A Activision mostrou seu comprometimento com Call of Duty Warzone nesta semana com um evento grandioso para o game, mas que também mostra as principais fraquezas do battle royale. O início da terceira temporada ocorreu após a explosão de Verdansk, o principal mapa do jogo, que foi lançado gratuitamente em março de 2020 e já possui 100 milhões de usuários.
O icônico campo de batalha foi destruído por uma bomba nuclear após um apocalipse zumbi. Durante a temporada anterior, o jogo de tiro recebeu diversas mecânicas com a temática, que resultaram em uma experiência interessante. Com o crescimento da “epidemia”, todos os soldados viraram mortos-vivos, o que gerou um battle royale zumbi com mais de 100 usuários por partida.
Mandou bem
Além da experiência com mortos-vivos, os jogadores puderam acompanhar todo o processo de destruição de Verdansk, e a Activision mandou muito bem nisso. O modo de jogo com zumbis que acaba no bombardeio do mapa durou cerca de três horas e, logo em seguida, o local ficou inacessível nas partidas.
Durante a noite de 21 de abril, os jogadores só podiam realizar partidas em Rebirth Island, o mapa de pequeno porte de Warzone. A parte mais interessante: a ilha é próxima de Verdansk, o que permitia ver a bomba destruindo o campo de batalha original do battle royale.
Para quem passou centenas de horas jogando Call of Duty Warzone durante o isolamento social, ver uma bomba destruindo o mapa no horizonte foi marcante. O battle royale se tornou uma grande válvula de escape para muitos gamers durante a pandemia. Com a explosão mirabolante, a Activision conseguiu mostrar que grandes mudanças estão chegando para o game. No entanto, algumas falhas ainda permanecem para manchar o nome do jogo.
Mandou mal
Enquanto os jogadores mais sortudos conseguiram aproveitar o evento e vivenciar o ápice de Call of Duty Warzone, outros usuários sofreram com um problema constante. Sim, eles: os servidores. O grande número de acessos simultâneos gerou uma fila para entrar battle royale e deixou as partidas instáveis.
Durante o evento, os jogadores enfrentavam dois cenários. 1- conseguir entrar no game e encarar um jogo com personagens se movendo. Ou então 2 – ficar em uma fila de até 20 minutos para entrar no battle royale e enfrentar os problemas do item 1.
Apesar de existirem jogadores que acham normal e aceitável um game online apresentar instabilidade, Warzone já enfrenta problemas do tipo há tempos. Além disso, a franquia rendeu nada menos que US$ 3 bilhões em vendas no ano passado. Dava pra ter direcionado um pouco dessa grana para os servidores.
Outro ponto negativo do evento de Warzone foi o já conhecido patch de início de temporada. A Activision gerou um grande alarde para os momentos pós-destruição de Verdansk e prometeu que mais respostas chegariam a partir da 1h da madrugada do dia 22, com o início da terceira temporada.
Os jogadores que ficaram acordados até tarde receberam uma atualização de 25 GB para o game. Detalhe: durante o dia anterior, a empresa já havia lançado um patch com 5 GB para o battle royale. A sequência de gigabytes acabou quebrando a cadência rápida criada pelo evento e, caso fosse evitada, poderia ter gerado um clima similar ao que rolou no lançamento de “Fortnite 2”.
Conheçam Verdansk 84
Com altos e baixos, estamos aqui hoje em uma nova realidade para o battle royale. Após o bombardeio, o principal mapa de Call of Duty Warzone voltou no tempo: agora, todo mundo joga em Verdansk de 1984, que traz um novo design e mudanças consideráveis em seu layout.
O ano não foi escolhido por acaso e serve para acompanhar Call of Duty Black Ops Cold War, que traz uma temática oitentista. Quer você goste ou não, a temática veio para ficar no battle royale e a Activision disse que a versão conhecida de Verdansk nunca mais estará disponível.
A terceira temporada de Call of Duty Warzone e Black Ops Cold War já está em andamento no PC e consoles. Além do novo mapa, armas e skins, os jogadores do PC também podem aproveitar o DLSS no game, recurso que garante até 70% de perforamance extra em GPUs da linha RTX.