Categorias
Análises PC

Mortal Kombat 1 de PC traz DLSS, ultrawide e roda em notebook gamer fraco – veja análise

Veja como está a experiência de jogar Mortal Kombat 1 no computador

Mortal Kombat 1 chegou dando fatality com uma história que reinicia seu universo no PC, PS5, Xbox Series S e X, além do Nintendo Switch. Enquanto o jogo conquistou os fãs com sua narrativa e belos gráficos, jogadores que ficaram na antiga geração, do PS4 e Xbox One, acabaram ficando de fora do lançamento.

Mas e no PC? Como Mortal Kombat 1 está se comportando em diferentes tipos de máquinas? É possível rodar o jogo em um notebook gamer mais antigo? Confira nossa análise do game no computador após testes em dois sistemas diferentes!

image

Jogo: Mortal Kombat 1
Lançamento: 19/09/2023
Plataforma de teste:
Steam
Tempo de teste: 15 horas

Preço: R$ 240 no PC (Nuuvem)

Mortal Kombat 1 é pesado no PC? Veja requisitos

Apesar de ter sido lançado com a nova geração em mente, Mortal Kombat 1 chegou ao PC com requisitos consideravelmente amigáveis. O jogo exige bastante armazenamento, pedindo 100 GB para instalação, mas funciona em GPUs mais antigas com tranquilidade.

Abaixo, confira os requisitos mínimos e recomendados oficiais do game, que foram retirados da página da Steam do jogo:

Requisitos mínimos

  • OS: Windows 10 (64-bit);
  • Processador: Intel Core i5-6600, AMD Ryzen 3 3100 ou Ryzen 5 2600;
  • Memória: 8 GB RAM;
  • GPU: NVIDIA GeForce GTX 980, AMD Radeon RX 470 ou Intel Arc A750;
  • DirectX: Versão 12;
  • Armazenamento: 100 GB de espaço livre.

Requisitos recomendados

  • OS: Windows 10/11 (64-bit);
  • Processador: Intel Core i5-8400 ou AMD Ryzen 5 3600X;
  • Memória: 8 GB RAM;
  • GPU: NVIDIA GeForce GTX 1080 Ti, AMD Radeon RX 5700 XT ou Intel Arc A770;
  • DirectX: Versão 12;
  • Armazenamento: 100 GB de espaço livre.

Durante os nossos testes, colocamos Mortal Kombat 1 para funcionar em um notebook Acer VX, que possui hardware gamer de entrada de 2017, e em um PC Gamer de ponta, com GPU RTX 4070 e processador Intel de alta qualidade. A seguir, veja como o jogo se saiu em ambos os cenários.

O jogo roda bem em notebook gamer velho?

Ao colocarmos Mortal Kombat 1 para rodar em um notebook Acer VX, o game surpreendeu de maneira positiva. Após os relatos de como o título está rodando no Nintendo Switch, era de se esperar que o jogo não estivesse tão bem otimizado no PC.

  • Sistema: Windows 11
  • Processador: Intel Core I7-7700HQ
  • Placa de vídeo: GTX 1050 Ti de notebook
  • Memória: 16 GB de RAM DDR4
  • Armazenamento: SSD externo Kingston XS1000 de 2 TB

Mesmo com a GTX 1050 Ti estando levemente abaixo dos requisitos mínimos, Mortal Kombat 1 rodou sem grandes problemas. Ao otimizarmos os gráficos com presets mais baixos, foi possível rodar o game em 1080p (Full HD) com framerate variando em 30 a 60 fps.

Apesar de exibir alguns artefatos, o FSR 2.0 entrega um bom resultado na GTX 1050 Ti.

Vale ressaltar, também, que rodamos o jogo usando um SSD externo, via conexão USB 2.0 de alta velocidade. Mesmo assim, não tivemos problemas com texturas ou crashes durante as lutas — o modelo em questão, Kingston XS1000, entrega até 1000 MB/s de escrita e leitura.

