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Mortal Kombat 11 e Denuvo: o fim da pirataria no PC?

Com a ajuda do polêmico anti-tamper, o jogo de luta deu fatality na ilegalidade no PC

Mortal Kombat 11 chegou em abril com uma história envolvendo viagem no tempo, novas mecâncias de combate e gráficos bem bonitos. Uma característica secundária, porém, também merece atenção: o jogo adotou a tecnologia antipirataria Denuvo no computador e está longe do The Pirate Bay há mais de 150 dias, segundo o site CrackWatch. O feito é impressionante, visto que o game anterior teve cópias ilegais já no lançamento, e mostra que a pirataria no computador já não é a mesma de que antigamente.

O ano era 2016 e o famoso grupo de programadores 3DM, especialista em quebrar a segurança de jogos no PC, disse que seu negócio estava em risco e a pirataria de games na plataforma poderia acabar dentro de dois anos. O motivo? A tecnologia Denuvo Anti-Tamper, que deixou impossível lançar uma versão irregular de Just Cause 3 na época.

Corta para 2019: a pirataria ainda existe no PC e, para a alegria de quem não curte pagar por jogos, o pessoal da 3DM estava errado. Em partes, pelo menos. Atualmente, ainda é possível encontrar games piratas no computador, mas já virou rotina ver grandes lançamentos ficarem um bom tempo longe do mercado cinza graças ao poder do Denuvo. Depois de Just Cause 3, que só foi pirateado 250 dias após sua chegada, tivemos dezenas de blockbusters passando longe do Pirate Bay durante meses, como é o caso do nosso amigo MK 11.

De novo o Denuvo

Segundo informações do Crackwatch, que mapeia lançamentos no PC, os 10 jogos mais buscados na plataforma ficaram uma média de 90 dias sem ter uma versão pirata. Ou seja, para grandes lançamentos do computador, já está virando comum uma janela de aproximadamente três meses longe dos torrents. E boa parte da culpa disso aí é do Denuvo Anti-Tamper.

A solução desenvolvida pela empresa de segurança Irdeto chegou em 2014 e funciona como uma proteção extra para os softwares de DRM (gerenciamento de direitos digitais), que tem a missão de proteger os games de PC contra pirataria. Ou pelo menos tentar o máximo que puder.

Polêmico, mas funcional

Muitos jogadores veem problema no uso da tecnologia por causa de testes que apontam impactos no desempenho dos jogos com o Anti-Tamper, mesmo que a firma negue que isso aconteça. Outro fator que faz muita gente questionar a validade o programa são games que usam a tecnologia e chegam na pirataria pouco tempo depois (ou até antes) de seu lançamento no PC. O que nem todo mundo sabe é que a Denuvo está ciente de que seu código vai ser quebrado.

Quebre-me se for capaz

Apesar de o Denuvo já ter sido descrito por especialistas em quebrar criptografia como uma solução apocaliptica, a própria Irdeto diz que o objetivo da solução é entregar uma “janela de lançamento” sem pirataria. Ou seja, a empresa tá ligada que sua tecnologia pode ser violada em algum momento. Ainda assim, mesmo com a parada deixando de fazer seu job em muitos casos, manter jogos como Injustice 2 e Mortal Kombat 11 por meses longe da pirataria faz o negócio valer a pena para as grandes publishers e desenvolvedoras. Com isso em mente, a tendência é que a solução continue presente no mercado, mesmo que de vez em quando falhe mireravelmente (e supostamente atrapalhe o desempenho do produto).

Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.