comprar somente as músicas do novo lançamento, mas não haverá mais nada de novo a se esperar.

Just Dance 2024 Edition – October Update | Launch Trailer

O novo jogo da franquia contará com os mesmos coaches (dançarinos), backgrounds repetidos, menu reaproveitado e ausência de mecânicas diferentes.

Como um serviço mensal, você ainda pode pagar para receber acesso ao catálogo do Just Dance + (no momento com somente 234 músicas), que veio como um sucessor do Just Dance Unlimited (com 717).

Menos plataformas atendidas

Além da impressionante diminuição no catálogo musical e da visível diminuição no orçamento, o jogo também está disponível em menos plataformas. Em 2023, a franquia abandonou a geração anterior de consoles e passou a realizar lançamentos somente para Nintendo Switch, Xbox Series X/S e PlayStation 5.

Para se ter ideia, o último Just Dance que chegou ao PC foi o de 2017, lançado em 2016. A empresa segue mantendo o Just Dance Now (para PC) em operação, mas as atualizações são sempre relacionadas ao design e raramente novas mecânicas são adicionadas. O público fiel do jogo clama por um modo online, pela opção de criar as próprias playlists e por uma versão na Steam que permita a diminuição dos travamentos do navegador, mas nada é feito pela Ubisoft.

Popular, mas subestimada

O Just Dance está presente em todas as grandes conferências do mundo geek. BGS, CCXP e a Gamescon costumam sempre reservar um espaço para o jogo, servindo ainda como uma divulgação para a franquia em geral. A série só não foi capaz de vender mais que Tom Clancy e Assassin’s Creed, mas já foi uma das franquias mais rentáveis e lucrativas da Ubisoft.

O problema não se encontra no jogo, que é sempre sucesso de vendas e foi o único a sobreviver à morte do Kinect. A equipe é extremamente competente e possui mentes brilhantes, capazes de criar uma gameplay divertida e envolvente. A Ubisoft, no fim das contas, é a responsável pela redução de custos que impactou diretamente na franquia.

Talvez seja necessário dar o devido valor ao jogo e explorar o seu potencial, subestimado pela própria empresa. No entanto, parece que não é isso que teremos em 2024.

Mais detalhes sobre a nova versão do game estão disponíveis no site da Ubisoft. A versão grátis de Just Dance 2023 pode ser baixada no Switch, PS5 e Xbox Series S e X.

Por André Guéli

Meu nome é André Guéli, mas todo mundo tá acostumado a me chamar de dregueli.