Durante as lutas, a taxa de quadros varia bastante entre 30 e 45 frames, dependendo do cenário em que o combate acontece e os movimentos especiais realizados pelo jogador. Ainda assim, a experiência é bastante estável no gameplay e visualmente, cortesia do suporte para o AMD FSR — ocasionalmente é possível ver borrões e bugs de textura nos cabelos, mas nada que estrague a experiência.

No modo campanha, que traz a história do jogo, as cenas cinematográficas são exibidas em 60 quadros por segundo. Durante nosso gameplay de pré-lançamento, enfrentamos alguns congelamentos nas transições de cenas. No entanto, a tendência é que isso seja resolvido com um patch futuramente.

Como está a experiência em um PC Gamer de ponta?

Mortal Kombat 1 traz suporte para ultrawide na versão de PC.

Quando elevamos o hardware para rodar Mortal Kombat 1, o jogo apresenta gráficos caprichados. Com uma direção de arte que ressalta visuais realistas e ambientes coloridos, o game fica deslumbrante em um PC Gamer de ponta.

Confira, a seguir, o sistema que utilizamos para testar o game:

  • Sistema: Windows 11
  • Processador: Intel Core i9-13900
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce RTX 4070 Founders Edition
  • Memória: 32 GB de RAM DDR5 – Kingston Fury Beast RGB
  • Armazenamento: SSD externo Kingston XS1000 de 2 TB

Além de bonito, Mortal Kombat 1 também possui um arsenal completo de tecnologias de resolução. Com um hardware potente, é possível aproveitar o FSR 2.0,o Intel XeSS e o potente DLSS, tanto no modo 16:9 quanto em ultrawide.

A tecnologia de resolução da Nvidia está disponível na versão 2.0, que traz somente upscaling de imagem. Ou seja, a função de geração de frames e a reconstrução de ray tracing não estão no título — Mortal Kombat 1 nem mesmo possui efeitos Ray Tracing. Contando com diversos modos, indo de desempenho ao qualidade, Mortal Kombat 1 permite configurar a potência do DLSS em um slider, que vai de 0 até 100.

Mortal Kombat 1 também chega com suporte para ultrawide no PC. Com o espaço de tela extra, é possível visualizar melhor os cenários do game, o que garante uma experiência mais imersiva durante as lutas.

Pontos para melhorar

Em sua versão de lançamento, Mortal Kombat 1 chegou com certas limitações no PC, o que claramente impede que o jogo alcance o seu potencial máximo em hardwares mais potentes. Durante nossos testes, por exemplo, não conseguimos utilizar a opção de tela cheia, apenas janela ou janela sem bordas.

O modo Invasão está travado em 30 fps no PC.

Isso acabou impedindo mudanças na resolução nativa da tela, o que pode fazer diferença dependendo da TV ou monitor em que o jogador está rodando o game. Além disso, Mortal Kombat 1 conta com limitadores de frames: você só pode jogar em até 60 quadros por segundo durante as partidas.

Enquanto 60 quadros por segundo já é suficiente para aproveitar muito bem o jogo de luta, existe um outro problema relacionado ao framerate em Mortal Kombat 1: a tela inicial e o modo invasão. Atualmente, o jogo roda toda a interface em 30 quadros por segundo, independente do poder do hardware em que o título esteja em execução.

Vale a pena jogar no PC?

Mortal Kombat 1 chega aos computadores com um port que podia ser melhor em hardwares mais potentes, mas entrega uma experiência de qualidade e belos visuais. Além disso, o título funciona de forma aceitável em hardwares de entrada como a GTX 1050 Ti.

Mesmo com espaço para melhorias, Mortal Kombat 1 é uma boa pedida no PC!

Com preços partindo de R$ 240 no computador, Mortal Kombat 1 é uma boa pedida para quem está com um computador modesto e pretende buscar uma máquina mais potente no futuro. No entanto, o jogo ainda conta com espaço para melhorias, e esperamos que a NetherRealm libere logo alguns patches liberando todo o potencial do game nos computadores.

Por Jornal dos Jogos

Uma newsletter de games que cresceu tanto que ganhou um site!