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GTA 6: Chefe da Rockstar fala sobre trailer, data de lançamento e marketing

Ansioso para saber mais detalhes sobre o novo Grand Theft Auto? Pois saiba que as notícias vão demorar, e o culpado tem nome: Strauss Zelnick

Se tem uma coisa que a Rockstar Games sabe fazer tão bem quanto criar mundos abertos gigantescos, é deixar os fãs roendo as unhas de ansiedade. Desde o lendário primeiro trailer de GTA 6, lá em dezembro de 2023, a empresa praticamente fez um voto de silêncio e nunca mais falou sobre o projeto, focando seus esforços em divulgar coisas importantíssimas como… eventos de GTA Online.

Com um dos jogos mais aguardados da história em mãos, era de se esperar que a Rockstar fizesse um pouquinho mais de barulho para divulgar o game, que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2025. No entanto, o silêncio ensurdecedor da Big R é totalmente planejado pela companhia, e agora temos uma confirmação oficial sobre isso.

A estratégia por trás desse marketing misterioso foi revelada por Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive e manda-chuva por trás de estúdios gigantes como a Rockstar. O cara que gerencia a gigante dos games deu uma entrevista para a Bloomberg explicando algumas decisões por trás da divulgação de GTA 6, e as revelações não são nada boas para quem já foi picado pelo mosquito das expectativas.

Pra ler rapidinho 🗞️

  • O CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, deu uma entrevista e revelou detalhes por trás do marketing de GTA 6.
  • A Rockstar Games está segurando informações e deve lançá-las somente quando o lançamento do jogo estiver mais próximo.
  • Enquanto isso, outras empresas estão pirando o cabeção, já que não conseguem definir uma data de lançamento para seus futuros jogos.

Por que o trailer de GTA 6 está demorando tanto?

Infelizmente, o novo trailer e a data de lançamento de GTA 6 não estão demorando porque ficaram presos em Curitiba. Segundo o comandante da Take-Two, a falta de informações sobre o game é 100% orquestrada e está dentro dos padrões de marketing da companhia.

De acordo com o manda-chuva da Take-Two, a empresa acredita em campanhas de marketing mais curtas, mas extremamente intensas. Segundo o executivo, algumas empresas revelam seus cronogramas com anos de antecedência, mas a Take-Two prefere “manter a expectativa e o entusiasmo” com um marketing feito bem próximo do lançamento.

Chefe da Rockstar fala sobre data de lançamento de GTA 6

Enquanto outras empresas bombardeiam os jogadores com informações e gameplays durante meses ou até anos, GTA 6 está fazendo um mistério absoluto. E, curiosamente, isso só aumenta a “febre” pelo jogo, mas sem tirar o controle das mãos da Rockstar.

Apesar de o público ficar às cegas, o gerente da Take-Two explica que a estratégia também evita problemas com a antecipação do público, que é a maior já vista por ele em um produto de entretenimento. “Queremos criar o máximo de engajamento, mas também equilibrar isso com as expectativas não atendidas.”

O método Rockstar Games

Segundo o executivo, existem dois grandes fatores para a longa espera de novidades para GTA 6. Primeiro, a Take-Two acredita que um jogo desse porte precisa gerar “uma enorme expectativa”. E nada faz isso melhor do que segurar informações e deixar os fãs especulando cada detalhe.

Sério, se uma loja aleatória listar GTA 6 sem querer em seu site, isso já vira notícia por uma semana, movimentando a mídia, youtubers e redes sociais. Se qualquer resquício de detalhe sobre o game já rende comentários, pra quê a empresa vai gastar com marketing, não é mesmo?

Com todas as cartas na mão, Zelnick deixou claro que a Take-Two não está muito preocupada em manter um fluxo constante de trailers. “Não gastamos dinheiro com comerciais no Super Bowl”, comentou o CEO, desmentindo teorias de fãs que esperavam ver um trailer do jogo no intervalo do maior evento esportivo dos EUA.

Strauss Zelnick on Grand Theft Auto VI, Mobile Gaming

O segundo motivo é mais previsível: o jogo precisa ser gigante e impecável. “A Rockstar busca a perfeição em tudo o que faz, e perfeição é um padrão bem alto”, explicou Zelnick. Com GTA V ainda sendo um dos jogos mais populares do mundo 12 anos após seu lançamento, a barra para GTA 6 está lá no alto — e ninguém quer decepcionar.

Ubisoft vs Rockstar: estratégias de marketing diferentes

Um contraponto a esse método de “marketing silencioso” da Rockstar é Assassin’s Creed Shadows, da Ubisoft, que mostra como pode ser danoso perder o controle de sua própria narrativa. Antes mesmo do game ser propriamente apresentado, o título rendeu diversas polêmicas por causa da presença do personagem Yasuke.

Assassin's Creed Shadows: Official World Premiere Trailer

Após o lançamento do primeiro trailer, que é bem legal, a coisa só piorou. Durante o último ano, vídeos sobre o game nos canais oficiais da empresa foram recebidos com ondas de dislikes de pessoas que são contra a existência do game, seja por seu gameplay ou pela presença do samurai negro.

Assassin’s Creed Shadows foi lançado oficialmente agora em março e alcançou impressionantes 3 milhões de jogadores em apenas sete dias, tornando-se um dos maiores sucessos da franquia. Tanto público quanto crítica receberam o game muito bem, mas o título ainda está envolvido em polêmicas envolvendo seu protagonista e outros detalhes, como a possibilidade (não obrigatória) de ter romances gays durante o gameplay — algo comum em RPGs.

GTA 6 será lançado com MUITO conteúdo polêmico e vai desagradar uma galera.

Conhecendo os padrões da Rockstar Games, uma coisa é certa: GTA 6 será lançado com MUITO conteúdo polêmico e vai desagradar uma galera. No entanto, com apenas um trailer lançado até agora, ninguém faz ideia do que esperar do jogo nesse quesito, abrindo espaço para que cada um “crie” suas expectativas, enquanto a Rockstar segue blindada de discussões vazias que poderiam distorcer sua campanha de marketing.

Empresas não aguentam mais esperar por GTA 6

Apesar do silêncio, a Take-Two garantiu que GTA 6 está previsto para chegar na primavera de 2025, o que inclui os meses entre setembro e dezembro. Se o cronograma não for alterado, podemos esperar novidades em algum momento próximo a esse período — quem sabe alguma migalha na época de festividades como a Summer Game Fest, em junho?!

Enquanto isso, o mercado inteiro está segurando a respiração. Relatórios indicam que pelo menos três grandes editoras estão adiando seus lançamentos para não competir diretamente com GTA 6 — o que faz sentido, já que disputar atenção com a franquia mais lucrativa dos games pode ser um baita tiro no pé.

No fim das contas, quem ganha com toda essa expectativa é apenas Strauss Zelnick e sua empresa, que é única capaz de montar um calendário de lançamentos sem ter uma crise de ansiedade e gastar com terapeutas. Afinal, além de GTA 6, a Take-Two ainda lançará neste ano o belíssimo Mafia: The Old Country, ainda sem previsão de estreia, e Borderlands 4, marcado para estrear em 23 de setembro.

No fim das contas, a estratégia da Take-Two parece definida: segurar ao máximo qualquer informação sobre GTA 6, criar uma expectativa absurda e soltar tudo de uma vez quando a data de estreia estiver próxima. Ou, no pior dos casos, tudo isso é apenas uma cortina de fumaça para caso o jogo seja adiado de supetão pela Rockstar. De qualquer forma, só nos resta esperar e torcer para a empresa lançar algo histórico — o que, convenhamos, realmente deve acontecer.

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