Categorias
Dica PC

Valorant: dicas para quem começou a jogar agora

Pensando em começar a jogar Valorant agora? Veja algumas dicas para se sair bem no game de tiro!

O Valorant é o primeiro jogo de FPS da Riot Games e, em tão pouco tempo de vida, atingiu números impressionantes tanto em jogadores quanto de visualizações. De acordo com um relatório da StreamElements, o multiplayer gratuito foi o 5º jogo mais assistido da Twitch em 2021, com 949 milhões de horas assistidas.

Se você deseja começar a jogar o Valorant, você precisa saber que ele é diferente de outros FPS do mercado, como CS:GO e Rainbow Six Siege. Desapegar de algumas habilidades adquiridas nestes outros jogos vão te ajudar a se adaptar melhor ao game da Riot. Além disso, aqui vão algumas dicas que são muito importantes antes de você apertar para jogar e sair “rushando” no jogo gratuito.

Conheça os agentes de Valorant

Agente é o nome pelo qual são conhecidos os personagens do jogo Valorant. Cada um deles tem uma classe diferente e desempenham um papel específico dentro do jogo, que pode ajudar seu time em busca da vitória ou, se mal utilizado, levá-lo à ruína.

Atualmente existem 20 agentes jogáveis, divididos em duelistas, controladores, iniciadores e sentinelas. A seguir explico um pouco mais sobre cada classe.

  • Duelistas são abatedores profissionais, a maioria de suas habilidades te auxiliarão nisso. Com toda agressividade que a classe desses agentes proporciona, você será responsável pela linha de frente e é seu dever buscar os primeiros combates.
  • Controladores, como o próprio nome já diz, controlam o ambiente. Controladores são especialistas em dominar o mapa para que sua equipe avance com o menor trabalho possível, seja com “smokes” tapando a visão dos inimigos, ou barreiras que favorecem o seu time.
  • Iniciadores são agentes especializados em reconhecer e marcar inimigos, fazendo revelar suas posições e assim evitando uma surpresa ao entrar no “bomb”.
  • Sentinelas são versáteis tanto na defesa quanto no ataque, suas habilidades permitem que eles fechem entradas, monitorem o flanco e dificultem o desarme ou plante da “spike”, objetivo no jogo.

O campo de treino é um ótimo aliado quando o assunto é testar novos agentes, você pode entrar nele antes de começar a jogar e testar as habilidades deles, ver qual se encaixa mais ao seu estilo de jogo. E lembrando: ao pressionar “F1” no teclado, aparecerá uma mensagem na tela detalhando as habilidades daquele agente.

Estude o mapa de Valorant

Conhecer os mapas em que você está jogando é importantíssimo, principalmente aqui no Valorant. Atualmente existem 7 mapas: Ascent, Bind, Breeze, Fracture, Haven, Icebox e Split. Cada mapa desses tem sua peculiaridade, alguns com mais de dois “bombs”, outros com mais maneiras de chegar ao mesmo “bomb”, seus relevos são diferentes, áreas em que se pode plantar a “spike” também são diferentes… enfim.

Por esses motivos, é imprescindível que você dê uma olhada nos mapas antes de jogar suas primeiras partidas. O modo de partida personalizada pode te ajudar aqui. Basta criar uma partida com você mesmo e sair explorando. As partidas personalizadas também são uma mão na roda porque permitem o uso de cheats, então você pode simplesmente pausar o tempo e explorar o mapa voando.

Além disso, algumas partes dos mapas tem apelidos, como “caminho de rato”, “double doors”, “esgoto”. Mas fique tranquilo, esses apelidos para os nomes dos mapas você vai aprender com o tempo (você vai ficar perdido no começo, mas faz parte do aprendizado).

Composição dos times

Depois de ter uma noção mínima do que cada agente faz e saber como são os mapas do jogo, é hora de compreender sobre a composição do time. Usar dois duelistas, uma sentinela, um iniciador e um controlador pode ser uma boa, é o que você irá encontrar na maioria dos times que você enfrentará. Mas não pense que isso é uma regra.

Há mapas que exigem mais controle de território para você ser bem-sucedido no ataque, então ter mais de um sentinela pode ser interessante. Há mapas que necessitam de uma inspeção minuciosa em todos os “pixels”, ter dois iniciadores no time seria uma mão na roda nesse tipo de situação. Começar atacando ou defendendo também pesará na escolha da sua equipe. É melhor adotar uma composição mais agressiva ou defensiva?!

No final, a comunicação com seu time na tela de seleção dos agentes será o mais importante. Conversem uns com os outros, veja quem se sente mais confortável para jogar com um agente de tal classe. Além disso, por favor, não selecione um duelista de cara, converse com seu time!

Clutchs ganham rounds, comunicação ganha o jogo

Sem dúvidas alguma, a comunicação é o aspecto mais importante no Valorant, desde a seleção de agentes até a kill final daquela partida. A comunicação ajuda a preparar estratégias antes de entrar em um bomb, ajuda a movimentação do time para que ninguém fique perdido, a alterar o estilo de jogo dependo dos adversários, comunicar o ponto da sua morte, quando danificou o inimigo… Enfim, só há benefícios numa comunicação bem feita.

Porém, estamos falando de um jogo da Riot Games, e uma característica em comum nos jogos dessa desenvolvedora é sua comunidade extremamente tóxica. Só quem já jogou com uma pessoa tóxica no time sabe o quão fica fragilizada a comunicação da equipe. Nesses casos é realmente complicado prosseguir, mas tente não discutir com essa pessoa, denuncie-o, mute o áudio e utilize o sistema de pings ou até envie mensagens, mas não deixe a comunicação de lado.

Por Ramon Félix

Entusiasta de games e alguns assuntos relacionados ao mundo da tecnologia.