Categorias
Celular PC PlayStation Xbox

Stardew Valley recebe atualização gigante com coop local e nova região

O ano de 2020 foi marcado por muita notícia ruim e várias polêmicas, inclusive no mundo dos games. No meio do tornado de confusões que foi a chegada de Cyberpunk 2077, o desenvolvedor independente Eric Barone presenteou a humanidade com um grande update para Stardew Valley em sua edição de computador.

O jogo lançado em 2016 recebeu a atualização 1.5, que é a maior a chegar no game desde sua estreia, apesar de ocupar apenas 60 MB extras de espaço no PC. As novidades são muitas e incluem motivos para revisitar Stardew Valley ou finalmente dar uma chance ao indie, que já vendeu mais de 10 milhões de unidades, é bem barato e rende centenas de horas de gameplay.

Coop local e nova fazenda

A novidade mais animadora da versão 1.5 de Stardew Valley é o multiplayer local. Agora, é possível criar uma fazenda e explorar o mundo do game em até quatro jogadores em uma mesma máquina. O jogo já possui um modo cooperativo online, que também pode ser utilizado em conjunto com a tela dividida.

Stardew Valley com multiplayer de tela dividida em ação. (Imagem: Mateus Mognon/Captura de tela)

O multiplayer local pode ser iniciado a qualquer momento e em qualquer save, basta que o jogador entre nas configurações e selecione a opção de coop Local. O único requisito é ter casas suficiente na fazenda para os novos jogadores, mas isso pode ser configurado no menu inicial ou com a Robin.

Além do modo coop local, o jogo também recebeu grandes novidades de conteúdo. Os usuários agora podem iniciar uma fazenda com temática de praia, que traz algumas vantagens e desvantagens. A região garante mais possibilidades de pesca, mas o terreno arenoso não permite o uso de irrigadores automáticos.

Nova fazenda possui temática de praia. (Imagem: Eric Barone/Twitter)

Logo, a dica é que os jogadores de primeira viagem deixem o novo cenário para uma segunda jornada. Afinal, os aspersores fazem uma diferença gigantesca na produtividade da fazenda e ficar sem o sistema de irrigação pode irritar quem não gosta de regar manualmente.

A nova versão de Stardew Valley também inclui opções avançadas para começar o jogo. Agora, os jogadores mais experientes podem randomizar os itens do Centro Comunitário e as recompensas da mina. O update também inclui itens extras para cultivo e produção, além de mais opções para personalizar o protagonista.

Área inédita e novo personagem (spoilers)

A atualização de Stardew Valley também inclui uma nova região com um personagem novo, mas essa parte do update não foi amplamente divulgada para evitar spoilers. Logo, se você quer 100% de surpresa ao jogar, pule para o próximo subtítulo.

Leo, novo personagem de Stardew Valley

Segundo descrevem as notas completas da atualização, a nova região de Stardew Valley se chama Ginger Island e faz parte do arquipélago de Fern Islands, que pode ser visitado após o conserto do barco na loja do Willy, o pescador. O local inédito possui um novo personagem chamado Leo, que possui uma história própria, com diálogos e eventos de história.

Segundo a descrição no Wiki de Stardew Valley, Leo considera os pássaros da ilha como sua família, já que seus pais se perderam no mar. O personagem é tímido inicialmente e o jogador precisa conquistar sua confiança para que ele mude para a cidade.

A região de Ginger Island também conta com três outros NPCs: Birdie, Gourmand Frog e Professor Snail. Além disso, o local possui a dungeon do vulcão, que muda a cada visita do jogador.

Atualização chega em 2021 para consoles e mobile

Todas as novidades da versão 1.5 de Stardew Valley já estão disponíveis na versão de PC do game, que está em promoção na Steam. O jogo sai por apenas R$ 16,74 na loja da Valve por tempo limitado, e depois retorna para o seu preço normal de R$ 24,99, que também é bem acessível para todo o conteúdo entregue.

A grande atualização de Stardew Valley será lançada para a versão de consoles e smartphones em 2021. O jogo está disponível no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e S, Nintendo Switch e celulares Android e iOS.

Stardew Valley é desenvolvido por apenas uma pessoa, logo, pode ser que a atualização para o simulador de fazendinha acabe demorando um pouco para dar as caras nas outras plataformas. De qualquer forma, a edição atual do game já é sensacional e pode ser uma baita distração durante a pandemia.

Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.