A Activision apresentou oficialmente Call of Duty Modern Warfare 2, o remake que chega para ser o novo marco da franquia de jogos de tiro. Com lançamento previsto para 28 de outubro, o game chegará durante uma linha cinza no mercado: a publisher da produção está sendo comprada pela Microsoft, mas ainda não foi 100% adquirida pela dona do Xbox.
Devido a isso, uma dúvida pode surgir na cabeça de muitos jogadores: sendo um jogo dos estúdios da Microsoft, Call of Duty Modern Warfare 2 vai chegar ao Xbox Game Pass? Existe a chance de termos o título chegando diretamente no catálogo do serviço no lançamento?
A resposta é um pouco complexa e pode mudar com o tempo, mas, atualmente, é um sonoro não.
Por que Call of Duty MW2 não chegará ao Xbox Game Pass no lançamento?
Mesmo com o andamento da aquisição, Call of Duty Modern Warfare 2 não deve chegar ao Game Pass no lançamento por causa de questões contratuais. O mesmo aconteceu com Ghostwyre Tokyo e Deathloop, que são exclusivos temporários do PS5 mesmo após a compra da Bethesda pela Microsoft.
Seguindo os padrões de lançamentos anteriores, a Activision fechou algumas parcerias com a PlayStation envolvendo CoD MW2, tanto que o jogo contará com um beta aberto que chegará primeiro ao PS5 e PS4. Além de pequenas exclusividades como essa, o jogo que é quase da Microsoft também conta com um contrato que mantém o lançamento nos consoles da rival.
Em uma publicação realizada logo após a compra da Activision ser anunciada, Phil Spencer comentou sobre o assunto. O comandante da Xbox disse que vai honrar os contratos atuais e manter a franquia Call of Duty saindo no PlayStation.
Call of Duty MW2 pode chegar ao Game Pass no futuro?
Enquanto Call of Duty MW2 não deve chegar ao Xbox Game Pass no lançamento, o jogo pode ser lançado no serviço futuramente. Após a aquisição da Activision ser concluída e as obrigações contratuais acabarem, a Microsoft terá liberdade para lançar o game, bem como outros títulos da franquia, no catálogo do seu serviço.
Caso a aquisição seja concluída com sucesso, a tendência é que os jogos da Activision cheguem ao Game Pass e não saiam mais do catálogo. Afinal, os títulos também serão parte da Xbox Game Studios. É importante ressaltar, porém, que esse processo pode demorar para acontecer.
A Microsoft ainda está comprando a Activision Blizzard e a aquisição ainda precisa passar por aprovações globalmente. Ou seja, existe até mesmo a possibilidade de o negócio ser barrado por questões de monopólio. Segundo a dona do Xbox, no entanto, o processo está sendo rápido.
A empresa estima que a aquisição será concluída até o próximo ano fiscal, que vai até junho de 2023. Com isso em mente, caso nenhum impedimento ocorra, a tendência é que os jogos da Activision comecem a aparecer no catálogo do Game Pass somente a partir do ano que vem.
Sobre Call of Duty Modern Warfare 2
Com lançamento previsto para 28 de outubro, Call of Duty MW2 será a nova base da franquia Call of Duty. Além de reviver um clássico da franquia em um remake moderno, o jogo terá sua parte técnica sendo utilizada em Warzone 2, que deve chegar ainda neste ano.
Call of Duty Modern Warfare 2 será lançado no PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series X. Assim como os outros jogos mais recentes da saga, o título deve contar com uma versão “cross-gen”, que traz upgrade pago dos consoles da antiga geração para o PS5 e Xbox Series X/S.
Mais detalhes sobre o game podem ser encontrados no site oficial da Activision.