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Efeito Horizon: Sony vai lançar mais exclusivos no PC

Os dias de “somente no PlayStation” de Days Gone e outros jogos estão contados

A Sony finalmente entendeu algo que a Microsoft já sabe faz um bom tempo: o PC é um baita lugar para vender jogos. Antes conhecida pela pirataria, a plataforma agora possui um mercado de games avaliado em aproximadamente US$ 30 bilhões e que está cada vez mais acostumado a pagar uma grana alta em títulos requentados de outras plataformas.

Segundo Jim Ryan, o comandante da Sony, Horizon Zero Dawn foi muito bem recebido no PC. As estimativas da SuperData também apontam isso. Mesmo chegando três anos de seu lançamento original jogo teve um lançamento tão bom quanto The Witcher 3 no PC e bateu um milhão de cópias vendidas na plataforma.

Detalhe: Horizon Zero Dawn custa R$ 200 no computador e chegou ao mercado com problemas horrendos de performance, que ainda estão sendo corrigidos.

Na estrada para o PC

Após Aloy desbravar os campos tecnológicos do PC, chegou a vez de Days Gone. A Sony revelou que trará o jogo de zumbis que o Diego Kerber gosta aos computadores. O título será lançado entre março e junho na nova plataforma, e mais games “ex-clusivos” do PlayStation também chegarão na plataforma futuramente.

O motivo para a quebra de exclusividade é simples: grana. O PC nem sempre é um concorrente direto dos consoles e pode funcionar como uma plataforma complementar, o que abre um grande mercado em potencial para a Sony. Segundo Jim Ryan, tá cada vez mais caro fazer jogos de grande porte e a distribuição digital no computador garante uma forma rápida e barata para levar os títulos da empresa para mais compradores.

Como nós explicamos aqui, a Sony se posiciona no mercado como uma fábrica de consoles e experiências premium, o que exige recursos exorbitantes para a produção de jogos. Um The Last of Us 2, por exemplo, custa cerca de US$ 100 milhões para ser feito.

Nesse mundo de gastos elevados, lançar um jogo no PC pode ser uma baita forma de garantir uma montanha de dinheiro após o game perder seu brilho no console e sair dos holofotes. Afinal, como mostrou Horizon Zero Dawn, a Sony pode trazer aos computadores um produto bugado, custando R$ 200 e três anos depois do lançamento original que, ainda assim, os números de venda tendem a ser bons.

Nintendo $witch

Falando em port contestável e jogo caro, a Nintendo realizou uma Direct recentemente e apresentou diversas novidades para o Switch. O console portátil continua vivíssimo e receberá em 2022 o jogo Splatoon 3, que já ganhou um trailer com gameplay.

A Nintendo também confirmou que trará mais detalhes sobre a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild durante o ano de 2021. Para compensar os fãs sobre a falta de novidades, a companhia resolveu anunciar o relançamento de Zelda Skyward Sword, de 2011, por nada menos que R$ 299. O jogo recebeu suporte para resoluções mais altas e controles adaptados para o Switch, mas isso certamente não justifica o preço.

E como o assunto é preço alto, vale notar que a Nintendo também aumentou o preço da assinatura Switch Online de R$ 74 pra R$ 100 no plano individual, com a versão família chegando em R$ 175. A mudança de aproximadamente 30% começa a valer no dia 1° de abril e é mais uma prova que, apesar dos jogos bons e portabilidade, o Switch não é um console fácil de bancar.

Novas da semana

  • Após lançar The Medium, o estúdio polonês Bloober Team disse que está trabalhando em um novo jogo de uma franquia consolidada, de uma publisher grande e famosa. A declaração chegou pouco tempo depois de rumores apontarem que pelo menos um novo Silent Hill estaria em desenvolvimento pelas mãos de um estúdio fora da Konami. Nada confirmado até agora.
  • A exclusividade temporária de Fall Guys está chegando ao fim e o game será lançado para Switch e consoles da família Xbox na metade do ano, possivelmente sem suporte para crossplay entre as plataformas. Vamos torcer para o jogo ficar vivo até lá.
  • Enquanto alguns jogos online lutam para prosperar, o indie Valheim, que pode ser aproveitado no single ou multiplayer, está na crista da onda da popularidade. A produção feita por cinco pessoas já vendeu mais de 3 milhões de cópias na Steam e chegou a superar Dota 2 em número de usuários simultâneos. Detalhe: o jogo de R$ 38 foi lançado há menos de um mês e está em acesso antecipado. De vez em quando, nem os bugs são capazes de atrapalhar a diversão.
  • A Microsoft apresentou um novo recurso para o Xbox Series X e S chamado FPS Boost. A solução, que já está disponível em cinco jogos, consegue dobrar e até quadruplicar a taxa de frames de games do Xbox One rodando nos consoles de nova geração. A ferramenta não vai funcionar em todos os títulos, mas é fácil de implementar e promete garantir mais games rodando em 60 frames por segundo sem a necessidade de patches gigantes ou atualizações pagas.
  • A BlizzCon 2021 aconteceu recentemente e teve novidades de Overwatch 2 e Diablo IV, mas o grande destaque fica por conta de Diablo 2 Resurrected. O remaster do icônico RPG será lançado em 2021 no PC e consoles, com gráficos renovados e progressão compartilhada. A boa notícia é que a Vicarious Vision, que fez o novo Tony Hawk’s, é uma das responsáveis pelo projeto. A má notícia é que a Blizzard, de Warcraft III: Reforged, também está envolvida na produção.
  • O jogo brasileiro Fobia, da Pulsatrix Studios, terá versões para PS4 e PS5. A desenvolvedora independente já havia confirmado o game nos consoles da linha Xbox e também no PC, que terá recursos RTX. Após uma campanha de sucesso no financiamento coletivo, o game de terror tem previsão de chegada para 2022.
  • O ano de 2022 também deve marcar o lançamento de Gran Turismo 7, que foi adiado pela Sony por causa de problemas de desenvolvimento causados pela pandemia. Os outros games da empresa ainda estão correndo bem e Horizon Forbidden West deve chegar ao PS4 e PS5 no final deste ano.

A PlayStation realizará uma transmissão ao vivo State of Play em 25 de fevereiro, quinta-feira. A empresa promete notícias sobre 10 jogos que estão chegando para o PS4 e PS5. Fique de olho no site da empresa.

Classificados

  • Yakuza Like a Dragon, que aparece toda vez na imagem de título dos Classificados da newsletter, receberá em breve legendas em português brasileiro. O título será o primeiro da franquia com localização voltada para o nosso país. O game não está em promoção e custa cerca de R$ 250 em todas as plataformas, mas traz uma experiência divertida, marcante e que merece a sua atenção.
  • A Microsoft anunciou o catálogo de jogos da Games With Gold de março de 2021, que definitivamente não é tão bom quanto o atual. O grande destaque fica por conta de Metal Slug 3, mas existem outros jogos na lista.
  • Se uma pandemia causada por um vírus mortal não é motivo suficiente para você ficar em casa no tempo livre, a Sony está aqui para ajudar: a empresa vai distribuir Ratchet and Clank de graça para todos os usuários do PS4 durante todo o mês de março. Basta resgatar e ser feliz, nem precisa ser assinante da PS Plus.
  • A empresa brasileira Hoplon lançou o jogo free-to-play Heavy Metal Machines para PlayStation e Xbox, com direito a multiplayer cross-plataforma e otimizações para a nova geração. O game que mistura MOBA com carros também pode ser jogado no PC gratuitamente.


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Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.