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Efeito Game Pass? PlayStation Plus recebe mais um jogo no lançamento

Lançar indies na PS Plus é uma resposta barata e funcional ao serviço da Microsoft

Em setembro de 2020, o comandante da PlayStation, Jim Ryan, disse que lançar jogos em uma assinatura ao estilo Game Pass é um modelo de negócio “insustentável” para os projetos Triplo-A da empresa, como The Last of Us 2 e Ghost of Tsushima. Ao que parece, isso não se aplica aos jogos indies: a empresa, mais uma vez, vai liberar um game independente para os assinantes da PS Plus no dia de estreia do título no mercado.

Após o sucesso de Fall Guys em agosto e a chegada de Bugsnax na PS Plus de novembro, os consoles da PlayStation receberão Worms Rumble diretamente na assinatura no último mês de 2020. Com isso, quem pagar a mensalidade da Plus em dezembro poderá resgatar o game de battle royale das minhocas da Team17 sem custos adicionais.

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O movimento faz bastante sentido para a Sony e pode servir como uma resposta, mesmo que leve, para o Xbox Game Pass. Além de ser um bônus maneiro para os assinantes, os games podem receber um belo salto de público, o que é ótimo para os títulos focados no online.

Boost para jogos online

Fall Guys ainda seria um sucesso se não estivesse na PS Plus de agosto, mas o jogo se tornou o mais resgatado na história da assinatura e isso certamente deu um empurrão para o título. E o mesmo efeito pode acontecer com Worms Rumble.

O jogo foi apresentado com a iniciativa PlayStation Indies, que é encabeçada por Shuhei Yoshida e seleciona jogos independentes com potencial de bombar. O novo Worms foge das raízes da clássica franquia das minhocas para apostar em jogabilidade de ação e numa pegada mais battle royale. Uma abordagem ousada, eu diria.

Worms Rumble - Announcement Trailer | PS4

Enquanto a premissa parece divertida, o título chega com preços a partir de R$ 37,99, o que pode não ser convidativo para muitos jogadores. Porém, para quem já paga a Plus para jogar online, resgatar o novo Worms acaba sendo um bom negócio. Afinal, é jogo “””de graça”””.

A PlayStation Plus conta com mais de 40 milhões de assinantes e se uma pequena parcela desse público adotar Worms Rumble, o jogo já vira um sucesso. A estratégia de mandar indies direto na assinatura tem tanto potencial que Destruction AllStars, exclusivo do PS5, chegou a ser adiado para ficar dois meses disponível para assinantes do serviço no começo de 2020.

Solução barata

Além de ser uma boa saída para jogos online, o lançamento de certos indies direto na PS Plus não sai tão caro para a Sony. Apesar de perder o preço cheio das vendas, a empresa pode recuperar essa grana com microtransações e também mantendo os jogadores assinando o serviço, além de evitar um flop magistral do jogo.

Vamos pegar como exemplo Rocket Arena, que também está disponível na PS Plus de dezembro. O jogo chegou por valores acima dos R$ 100 e caiu no esquecimento tão rápido que teve seu preço cortado para R$ 30 em poucas semanas. A adesão do público certamente seria maior com um lançamento feito na PS Plus ou qualquer serviço similar.

Predator: Hunting Grounds Game | PS4 - PlayStation
Predator: Hunting Grounds foi um flop gigantesco, mas a história poderia ter sido diferente com um lançamento na PS Plus.

Com exceção de Bugsnax, os dois outros jogos liberados diretamente no serviço em seu lançamento podem fidelizar jogadores e manter assinaturas da PS Plus ativas. Afinal, você só joga online se continuar pagando a mensalidade. E como as produções definitivamente estão bem abaixo do orçamento de blockbusters como The Last of Us 2, certamente o investimento para o lançamento day-one na PlayStation Plus não é tão alto e deve se pagar rapidamente.

Resposta ao Game Pass

A Sony não revelou valores de seus contratos com as empresas por trás dos indies que chegaram diretamente na PS Plus. Porém, a própria companhia já deu a entender que apostar nesse tipo de projeto é vantajoso. “A comunidade indie se torna cada vez mais importante para o futuro da indústria dos games, já que o desenvolvimento de jogos AAA se tornou tão caro que está cada vez mais difícil das grandes empresas se arriscarem a investir em novos conceitos que podem ou não dar certo”, disse Shuhei Yoshida, quando apresentou a iniciativa PlayStation Indies.

O lançamento de indies na PS Plus pode ser o início de uma resposta mais robusta da Sony para o Game Pass, que virou o foco central da Microsoft na nova geração de consoles. Jim Ryan deu a entender que mais novidades sobre o assunto chegarão em breve.

Uma das possibilidades é um investimento maior da empresa na PS Plus Collection, que ainda não teve seu futuro definido. A empresa também pode aumentar o alcance do PlayStation Now, serviço de games que ainda não chegou ao Brasil. A concorrência já está se consolidando por aqui e agora temos até o xCloud dando seus primeiros passos em território nacional. Logo, já tá na hora de se mexer, dona Sony.

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Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.