O nosso velho The Game Awards está chegando e, com ele, vem a oportunidade de conhecermos vários jogos que se destacaram ao longo do ano. Vários eventos de premiações são realizados nessa época do ano, mas o Game Awards se destaca por popularidade e relevância — a alcunha “Oscar dos Games” já pegou.
Por conta disso, vamos selecionar aqui alguns dos principais títulos que receberam indicações para a premiação em diferentes categorias, o que pode ajudar o leitor a definir sua lista de desejos para 2022.
Indicados a Jogo do Ano
A categoria Jogo do Ano é claramente a mais relevante e a mais comentada premiação do evento. Como a própria indicação para essa categoria já mostra como o título foi relevante para o ano, cada um dos indicados merece atenção.
Confira todos os indicados ao Game Awards 2021
De todos os 6 jogos indicados a Jogo do Ano, vale destacar que dois deles estão disponíveis na assinatura do Xbox Game Pass Ultimate — Psychonauts 2 e It Takes Two. Isso torna os dois títulos especialmente acessíveis para qualquer um que queira experimentar os indicados à maior premiação de games do ano.
It Takes Two (PlayStation, Xbox e PC) entrega uma experiência cooperativa desenvolvida como o núcleo central de sua experiência, sendo uma obra bastante única forjada por Josef Fares e a equipe da Hazelight. Já Psychonauts 2 (Xbox e PC) é um game incrível e inovador que abusa da criatividade em diversos aspectos, incluindo ambientação, gameplay e história.
Seguindo pelos outros títulos, Deathloop (PS5 e PC) é um FPS com muita ação e que amarra a sua história e gameplay em um ciclo temporal experienciado pelo protagonista. Metroid Dread (Nintendo Switch), que é o mais novo título da franquia que retoma a clássica perspectiva 2D em plataforma de um dos “fundadores” do gêreno Metroidvânia. Se você curte esse estilo de jogo, com certeza deve dar uma chance para a obra da Nintendo.
Saindo de um exclusivo para Nintendo Switch e passando para um dos principais lançamentos do PlayStation 5, temos Rachet & Clank: Rift Apart (PS5). O novo jogo da franquia desenvolvido pela Insomniac Games mostrou muito do potencial do novo console da Sony com uma qualidade gráfica incrível, além de gameplay dinâmico.
Finalmente, temos Resident Evil Village (PC, PlayStation e Xbox), o mais novo título da franquia da Capcom que foi muito elogiado pela imprensa e pelos jogadores desde o lançamento. Sem dúvidas, trata-se de um dos melhores jogos do ano, principalmente para quem é fã do clássico Resident Evil 4.
Outras indicações
Melhor Narrativa
Nem só de Jogo do ano vive o The Game Awards! Existem várias outras premiações importantes que também destacam importantes títulos que foram lançados ao longo do ano. Dos jogos indicados para Melhor Narrativa, por exemplo, temos o já esperado Life is Strange: True Colors (PlayStation, PC, Xbox, Stadia e Switch), ao lado de Marvel’s Guardians of the Galaxy (Xbox, PlayStation, PC).
O título publicado pela Square Enix chegou carregando as expectativas do anterior Marvel’s Avengers e, por isso, surpreende que tenha uma história digna de ser indicada para a melhor narrativa. Se você gosta de Guardiões da Galáxia ou mesmo da Marvel em geral, pode dar uma chance para esse jogo em alguma promoção.
Melhor Direção de Arte
Em seguida, para os indicados a Melhor Direção de Arte, acho que o que mais vale ser destacado aqui é Kena: Bridge of Spirits (PC, PS4 e PS5) da Ember Lab. O jogo indie “combina exploração e combate em ritmo acelerado” e realmente possui uma ambientação incrível nesse cenário fantasioso, como já é possível observar nos trailers.
“Best Ongoing”
Outra categoria que merece destaque é o “Best Ongoing”, que é um tanto difícil traduzir literalmente, mas se refere ao melhor jogo que está recebendo suporte e conteúdo ao longo dos anos para permanecer relevante. Como era de se esperar, os indicados nessa categoria são geralmente multiplayers e, nesse ano, o destaque vai para Fortnite (PC, PlayStation, Xbox, Mobile, Switch).
Além de seguir implementando novidades nas temporadas do capítulo 2, que teve até direito a trajes de alguns dos personagens mais famosos de Naruto Shippuden, a Epic acabou de fazer sua segunda grande atualização do jogo para o Capítulo 3, em que o mapa literalmente virou de cabeça para baixo e o primeiro passe de batalha já conta com duas skins do Homem-Aranha!
Melhor Indie
Essa é uma das indicações mais interessantes do The Game Awards, porque nela temos a oportunidade de conhecer alguns jogos Indies que não passaram no nosso radar inicialmente mas que merecem uma chance. O já citado Kena também está aqui, concorrendo com Death’s Door (PC, PlayStation, Xbox e Switch), Inscryption (PC), Loop Hero (Switch e PC). Além disso, temos Twelve Minutes (Xbox, PC), que está disponível no catálogo do Game Pass tanto para os consoles quanto para o PC.
Melhor RPG
A categoria de RPGs traz o polêmico Cybepunk 2077 (Xbox, PlayStation, PC): apesar do seu lançamento super conturbado no final de 2020, alguns jogadores defendem a qualidade do game, especialmente depois das diversas correções feitas pela CD Projekt Red.
Também temos outros jogos interessantes como Monster Hunter Rise (Switch, PC) e Scarlet Nexus (PlayStation, PC, Xbox), que chamou a atenção de alguns jogadores pelo seu visual diferenciado desde o anúncio. Vale destacar que Scarlet Nexus também está disponível no Xbox Game Pass.
Melhor direção de jogo
Para finalizar a nossa lista de destaques do The Game Awards, vamos citar Returnal (PS5), um jogo que funde FPS e roguelike em um ambiente alienígena e foi bem elogiado pela crítica e por jogadores. O título recebeu indicações para Melhor direção e outras categorias do evento, como Melhor Design de Áudio e Melhor Jogo de Ação.
Se você tem paciência para enfrentar vários ciclos de morte e quer ter um gosto do poder do PS5, certamente a produção da Housemarque é uma boa pedida.
Essa foi uma seleção de alguns dos principais jogos indicados para a premiação que vai ocorrer no dia 09/12 por meio de uma transmissão ao vivo que começa às 21:15. Se você quiser explorar todos os títulos indicados, basta acessar o site oficial do Game Awards a partir desse link aqui.
E aí, quem você acha que leva o caneco de GOTY em 2021?