Horizon Forbbiden West é um dos jogos mais bonitos e graficamente impressionantes da geração, o que pode preocupar alguns jogadores com a sua recente versão de PC. No entanto, apesar da complexidade visual, o jogo roda bem nos computadores com hardware razoável.
A seguir, confira nossa análise técnica e testes com Horizon Forbidden West no PC. A versão completa do game foi cedida para testes pela PlayStation Brasil.
Jogo: Horizon Forbidden West Complete Edition
Lançamento: 21/03/2024
Plataforma de teste: PC
Preço: R$ 249,90
Antes de tudo, os requisitos
Os desenvolvedores compartilharam uma lista bem completa de requisitos para rodar o game no PC. Sabemos que nem sempre essas informações condizem com o estado do software no lançamento, mas, felizmente, Horizon Forbbiden West foi bem representado em suas especificações mínimas e recomendadas.
Além das informações tradicionais entre o mínimo e o recomendado, a Nixxes Software, responsável pelo port, também compartilhou uma tabela trazendo informações extras. O estúdio detalha requisitos para a experiência Mínima, Recomendada, Alta e Muito Alta:
As especificações de GPUs variam entre uma GTX 1650 até uma RTX 4080, com um gameplay mais próximo com o que vemos nos consoles melhor representado por uma RTX 3070, o que é esperado.
Testes
Nos testes com o meu sistema, mirei na experiência do Alto, como listado nos requisitos. O PC conta com uma RTX 3070, um Ryzen 5 3600, 16GB de memória RAM DDR4 2600, Windows 11 e o jogo foi instalado em um SSD NVMe Kingston NV2.
Rodando nativamente em 1440p com todas as configurações gráficas no Alto, não tive grandes problemas de atingir 60 fps na maior parte do tempo. Mas para simular uma experiência mais próxima dos consoles com a exibição final em 4K, usei o DLSS no modo equilibrado para os testes.
Cuidado com a VRAM
Com essas configurações, o jogo rodou muito bem, mas não chegou a entregar 60 fps constantemente, ficando próximo da marca dos 57 fps. Algo que chamou atenção é que o consumo de VRAM com a exibição em 4K pode ser muito alto, o que pode provocar quedas bruscas em momentos específicos.
Em placas com apenas 8GB de VRAM, ou até menos, é bom tomar cuidado com a qualidade das texturas em resoluções maiores. Felizmente, no meu caso, configurar esse aspecto do jogo para o Médio foi o suficiente para normalizar esses problemas.
Curioso com o impacto que reduzir a qualidade das texturas poderia ter nos visuais do jogo, tentei comparar a qualidade das texturas em algumas superfícies entre o Médio, Alto e Muito Alto.
Não consegui reparar grandes diferenças na configuração Média, o que é um bom sinal. Em alguns lugares, olhando atentamente, é possível notar uma resolução menor em certas texturas, sim. No entanto, isso não é algo que afeta tanto os visuais do jogo.
Não deixe de usar a escala de resolução dinâmica
Além das tecnologias tradicionais de upscaling, como o DLSS, FSR e Intel XeSS, Horizon Forbbiden West conta com uma opção adicional aliada a esses recursos: a escala de resolução dinâmica.
Com essa opção, é possível configurar o jogo para mirar em uma taxa de quadros específica e ele vai automaticamente alterar os valores da resolução para ajustar o desempenho da GPU. Isso equipado com a tecnologia de reconstrução de imagem de sua preferência.
Com essa opção, a resolução interna pode variar de forma dinâmica desde a resolução nativa da tela, (como 4K, por exemplo) até o equivalente ao modo desempenho das tecnologias de upscaling. No caso da exibição 4K, isso seria 1080p.
Para a RTX 3070 com um sistema que conta com tecnologia de VRR, achei um ótimo balanço em configurar essa opção para 72 fps, assim o jogo sempre ajusta a resolução para entregar uma taxa de quadros constantemente acima dos 60fps de forma bem suave e estável.
Vale a pena rodar Horizon Forbbiden West no PC?
Apesar de exigir bastante VRAM em alguns cenários de uso, a versão para PCs de Horizon Forbbiden West é bem competente. O jogo entrega experiências superiores ao do PlayStation 5 mesmo em sistemas com custo semelhante ao do console.
A Nixxes Software, responsável pelo port para PC do título, já tem um ótimo histórico de lançamentos para a plataforma. Mesmo assim, Horizon Forbbiden West parece ser a experiência mais polida que eles entregaram até hoje.
Isso já dá boas expectativas para a chegada de Ghost of Tsushima no PC, que também está sendo trabalhado pela mesma empresa para a plataforma. O lançamento está previsto para o dia 16 de maio.
Os testes de Horizon Forbbiden West para esse artigo foram feitos a partir de uma cópia concedida pela PlayStation para o Jornal dos Jogos. Informações adicionais da Digital Foundry também foram usadas como fonte.
Horizon Forbidden West está disponível para compra no PC por meio da Steam e Epic Store. O jogo pode ser adquirido com 10% de desconto na Nuuvem, que vende keys para a versão da loja da Valve.