Ao que tudo indica, a PlayStation está acompanhando a newsletter do Jornal dos Jogos. Logo após comentarmos sobre a aproximação da empresa com o PC, um documento apresentado para investidores revelou que Uncharted 4: A Thief’s End, pode ser o próximo jogo da companhia a ser lançado para computadores.
O documento em questão, disponível no site oficial da Sony, conta com diversos slides trazendo detalhes sobre o desempenho financeiro da empresa. Entre ganhos recordes e o sucesso do PS5 e seus exclusivos, a empresa também comentou sobre a migração para novas plataformas e o benefício dessa prática.
Além de deixar claro os benefícios de lançar jogos no PC, a apresentação casualmente lista Uncharted 4: A Thief’s End como um futuro game a chegar aos computadores. Sem data de lançamento, preço ou qualquer outra informação. A empresa só jogoou o logo do game abaixo da divisão de PC.
Mesmo com detalhes escassos, as chances do lançamento acontecerem são bem grandes. Afinal, além da Sony não ter o costume de mentir para investidores, acabar com a exclusividade de Uncharted pode ser bastante positivo para o bolso da empresa.
Por que lançar jogos de PS4 no PC?
Além de apontar que Uncharted 4 pode chegar ao PC, a documentação da Sony também traz informações importantes sobre a expansão da companhia para os computadores. A apresentação indica que Horizon Zero Dawn se saiu muito bem desde sua estreia na nova plataforma e ajudou a impulsionar os ganhos da marca e popularizar a franquia.
A Sony aponta que o lançamento de Horizon Zero Dawn teve um retorno financeiro de 250% no computador em sete meses de mercado. Mesmo com o port horrendo, já era esperado que o jogo desse lucro no PC. A distribuição exclusivamente digital ajuda a cortar custos e a comunidade ávida do computador demonstrou bastante interessada no game.
Além do bom negócio no lado financeiro, a chegada do jogo no PC também ajudou a franquia a ganhar mais reconhecimento, o que é ótimo para a sequência que será lançada futuramente no PS5. A Sony ainda revelou que a chegada de Horizon nos computadores auxiliou a expandir o alcance da marca para países em que o PlayStation ainda não domina, como é o caso da cobiçada China.
Por que Uncharted 4 ao invés de Bloodborne?
Com tantos jogadores implorando para a Sony lançar Bloodborne no PC há anos, algumas pessoas até sentiram uma pequena dor no coração ao ver que Uncharted 4 pode ser o próximo jogo da PlayStation a ser portado para computadores. No entanto, considerando os tópicos listados pela Sony em seu slide “off console”, dá pra imaginar o porquê da escolha.
É estranho listar Uncharted 4 para PC sem antes trazer os outros jogos da franquia para a plataforma, mas o game é o mais avançado tecnologicamente da série e traz uma história que funciona muito bem sozinha. Além disso, como Uncharted Collection já apareceu 100% de graça no PlayStation, a Sony tem muito a ganhar se trazer a coletânea para os computadores. Logo, Uncharted 4 pode ser apenas a ponta do iceberg.
A franquia Uncharted ganhará um filme em 2022
Além disso, também temos a questão do “timing” da aparição de Uncharted 4 para PC. A Sony começou a divulgar o filme baseado na franquia recentemente e a chegada do jogo em uma nova plataforma pode ajudar a impulsionar o projeto.
Com o lançamento para PC, incluindo eventuais melhorias, o jogo volta a ser pauta no noticiário de games, mesmo após anos de sua estreia inicial. Quer um exemplo? Segundo o Google Trends, os maiores picos de pesquisa sobre Days Gone fora da janela de lançamento do game aconteceram no anúncio do jogo para computadores e com as declarações dos criadores do título sobre a sequência do projeto (que aparentemente não vai acontecer tão cedo).
Ou seja, ao invés de manter a exclusividade nos consoles PlayStation, a Sony pode usar Uncharted 4 como uma fonte de renda extra e uma ferramenta para divulgar seu futuro filme. Considerando os resultados obtidos com Horizon Zero Dawn, tudo indica que a empresa só tem a ganhar com a estratégia. E se o port de Uncharted for tão bom quanto a adaptação de Days Gone, os jogadores de PC também estarão muito bem servidos.
Quanto ao lançamento de Bloodborne para computadores, tudo indica que essa é uma bala certeira da Sony e que só está guardada para um momento oportuno. Se a empresa seguir no ritmo atual, a galera que joga no PC só precisa exercitar a paciência mais um pouco.
Leia também:
PS Plus ficou mais cara no Brasil e a E3 está de volta!
Epic vs Apple: 5 detalhes importantes que surgiram no julgamento
Biomutant: requisitos para rodar o RPG no PC + Cupom de desconto