Categorias
Especial PC

Jogos cooperativos com campanha e multiplayer local no PC

Em busca de algo para jogar com tela dividida no computador? Confira uma lista com várias indicações de games multiplayer coop no PC!

Jogar qualquer coisa já é bom, mas sabe o que é melhor ainda? Reunir uma galera para passar um tempo no multiplayer, seja online ou na clássica tela dividida. A geração do PlayStation 3 e Xbox 360 deixou consigo um catálogo imenso de games com campanhas e multiplayer local, que a pouco foi dando espaço para os modos à distância que exigiam mais de um console para acontecer.

Ainda assim, ainda há uma imensa saudade pela experiência de curtir um game ao lado de um colega ou cônjuge. Pensando em solucionar o problema para quem está procurando por jogos com tela dividida no PC, reunimos alguns nomes — novos e antigos — de jogos que são boas escolhas para o coop local.

BattleBlock Theater e Castle Crashers

BattleBlock Theater Steam Announcement Trailer

Os clássicos da The Behemoth já reservaram espaço no coração de muita gente no mundo todo. Esses jogos atemporais cativaram milhões de pessoas pelo seu estilo cômico, gameplay extremamente simples e uma trama bem abobalhada, mas envolvente o bastante para levar os jogadores até o final.

Da dupla, Castle Crashers é o meu favorito. Esse “beat’ em up” é simples, apresenta elementos de RPG básicos, habilidades distintas aos personagens escolhidos e um catálogo de heróis que se expande a medida que você avança na história. É cativante, leve e ideal para jogatinas descompromissadas.

Battleblock Theater está disponível para PC e consoles Xbox (através da retrocompatibilidade com o Xbox 360). Já Castle Crashers pode ser jogado no Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC.

The Escapists 2

The Escapists 2 - Launch Trailer | PS4

A franquia The Escapists é um grande simulador de fuga de prisões muito bem bolado para garantir uma sessão de tempo considerável, grande fator replay e uma imensidão de possibilidades e abordagens. Se o jogo original era bom, o ápice chegou na sequência The Escapists 2 — que até foi distribuído gratuitamente pela Epic Games.

Observar, planejar e executar planos para fugir das prisões pode ser mais demorado e divertido do que o esperado, o que torna o jogo um ótimo candidato para lan partys ou até jogatinas remotas — o título também permite multiplayer online.

The Escapists 2 está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch, Android e iOS.

Guacamelee! 1 e 2

Guacamelee! 2 - Launch Trailer (PS4, Steam)

Guacamelee! 1 e 2 são fantásticos, coloridos, empolgantes e aceleradíssimos. O lance aqui é trabalhar em cooperação com os colegas para potencializar o fator diversão do game (que também cai bem na jogatina solo), em combinações de golpes estilizados, alguns labirintos simples e uma trilha sonora cativante.

É um pouco mais “compromissado” que os jogos citados anteriormente e leva mais algumas horas para terminar. No entanto, é uma brilhantíssima franquia que tem como protagonista Juan Aguacate e o folclore mexicano. Para quem é? Aqueles que querem uma campanha mais consistente e com um bom dinamismo para equipe.

O Guacamelee! original foi lançado para PC, PS3 e Xbox 360. Naturalmente, ele e o Guacamelee! 2 também estão disponíveis para PS4, Xbox One, Xbox Series X/S, PS5 e Nintendo Switch.

Lovers in a Dangerous Spacetime

Tudo em Lovers in a Dangerous Spacetime se trata de uma cooperação quase orquestral entre os integrantes da espaçonave durante as missões. Os jogadores assumem o papel de pequenos viajantes espaciais e precisam gerenciar e controlar os componentes de uma nave, desde os propulsores, escudos e armas.

Na prática, as coisas saem dos trilhos com facilidade e o Lovers é bastante piedoso. Tudo é muito brilhante e amigável, e o fator replay é virtualmente infinito, já que basta trocar um único integrante da nave para ter uma experiência totalmente diferente.

Lovers in a Dangerous Spacetime está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PS5 e Nintendo Switch.

Trine

A franquia Trine veio de surpresa para mim e me cativou com poucos minutos. O trio composto por Zoya, Pontius e Amadeus é insuperável no que propõe: Zoya é ágil, ataca à distância e alcança lugares que os outros não conseguem; Pontius é o mais forte, seu escudo apara golpes inimigos e é um imbatível cavalheiro; e Amadeus, o mago, é capaz de conjurar objetos — caixas, pranchas e outros — e movê-los à longa distância.

Ao lado deles, a ambientação chama a atenção e a física dita as regras do jogo. O trio precisa trabalhar em conjunto para superar puzzles e desafios rápidos dos cenários para avançar para a próxima seção. O modo solo permite que o jogador alterne entre os três personagens, mas o jogo brilha se há uma pessoa para cada papel.

Atualmente, Trine já tem 4 jogos, sendo o terceiro deles em perspectiva 3D. A seleção guarda longas horas de gameplay, uma história consistente e muitos puzzles. Todos os jogos estão disponíveis para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.

It Takes Two

It Takes Two Official Reveal Trailer

O premiado game feito por Josef Fares é uma experiência incrível para jogar em tela dividida no PC. Com campanha obrigatória para dois jogadores, It Takes Two conta a história de um casal à beira do divórcio que é transportado para uma dimensão diferente. A temática cheia de viagens da aventura garante uma experiência diversificada de gameplay, divertindo até mesmo quem não é muito chegado em games.

