Se você estava esperando a desculpa perfeita para turbinar o seu setup, a NVIDIA acaba de entregar em alta definição. A empresa lançou oficialmente os novos notebooks equipados com as poderosas GPUs GeForce RTX 5090 e RTX 5080, e ainda anunciou várias atualizações voltadas para edição de vídeo profissional, como o suporte ao novo formato de cores 4:2:2 no Adobe Premiere Pro. Spoiler: vem muita IA nessa história!
Equipados com a arquitetura Blackwell, os novos notebooks prometem o maior salto de performance já visto em laptops para criação de conteúdo, jogos e inteligência artificial. Segundo a NVIDIA, a dupla 5090/5080 é capaz de lidar com projetos 3D complexos, transmissões ao vivo e modelos generativos de IA até duas vezes mais rápido que a geração anterior — tudo isso em dispositivos mais finos, leves e silenciosos graças às tecnologias Max-Q.

Falando em criatividade, a colaboração com a Adobe trouxe um superpoder para quem trabalha com edição de vídeo: o suporte nativo para o formato de cor 4:2:2 no Adobe Premiere Pro (beta). Essa novidade é um divisor de águas para quem precisa de mais fidelidade de cores e arquivos menores na hora de editar, sem abrir mão da qualidade visual.
Veja o que os novos notebooks GeForce RTX Série 50 oferecem:
- Arquitetura NVIDIA Blackwell: Nova geração de GPUs com otimizações para IA, edição e jogos em alta performance.
- Compatibilidade com 4:2:2: Decodificação acelerada de vídeos HEVC e H.264 10-bit 4:2:2 para reprodução mais suave e resposta mais rápida da timeline no Adobe Premiere Pro.
- Exportação de vídeo até 8% mais eficiente: Graças ao encoder de nona geração NVENC, que entrega vídeos em HEVC mais leves e de alta qualidade.
- Tecnologia Max-Q de última geração: Otimiza GPU, CPU, memória, sistemas térmicos e software para garantir desempenho máximo e maior duração de bateria.
- Plataforma NVIDIA Studio: Mais de 130 apps criativos acelerados por GPU, com drivers otimizados e estabilidade extra.
- Até 24 GB de VRAM: Memória de sobra para lidar com projetos gigantescos de 3D e vídeo em altíssima resolução.
Além disso, as melhorias em IA nos aplicativos da Adobe são aceleradas pelas GPUs RTX 5090. Recursos como o Adobe Media Intelligence, que identifica automaticamente objetos e locais nos vídeos, agora rodam 30% mais rápido do que na geração anterior. Já o Enhance Speech — ferramenta que limpa ruídos de fundo e melhora o áudio — é até 7 vezes mais rápido do que no novíssimo MacBook Pro M4 Max.
Se você curte edição de vídeo com tela verde (hello, youtubers!) ou gosta de trabalhar com gradação de cor minuciosa, o novo suporte ao formato 4:2:2 vai fazer a diferença. Ele oferece mais informações de cor, bordas mais suaves e maior flexibilidade para correções sutis, tudo isso sem pesar demais no tamanho dos arquivos.
E pra quem trabalha com projetos multi-câmera: uma RTX 5090 é capaz de decodificar até seis fontes de vídeo 4K a 60 FPS simultaneamente. Ou seja, adeus travadinhas na timeline! E ainda sobra espaço para acelerar suas exportações com o novo encoder e decodificador da NVIDIA.
Os novos notebooks GeForce RTX Série 50 já estão disponíveis no mercado. Para encontrar o modelo ideal (e montar seu estúdio criativo portátil dos sonhos), você pode usar o localizador de produtos no site oficial da NVIDIA.