Spider-Man Remastered finalmente chegou aos computadores e decepcionou muita gente com algumas inconsistências de performance no lançamento — apesar de rodar bem em muito hardware. No entanto, o port feito pela Nixxes merece um ponto de destaque: o suporte de qualidade para resoluções ultrawide.
Tópico deixado de lado até mesmo pela Sony em alguns jogos no PC, a resolução ultrawide recebeu bastante cuidado na versão de computador do Homem-Aranha de PC. Confira mais detalhes sobre o assunto abaixo, mas já deixamos o spoiler: se você possui um monitor em proporção ultrawide, vale a pena experimentar o jogo no formato.
Experiência cinematográfica
Enquanto jogos como Horizon Zero Dawn chegaram ao PC com limitações em cutscenes em ultrawide, isso não acontece em Spider-Man Remastered. As cenas do game são 100% otimizadas para os monitores maiores e funcionam perfeitamente em telas no formato 21:9.
Sem borrões ou barras pretas, o jogo permite visualizar as cenas com maior imersão e detalhes do cenário. O aumento na área de exibição não apresenta bugs ou destoações na narrativa.
Na verdade, as cutscenes em ultrawide funcionam muito bem em conjunto com o gameplay, garantindo uma experiência integrada e que traz bastante imersão. Afinal, as sequências de história são renderizadas da mesma forma que a parte jogável, trazendo continuidade na narrativa, sem interrupções na hora de o jogador colocar a mão na massa.
Gameplay em ultrawide
Além da imersão na história, a otimização para ultrawide em Spider-Man Remastered também garante melhorias na jogabilidade. Com mais área para visualizar o mapa, o jogador pode ficar de olho em mais pontos exploráveis e perceber inimigos que não apareceriam em resoluções 16:9.
É válido notar, também, que o jogo também funciona bem em resoluções acima de 21:9. Em vídeos publicados por jogadores no YouTube e redes como o Twitter, é possível ver o jogo rodando em até três monitores sem problemas de adaptação do gameplay.
A expansão na área visual é perfeita para explorar Nova York e tirar o máximo proveito do jogo, que, por si só, já possui uma pegada cinematográfica. No entanto, todo esse brilho pode ser limitado pelo hardware do jogador: mesmo trazendo tecnologias como DLSS, Spider-Man Remastered está bastante pesado no PC.
Como de praxe, o uso de ultrawide exige um pouco mais de poder do hardware, gastando, em média, cerca de 10 a 15% mais desempenho que resoluções 16:9. No entanto, basta que o jogador faça alguns ajustes gráficos para ter uma experiência mais equilibrada com o game.
O espaço extra de tela e a imersão fazem valer a pena o uso extra de hardware. Por aqui, em uma RTX 3070 Ti acompanhada de um Ryzen 5 3600, adotamos como estratégia o uso da resolução dinâmica com DLSS e framerate travado em 60 quadros por segundo. Assim, é possível jogar com gráficos no alto em Full HD, incluindo Ray Tracing, sem muitas complicações.
Spider-Man Remastered pode ser jogado no PC por meio da Steam e da Epic Game Store. A versão de testes do game utilizada na produção de conteúdo foi cedida pela Nuuvem, que vende o jogo atualmente no PC com 10% de desconto usando o cupom NOVIDA10.