Categorias
Análises Especial PC PlayStation

Spider-Man: o que esperar do futuro da Sony no PC?

Além de trazer mais jogos para o PC, planos da Sony podem até incluir um launcher próprio

Quando Spider-Man foi lançado no PS4, em 2018, parecia impossível que o jogo chegasse a qualquer outra plataforma. Agora, no entanto, isso já faz parte da realidade: a versão remasterizada do aclamado título do amigão da vizinhança finalmente chegou ao PC, pavimentando um crescente caminho da Sony na plataforma.

Desde a chegada de Horizon Zero Dawn aos computadores, a empresa tem feito cada vez mais investimentos para se tornar multiplataforma. Em 2022, com o lançamento de God of War e Spider-Man, fica claro que os PCs já fazem parte do futuro da estratégia da marca no mercado.

Enquanto a Microsoft já tem bastante experiência neste campo de batalha, a Sony ainda tem muito o que aprender no mercado de PCs. Ainda assim, o sucesso dos lançamentos da marca nos computadores já mostram que uma faísca de competição está surgindo.

Após jogarmos a versão de computador de Spider-Man Remastered, confira algumas considerações que podemos fazer a respeito da abordagem da Sony para o PC. Veja alguns conceitos que podem se tornar padrão no lançameto de novos jogos da marca no computador.

Experiência de usuário

Um dos pontos que afasta os jogadores dos consoles do computador é a experiência de uso. Enquanto um videogame de mesa precisa de poucos cliques no controle para começar o gameplay, a vida no PC pode ser bem mais complicada.

A Sony parece estar sendo cautelosa com isso, o que pode ser algo bom a longo prazo. A empresa adquiriu a desenvolvedora Nixxes, que é especialista em ports para PC, e os resultados da compra já podem começar a ser vistos nos lançamentos mais recentes da marca.

A versão de PC de Homem-Aranha traz um menu de qualidade.

Spider-Man Remastered chega trazendo um menu de configurações logo que você clica para abrir o jogo. Enquanto isso é bem diferente do que temos nos consoles, a janela é uma mão na roda para quem utiliza vários monitores ou precisa fazer alguma modificação antes mesmo de o jogo começar a rodar.

Além disso, o menu de configurações gráficas in-game também merece aplausos. Assim como em Days Gone, Spider-Man Remastered traz uma página de settings gráficos transparente, que muda o visual do jogo em tempo real durante os ajustes. Além de tornar a experiência mais visual, a novidade normalmente não exige que o jogo seja reiniciado para aplicar grandes mudanças, o que deixa o processo mais amigável.

Por fim, vale mencionar também o suporte para escala de resolução dinâmica. Ao utilizar recursos como o DLSS, o jogador pode escolher um framerate máximo e deixar que o jogo se vire para equilibrar o desempenho. Uma ótima opção para quem não quer ter muitas dores de cabeça buscando as configurações ideais para rodar o game.

Suporte para ultrawide

Outro grande acerto da PlayStation no PC é o suporte para ultrawide. Após pisar na bola com Horizon Zero Dawn, que chegou trazendo borrões para tapar as custscenes, a empresa parece ter aprendido a lição e vem acertando em seus últimos ports.

Spider-Man Remastered chegou com a melhor experiência em ultrawide entre os jogos da companhia. Para games single-player, o suporte para os monitores mais compridos garante imersão extra na história e gameplay, além de um aspecto cinematográfico.

Apesar de não ser algo padrão na indústria dos games, a novidade está ganhando bastante atenção da Sony nos ports, o que pode ser algo a entrar no radar da empresa até mesmo no mercado de periféricos. Recentemente, a companhia lançou uma marca de monitores de PC, o que pode incluir modelos ultrawide no futuro.

Janela de lançamento

Enquanto a empresa está bastante dedicada a fazer sucesso nos computadores, pode ser que ainda demore para a Sony lançar jogos diretamente no computador. Diferente da Microsoft, que libera seus figurações no computador e Game Pass simultaneamente com os consoles, a PlayStation já disse que pretende seguir outro caminho.

Assim como Spider-Man e outros títulos da companhia, a tendência é que os jogos sejam exclusivos dos consoles PlayStation por um bom tempo antes do lançamento nos computadores. Enquanto Spider-Man chegou ao PS4 em 2018 e deu as caras no PS5 em 2020, a chegada no PC só ocorreu agora.

No entanto, o tempo de espera pode não ser tão grande com certos games. A versão refeita de The Last of Us, por exemplo, estará disponível nos próximos meses para computador, enquanto a versão de PS5 chega em setembro.

Launcher próprio?

Com tantos jogos chegando ao PC, também não podemos descartar uma possibilidade que pode desagradar alguns jogadores: o lançamento de um launcher próprio da PlayStation no computador. Assim como Xbox e Battle.Net, a empresa pode, em algum momento, lançar sua própria loja de jogos.

Recentemente, uma vaga de emprego aberta pela Sony já deu a entender que a empresa está investindo em algo do tipo. Além disso, a janela de configurações de Spider-Man no PC já vem com um link para a página dos jogos de PlayStation no computador, indicando o interesse da empresa em divulgar seus títulos na plataforma.

Apesar de obrigar os jogadores a baixarem mais um software, um launcher de PC faria sentido para a Sony. Afinal, a empresa poderia centralizar seus jogos em uma plataforma, trazer a PlayStation Network para o computador e também ficar com 100% dos lucros de games vendidos pela plataforma.

E os próximos games?

Enquanto a empresa ainda não confirmou planos para seu launcher, já sabemos que Spider-Man não será o último lançamento da marca no PC em 2022. Homem-Aranha Miles Morales está marcado para chegar até o final do ano e, além disso, a Sony deve liberar a coletânea de Uncharted no computador — vazamentos apontam para outubro.

Caso o remake de The Last of Us também chegue ao computador em 2022, o ano terá o maior número de lançamentos da empresa no PC. Resta agora saber se a companhia vai caprichar na otimização, algo que ainda pode melhorar, e se futuros lançamentos chegarão mais cedo na plataforma.

Spider-Man Remastered está disponível no PC pela Steam e Epic Games Store. A Nuuvem, que cedeu uma cópia de testes para o Jornal, está vendendo o game para computador com 10% de desconto usando o cupom NOVIDA10.

Por Jornal dos Jogos

Uma newsletter de games que cresceu tanto que ganhou um site!