É difícil definir Spider-Man 2 de outra forma diferente de “o melhor jogo feito para o PS5 até agora”. Após anos de espera, o título da Insomniac Games finalmente está disponível para os jogadores do console de nova geração da Sony, cercado de altas expectativas.
Não é exagero dizer que Spider-Man 2 é um dos jogos mais aguardados pelos fãs de super-heróis e de games de ação e aventura. Sequência direta de Marvel’s Spider-Man (2018) e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (2020), o game chegou ao PS5 em 20 de outubro com grandes promessas e ambições.
A dúvida que fica é: o jogo consegue cumprir tudo o que promete? Confira nossa opinião sobre Spider-Man 2 na análise completa do Voxel, realizada com uma key cedida pelo pessoal da Nuuvem!
Jogo: Spider-Man 2
Lançamento: 20/10/2023
Plataforma de teste: PS5
Tempo de teste: 30 horas
Preço: R$ 350 no PS5 (Nuuvem)
Um pouco, dois é bom
Como esperado desde seu lançamento Spider-Man 2 tem como grande diferencial trazer dois protagonistas, Peter Parker e Miles Morales, em uma história eletrizante que envolve o simbionte Venom, o caçador Kraven e outros vilões clássicos da Marvel. Em uma versão ainda maior de Nova York, o game de PS5 dá vida a uma história que tem poder para encantar qualquer fã do Homem-Aranha.
Quem é Miles Morales? Conheça o protagonista de Spider-Man 2
A história de Spider-Man 2 traz os mesmos conceitos técnicos dos jogos anteriores, mas evolui a experiência em todos os aspectos. O grande mote da história acaba sendo as dificuldades de ser um herói: enquanto Peter Parker quer se aposentar do manto de Aranha e ser feliz, Miles Morales luta para equilibrar a vida de estudante e herói.
No meio disso tudo, temos dois grandes vilões como antagonistas. Com motivações fatais, o caçador Kraven chega em Nova York em busca de novas presas e acaba cruzando o caminho da dupla de Homem-Aranha.
Além dele, o segundo grande antagonista do é será Venom, uma versão original do monstruoso simbionte que se alimenta da raiva e do ódio dos hospedeiros. Enquanto a história do personagem é conhecida por filmes e animações, aqui temos uma nova versão da clássica narrativa envolvendo o simbionte.
Com esses elementos principais, o jogo entrega uma narrativa cheia de ação e aventura, que capricha em suas escolhas em quase todo momento. Apesar do final do jogo ser meio apressado, o game tem uma narrativa que, no geral, agrada e definitivamente vai encantar os fãs do Homem-Aranha.
Gameplay divertido e viciante
Quando o assunto é jogabilidade, Spider-Man 2 mantém a fórmula de sucesso dos jogos anteriores, mas evolui pontos que precisavam de melhoria. O título traz um gameplay dinâmico, fluido e divertido, que permite ao jogador se balançar pela cidade, combater os inimigos com golpes e dispositivos variados, além de resolver quebra-cabeças que são meio chatos.
Com um mundo aberto quase duas vezes maior, o jogo tem como novidade as asas de teia, que permitem planas por Nova York e facilitam a navegação pelo mapa. Além disso, os movimentos de teia estão mais ágeis, permitindo que os passeios aéreos pela cidade sejam bem fluidos.
Uma das novidades é a possibilidade de alternar rapidamente entre Peter Parker e Miles Morales durante a campanha, cada um com suas próprias habilidades e poderes. Enquanto o gameplay com Peter é mais bruto e envolve força para derrotar inimigos, Miles possui habilidades elétricas e fica invisível, o que garante outras possibilidades durante as lutas.
O grande destaque de Spider-Man 2, no entanto, fica para a sua construção. O game integra muito bem a história e a jogabilidade, com os poderes e habilidades evoluindo no decorrer da narrativa. Além disso, cada objetivo e missão secundária contam com alguma dose de narrativa, o que instiga o jogador a aproveitar cada parte do conteúdo.
Por aqui, terminamos o jogo com cerca de 25 horas, o que foi suficiente para conhecer toda a história de Spider-Man 2 e seus extras. E o melhor de tudo: o jogo não ficou repetitivo.
Experiência de ponta no PS5
Visualmente falando, Spider-Man 2 também não decepciona. O jogo definitivamente não revoluciona a roda nesse quesito, mas traz melhorias significativas em comparação aos seus antecessores. O game apresenta uma Nova York mais densa e vida, mas não abre mão da qualidade e oferece opções gráficas rebuscadas, incluindo Ray Tracing.
No geral, os gráficos detalhados e realistas, com texturas, iluminação e sombras de alta qualidade, com destaque para as animações dos personagens da história. A parte de áudio também não deixa a desejar, com músicas e efeitos de ponta. O controle DualSense também é um show, com seus sensores auxiliando na exploração do mundo aberto e garantindo imersão ao se balançar pelos prédios.
Quando o assunto é performance, Spider-Man 2 roda em 4K e até 60 fps no PS5, garantindo um desempenho suave e estável. O jogador também pode abrir mão de alguns recursos gráficos para garantir 60 fps estáveis ou até 120 frames por segundo durante o gameplay.
O grande destaque técnico, porém, é o SSD. O jogo tira grande proveito do componente e conta com uma viagem rápida impressionante. Além disso, toda a experiência praticamente não possui telas de carregamento, garantindo uma entrada rápida direto na ação.
Vale a pena comprar?
Após fazermos tudo que dá pra fazer em Spider-Man 2, podemos dizer com tranquilidade que o jogo é uma experiência obrigatória para todo jogador do PS5 ou fã do Homem-Aranha. Além de aproveitar todos os principais recursos do console, o game oferece uma experiência de ponta para quem é fã de jogos single-player.
Com aproximadamente 30 horas de duração, Spider-Man 2 definitivamente ainda precisa de um modo New Game Plus, que deve chegar em breve, e também deixou espaço para futuros DLCs. Com isso em mente, temos duas dicas: se você é fã do personagem e não aguenta spoilers, vale a pena pular na aventura assim que possível. Por outro lado, para quem tem mais paciência, também é possível aguardar, pois mais conteúdos devem chegar em Spider-Man 2 futuramente.
Spider-Man 2 pode ser jogado atualmente de forma exclusiva no PS5. Você pode comprar a versão digital do jogo com desconto e parcelamento na Nuuvem. A edição fícia do game, que roda no console com leitor de discos, pode ser encontrada em varejistas como a Amazon.