A indústria dos games passa por um momento recheado de remasters e remakes atualmente. Enquanto projetos como Resident Evil 4 prometem dar uma nova vida a jogos famosos, outros lançamentos acabam gerando polêmica, como The Last of Us Part 1. No PC, a comunidade de modders já está acostumada a aprimorar jogos antigos, e isso promete ficar ainda mais fácil com a plataforma RTX Remix.
Apresentada pela Nvidia no evento de revelação das GPUs Ada Lovelace, o RTX Remix é um software gratuito que promete facilitar a vida de modders que querem revitalizar games antigos. Com a novidade, será possível atualizar texturas e iluminação com Ray Tracing e DLSS.
Funcionando com jogos que rodam em DirectX 8 e 9, a ferramenta ganhou demonstrações durante a transmissão ao vivo da Nvidia. Além disso, Portal 1 receberá uma versão com Ray Tracing, que será disponibilizada de graça na Steam.
O poder do RTX Remix: comparativo de imagens
Enquanto os bastidores do RTX Remix são recheados de detalhes técnicos, o objetivo da Nvidia é entregar uma plataforma simples de usar para modders. A novidade adapta os arquivos de games para um padrão universal, permite que diversas adições modernas sejam feitas, como Ray Tracing e DLSS, e depois exporta tudo como um mod qualquer, que pode ser distribuído em sites como o Nexus Mods.
Para exemplificar a simplicidade do processo, a Nvidia divulgou imagens de The Elder Scrolls III: Morrowind após o jogo “receber um trato” no RTX Remix. Com a tecnologia gratuita, é possível adicionar pontos de luz e colocar Ray Tracing e DLSS no game, como é possível ver na imagem abaixo:
Além de permitir a criação de mods com Ray Tracing e DLSS facilmente, o RTX Remix traz diversas opções de customização das tecnologias para os modders. É possível escolher os locais onde cada ponto de iluminação estará e até a intensidade.
Quando o mod é empacotado para distribuição, uma interface para os jogadores também é disponibilizada. O menu que aparece no jogo permite customizar a experiência de traçado de raios e até adicionar efeitos de pós-processamento, como filtros.
O RTX Remix também permite editar facilmente as texturas do game para a criação de modificações. Os modders podem adicionar novos objetos e texturas provenientes de vários apps, como o Blender, e até trabalhar de maneira colaborativa.
A inteligência artificial também está presente no RTX Remix. O software conta com soluções que permitem atualizar a resolução de texturas e objetos automaticamente utilizando IA.
Com as novidades trazidas na plataforma, trabalhos que levariam meses para serem realizados por modders podem ser feitos com muito mais agilidade. Basta que o jogo atenda os requisitos de uso do RTX Remix para aproveitar os benefícios da ferramenta.
Quando o RTX Remix estará disponível?
A Nvidia não revelou quando lançará o RTX Remix, mas a boa notícia é que a novidade não é exclusiva das placas RTX 40. Ou seja, para realizar trabalhos com Ray Tracing, basta ter uma GPU que aguente o tranco.
Apesar de ainda não ter data de chegada, o RTX Remix já possui um site oficial com um formulário de notificação. Ou seja, se você é modder, faça a inscrição aqui e aguardar as novidades.