Graças ao seu estilo, o jogo é ótimo não apenas para aproveitar com amigos gamers, mas também com a galera que não tem muita afinidade com a mídia e está descobrindo esse mundo do entretenimento. Felizmente, encontrar It Takes Two para jogar não é complicado: a produção da Hazelight pode ser encontrada no PC e consoles PlaytStation e Xbox, fazendo parte dos catálogos do Game Pass Ultimate e EA Play.

A Way Out

A Way Out Official Reveal Trailer

Dos mesmos criadores de Brothers: A Tale of Two Sons e o premiado It Takes Two, o jogo A Way Out é uma experiência cinematográfica que conta a história da dupla Leo e Vincent, que tentam fugir da prisão. A experiência é totalmente voltada para uma jogatina ao lado de um amigo, seja presencial ou não, com cenas intensas e uma história envolvente.

Quando joguei, fiquei frustrado pela experiência cinematográfica exagerada. Confesso que esperava algo como Army of Two: The 40th day, e isso detonou minha recepção do game. Ainda assim, foi divertido passar algumas horas com o jogo, mesmo que ele seja tão linear.

A Way Out tem um forte apego à história e permite que a dupla tome decisões para algumas ações durante a trama. É interessante e facilmente pode cativar espectadores, mas a gameplay não é tão dinâmica quanto qualquer outro game citado nessa lista.

O game está disponível para PC, PS4 e PS5, também para Xbox One e Xbox Series X/S, disponível no Xbox Game Pass Ultimate com EA Play.

Unruly Heroes

Unruly Heroes - Official Trailer [XboxOne | Nintendo Switch | PS4 | PC]

Desenvolvido pela Magic Design Studios, Unruly Heroes é um game de plataforma que conta a história de Sanzang, Wukong, Kihong e Sandmonk, personagens de Jornada ao Oeste, de forma enérgica e dinâmica.

A gameplay remete aos mais recentes jogos da franquia de Rayman e mistura com elementos de vários outros jogos, incluindo visualmente — dá até para ver um pouco de Ori and the Blind Forest em alguns cenários. Há um combate denso, gameplay ágil e uma exímia reprodução do gênero de plataforma para o modo multiplayer local, onde cada jogador assume o papel de um personagem.

Assim como em Trine, cada um deles exerce um papel importante na trama e mesmo se não houver quatro jogadores presentes será necessário alternar entre os personagens ocultos — o que também é possível no modo single-player.

Unruly Heroes está disponível para PS4, PS5, Nintendo Switch; no caso do Xbox One, Xbox Series X/S e PC, também está disponível e pode ser jogado através do Xbox Game Pass.

Rayman Legends e Rayman Origins

Rayman Legends - Mariachi Madness Walkthrough [UK]

Clássicos que voltaram em consoles mais modernos introduziram novos players ao Rayman e suas aventuras. Os jogos recontam as histórias do personagem com um divertido multiplayer local e dezenas de fases energéticas e que geram ótimos momentos.

Ambos são um belíssimo exemplo de jogo de plataforma e apresentam os principais elementos do gênero: combate descomplicado, cenários que exigem agilidade e desafios especiais para explorar o fator replay. Gastei longas horas nos dois jogos ao lado do meu irmão mais novo, aproveitando a acessibilidade do game com a pouca experiência do menino, e terminamos os dois com alguns dias — sem contar as missões secundárias e os extras imperdíveis.

Dicas extras de jogos coop no PC

O texto já ficou longo pra caramba, mas como temos muitas dicas boas de jogos com tela dividida no PC, separamos aqui mais alguns destaques. Veja abaixo mais games multiplayer com gameplay cooperativo disponíveis no computador:

  • Broforce: jogue com os personagens mais “machões dos cinemas em um game feito em Pixel Art. Disponível para PC e consoles, inclusive Nintendo Switch.
  • The Expandabros – É basicamente BroForce, mas com personagens de Os Mercenários e totalmente gratuito. Baixe na Steam.
  • Enter the Gungeon e Exit the Gungeon – Os dois games são uma ótima escolha para quem gosta de um roguelike. Ambos podem ser jogados no PC e consoles.
  • Gears 4 e Gears 5 – Disponíveis no Game Pass de PC, os games são uma ótima pedida para quem busca uma experiência AAA cooperativa
  • Boomerang Fu – O jogo coloca alimentos para brigar em uma arena com bumerangues e vários poderes especiais. Uma baita experiência de coop local. O indie está disponível no PC e consoles Xbox, PlayStation e Nintendo Switch.
  • Stardew Valley – Com tela dividida para até quatro pessoas, Stardew Valley traz uma história cativante e um mundo recheado de conteúdo. Uma experiência única e que garante centenas de horas de diversão com a galera. A versão com multiplayer pode ser jogada no PC e consoles, mas o título também conta com uma edição mobile.

Por Igor Almenara

Redator do Canaltech e colaborador do Jornal dos Jogos em reviews, notícias, artigos e outras coisas mais. Estudante de Engenharia da Computação na UERJ e fissurado pelo mercado tech, games e hardware.