Aproveitando que você pode pegar o Xbox Game Pass Ultimate no precinho ao converter sua assinatura do Xbox Live Gold, vamos mostrar aqui uma lista de jogos leves (e maneiros) disponíveis no catálogo da assinatura. Assim, você pode jogar direto no seu PC, mesmo que seja um notebook com gráficos integrados ou GPU mais antiga.
Vale destacar que todos os jogos listados aqui são realmente leves, mas alguns podem exigir um pouco mais do que outros. Se o seu sistema for realmente MUITO velho e limitado, talvez ele não segure alguns dos títulos, mas é bem provável que você consiga rodar todos os jogos sem muitos problemas no seu PC.
Como converter Live Gold em Xbox Game Pass Ultimate
Além disso, assim que você já assinou o Game Pass, não custa nada abrir e testar a performance do game direto no seu sistema. E, caso tudo de errado, ainda é possível rodar alguns títulos por meio do xCloud.
Minecraft
É isso mesmo, esse jogo famoso não só pela sua longevidade mas também por sem pouco exigente para os PCs está disponível no Game Pass. Você pode jogar tanto na versão Java ou Bedrock; apesar da comunidade ter uma preferência pelo Minecraft Java, tenha em mente que se você quiser jogar com controle ou com seus amigos que tem um console, vai precisar jogar o Minecraft para Windows (ou Bedrock).
Requisitos mínimos (Bedrock):
- Processador: Intel Core i3 3210 | AMD A8 7600
- RAM: 4 GB
- Placa de vídeo: : Intel HD Graphics 4000 ou AMD Radeon R5 series
- Armazenamento: Até 1GB
Hollow Knight
Esse desafiador jogo indie no estilo metroidvania é extremamente elogiado, conta com uma estética única e, além de estar disponível no Game Pass para PC, exige muito pouco do seu computador.
Requisitos mínimos:
- Procesador: Intel Core 2 Duo E5200
- RAM: 4 GB
- GPU: GeForce 9800GTX+ (1GB)
- Armazenamento: 9 GB
Stardew Valley
Você pode construir uma fazenda e explorar o incrível mundo de Stardew Valley sozinho ou com os seus amigos a partir de basicamente qualquer PC.
Requisitos mínimos:
- Processador: 2 Ghz
- RAM: 2 GB
- GPU: Com pelo menos 256 MB de VRAM
- Armazenamento: 500 MB
Hades
Esse incrível e lindo jogo roguelite da Supergiant games que ganhou diversas premiações no ano que foi lançado está dentro do catálogo do Game Pass e conta com requisitos de sistema bem modestos.
Requisitos mínimos:
- CPU: Dual Core 2.4 Ghz
- RAM: 4 GB
- GPU: Pelo menos 1 GB de VRAM
- Armazenamento: 15 GB
Spelunky 2
O título foi uma adição bem recente ao catálogo e o game, além de bem leve, é muito elogiado pelos jogadores.
Requisitos mínimos:
- CPU: Quad-core 2.6 GHz
- RAM: 4 GB
- GPU: NVIDIA GTX 750
- Armazenamento: 600 MB
Overcooked 2
Se você não resgatou o game de graça na Epic Games, ainda pode aproveitar essa ótima experiência cooperativa pela assinatura do Xbox Game Pass. O título é bem leve e deve rodar em muitos computadores, mesmo com gráficos integrados mais fracos.
Requisitos mínimos:
- CPU: Intel i3-2100 / AMD A8-5600k
- RAM: 4 GB
- GPU: GeForce GTX 630 / Radeon HD 6570
- Armazenamento: 3 GB
Skul: The Hero Slayer
Esse indie de 2021 muito elogiado agora está disponível no Game Pass e deve rodar em praticamente qualquer coisa.
Requisitos mínimos:
- CPU: Dual Core da Intel ou da AMD com 2.8 GHz
- RAM: 4 GB
- GPU: Nvidia 450 GTS / Radeon HD 5750
- Armazenamento: 1 GB
Spiritfarer
Requisitos mínimos:
- CPU: Dual Core de 3.0 GHz
- RAM: 4 GB
- GPU: Com pelo menos 1 GB de VRAM
- Armazenamento: 7 GB
xCloud: o Cloud Gaming como Carta na Manga
Quando falamos do Xbox Game Pass combinado com PCs fracos, não podemos deixar de mencionar o Xbox Cloud Gaming que chegou recentemente aqui no Brasil com o xCloud. A lista de jogos leves ainda pode ser muito útil, já que ainda há algumas vantagens em rodar games nativamente no seu PC, como não depender da disponibilidade dos servidores ou da qualidade da sua conexão.
Ainda assim, o Cloud Gaming abre uma janela pra vários jogos incríveis, até naquele seu notebook com Intel Celeron das antigas.
Se você assinar o Xbox Game Pass Ultimate, vai ter acesso aos mais de 100 jogos disponíveis pela nuvem na assinatura. Para ter a melhor experiência aqui, você não precisa de um PC potente, mas sim de uma internet de qualidade. Seja qual for o seu plano de internet, dê preferência para a conexão via cabo (Ethernet) – mesmo um plano básico de fibra óptica deve segurar o streaming.