Categorias
PC

PC fraco roda Hogwarts Legacy? Veja jogo em notebook com GTX 1050 Ti

Veja como está a experiência de jogar Hogwarts Legacy em um notebook gamer de entrada

Hogwarts Legacy pode ser rodado em um notebook com a GTX 1050 Ti com uma qualidade decente, para a alegria de quem possui um computador fraco. Enquanto rodar grandes lançamentos no PC pode ser uma tarefa árdua, a experiência em um setup modesto está aceitável.

O Jornal dos Jogos testou o game em um notebook da Acer com a GTX 1050 Ti de notebooks e processador Intel Core i7-7700HQ, além de 16 GB de memória RAM. Com cerca de seis anos de mercado, o sistema já está consideravelmente defasado, mas ainda consegue aguentar Hogwarts Legacy com tranquilidade.

É válido ressaltar que a GTX 1050 Ti está na média dos requisitos mínimos de Hogwarts Legacy, que lista 16 GB de RAM e GPUs ao nível da GTX 960 — confira as especificações completas aqui. Enquanto a listagem de hardware mínima promete o game a 30 quadros por segundo em 720p, é possível conseguir uma performance melhor em notebooks gamers de entrada.

Como o jogo roda na GTX 1050 Ti de notebook?

Ao abrirmos Hogwarts Legacy no notebook, o jogo automaticamente sugeriu um preset gráfico com todas as especificações no Low. Além disso, a resolução foi configurada para 1080p. No entanto, é importante ressaltar que a GTX 1050 Ti aguenta gráficos mais altos para o jogo inspirado no universo de Harry Potter.

Em testes feitos no Jornal dos Jogos, e que podem ser vistos em benchmarks na internet (como no vídeo abaixo), conseguimos rodar o game em Full HD no médio em 1080p. Enquanto a experiência padrão garante cerca de 30 quadros por segundo, é possível mirar nos 60 fps usando as ferramentas de controle de resolução presentes em Hogwarts Legacy.

Hogwarts Legacy está bem servido de opções de gerenciamento de resolução — o jogo também inclui DLSS, que não está na imagem.

O jogo está bastante completo nesse quesito. Além de trazer duas versões do AMD FSR, o game da Warner inclui o Nvidia NIS e o Intel XeSS. Para quem possui GPUs RTX, também é possível rodar o game com o DLSS, que usa IA para entregar mais potência em placas da linha.

Para quem busca uma experiência mais estável, existem modificações simples que podem facilitar a vida do jogador. Para quem não se importa com quadros, é possível travar os frames por segundo m 30 fps e gerenciar o preset gráfico, o que pode melhorar a experiência visual.

Hogwarts Legacy | 1050 Ti | 1650 S | 1660 | 2060 S | 3050 | 3060 Ti | R5 5600X (+ Steam Deck)

Como eu prezo por mais quadros, acabei seguindo outro caminho. Reduzi a resolução usando as ferramentas do game para ficar mais próximo dos 60 fps. Ao adotar resoluções como 720p ou até inferiores no pós-processamento, é possível garantir uma experiência com estabilidade e mais frames por segundo durante o gameplay.

É válido ressaltar que os gráficos do game acabam não ficando tão bonitos em alguns casos, principalmente fora do castelo, onde temos ambientes mais abertos. No entanto, a experiência também está longe de ser horrível quando você foca em frames.

Hogwarts Legacy rodando em notebook com a GTX 1050 Ti.

Para quem limitar os quadros e buscar por qualidade gráfica, é possível garantir um visual interessante para o game, mesmo em sistemas mais fracos. Assim, o jogo não decepciona tanto ao rodar em notebooks com a GTX 1050 Ti, já que o gameplay, o prato principal do game, funciona com tranquilidade mesmo na GPU mais antiga.

Recomendação: use um SSD

Um detalhe pequeno, mas que pode fazer bastante diferença, é realizar a instalação de Hogwarts Legacy em um SSD. Enquanto notebooks como o Acer VX contam com um HD de 1 TB para armazenamento, é comum que os usuários adotem um SSD M.2 para agilizar a velocidade do sistema operacional.

Portas carregando em Hogwarts
Legacy: entenda motivo e como evitar

Para quem está impaciente com as telas de loading e compilação de shaders, vale a pena transferir o jogo para um SSD. Os carregamentos são mais rápidos e geram uma grande melhora na experiência geral com o game, uma vez que você não vai ficar preso em tantos momentos de carregamento.

Comprar Hogwarts Legacy no PC

Quer comprar Hogwarts Legacy? O jogo pode ser comprado atualmente com desconto na loja brasileira Nuuvem, na versão da Steam. O game está saindo por R$ 219,98, uma queda de 12% em relação ao valor padrão.

Por Jornal dos Jogos

Uma newsletter de games que cresceu tanto que ganhou um site!