Em setembro de 2020, o comandante da PlayStation, Jim Ryan, disse que lançar jogos em uma assinatura ao estilo Game Pass é um modelo de negócio “insustentável” para os projetos Triplo-A da empresa, como The Last of Us 2 e Ghost of Tsushima. Ao que parece, isso não se aplica aos jogos indies: a empresa, mais uma vez, vai liberar um game independente para os assinantes da PS Plus no dia de estreia do título no mercado.
Após o sucesso de Fall Guys em agosto e a chegada de Bugsnax na PS Plus de novembro, os consoles da PlayStation receberão Worms Rumble diretamente na assinatura no último mês de 2020. Com isso, quem pagar a mensalidade da Plus em dezembro poderá resgatar o game de battle royale das minhocas da Team17 sem custos adicionais.
O movimento faz bastante sentido para a Sony e pode servir como uma resposta, mesmo que leve, para o Xbox Game Pass. Além de ser um bônus maneiro para os assinantes, os games podem receber um belo salto de público, o que é ótimo para os títulos focados no online.
Boost para jogos online
Fall Guys ainda seria um sucesso se não estivesse na PS Plus de agosto, mas o jogo se tornou o mais resgatado na história da assinatura e isso certamente deu um empurrão para o título. E o mesmo efeito pode acontecer com Worms Rumble.
O jogo foi apresentado com a iniciativa PlayStation Indies, que é encabeçada por Shuhei Yoshida e seleciona jogos independentes com potencial de bombar. O novo Worms foge das raízes da clássica franquia das minhocas para apostar em jogabilidade de ação e numa pegada mais battle royale. Uma abordagem ousada, eu diria.
Enquanto a premissa parece divertida, o título chega com preços a partir de R$ 37,99, o que pode não ser convidativo para muitos jogadores. Porém, para quem já paga a Plus para jogar online, resgatar o novo Worms acaba sendo um bom negócio. Afinal, é jogo “””de graça”””.
A PlayStation Plus conta com mais de 40 milhões de assinantes e se uma pequena parcela desse público adotar Worms Rumble, o jogo já vira um sucesso. A estratégia de mandar indies direto na assinatura tem tanto potencial que Destruction AllStars, exclusivo do PS5, chegou a ser adiado para ficar dois meses disponível para assinantes do serviço no começo de 2020.
Solução barata
Além de ser uma boa saída para jogos online, o lançamento de certos indies direto na PS Plus não sai tão caro para a Sony. Apesar de perder o preço cheio das vendas, a empresa pode recuperar essa grana com microtransações e também mantendo os jogadores assinando o serviço, além de evitar um flop magistral do jogo.
Vamos pegar como exemplo Rocket Arena, que também está disponível na PS Plus de dezembro. O jogo chegou por valores acima dos R$ 100 e caiu no esquecimento tão rápido que teve seu preço cortado para R$ 30 em poucas semanas. A adesão do público certamente seria maior com um lançamento feito na PS Plus ou qualquer serviço similar.
Com exceção de Bugsnax, os dois outros jogos liberados diretamente no serviço em seu lançamento podem fidelizar jogadores e manter assinaturas da PS Plus ativas. Afinal, você só joga online se continuar pagando a mensalidade. E como as produções definitivamente estão bem abaixo do orçamento de blockbusters como The Last of Us 2, certamente o investimento para o lançamento day-one na PlayStation Plus não é tão alto e deve se pagar rapidamente.
Resposta ao Game Pass
A Sony não revelou valores de seus contratos com as empresas por trás dos indies que chegaram diretamente na PS Plus. Porém, a própria companhia já deu a entender que apostar nesse tipo de projeto é vantajoso. “A comunidade indie se torna cada vez mais importante para o futuro da indústria dos games, já que o desenvolvimento de jogos AAA se tornou tão caro que está cada vez mais difícil das grandes empresas se arriscarem a investir em novos conceitos que podem ou não dar certo”, disse Shuhei Yoshida, quando apresentou a iniciativa PlayStation Indies.
O lançamento de indies na PS Plus pode ser o início de uma resposta mais robusta da Sony para o Game Pass, que virou o foco central da Microsoft na nova geração de consoles. Jim Ryan deu a entender que mais novidades sobre o assunto chegarão em breve.
Uma das possibilidades é um investimento maior da empresa na PS Plus Collection, que ainda não teve seu futuro definido. A empresa também pode aumentar o alcance do PlayStation Now, serviço de games que ainda não chegou ao Brasil. A concorrência já está se consolidando por aqui e agora temos até o xCloud dando seus primeiros passos em território nacional. Logo, já tá na hora de se mexer, dona Sony.