A Nvidia e a Abya lançam nesta quinta-feira (14) o GeForce Now no Brasil. O serviço de streaming roda games pesados de PC em celulares e computadores mais fracos, com todo o “trabalho pesado” acontecendo na nuvem. O grande diferencial da plataforma é seu plano grátis, além da possibilidade de utilizar games free-to-play.
Em entrevista ao Jornal dos Jogos, a Abya revelou os preços do GeForce Now no Brasil, que terá valor localizado e poderá ser assinado com soluções de pagamento brasileiras. Além da edição gratuita, a plataforma contará com valores que são similares ao Xbox Game Pass Ultimate, que também conta com streaming de games.
Preços do GeForce Now no Brasil
- Plano grátis – streaming com gráficos GTX e fila de espera
- Mensal – R$ 44,99/mês com gráficos RTX e acesso prioritário aos servidores
- Semestral – valor equivalente a R$ 40,50/mês com gráficos RTX e acesso prioritário aos servidores
A versão gratuita do GeForce Now permite jogar em nuvem em sessões de até 30 minutos, com fila de espera para acessar os servidores. Além disso, os gráficos não trazem recursos RTX, como Ray Tracing e DLSS, mas a Nvidia promete o padrão visual de mais alta qualidade disponível.
Por que o GeForce Now tem tanta fila
e as assinaturas foram suspensas?
Para a versão paga, as sessões de gameplay podem durar até seis horas e o acesso aos servidores é prioritário. Os gráficos do game também incluem suporte para as tecnologias RTX, garatindo o maior nível visual oferecido pela Nvidia.
Como o lançamento do xCloud mostrou aos brasileiros, a fila de espera para jogar pode ser um ponto decisivo para alguns jogadores apostarem na edição premium do GeForce Now. A plataforma terá um servidor compartilhado entre países da América do Sul, o que deve deixar o uso da plataforma na versão gratuita bastante “congestionado”.
É igual ao Game Pass Ultimate e xCloud?
Apesar do preço similar e o uso de tecnologia em nuvem, o GeForce Now funciona de maneira diferente do Xbox Game Pass Ultimate e o xCloud. Enquanto a plataforma da Microsoft possui uma assinatura que “aluga” jogos, o serviço da Nvidia segue um caminho diferente.
Os assinantes e usuários da versão grátis do GeForce Now podem jogar games que possuem em lojas como Steam, Epic Games Store e Origin. A lista completa de títulos compatíveis com o streaming pode ser vista no site da Abya. Ou seja, o GeForce Now basicamente empresta um PC superpoderoso para você rodar seus jogos de computador.
Quer um exemplo? Se você possui The Witcher 3 na Steam, vai viajar e quer jogar sem ter que levar seu PC Gamer inteiro nas costas, basta realizar login no GeForce Now e utilizar o celular e um controle Bluetooth para acessar o jogo em nuvem. Segundo a Nvidia, a plataforma recebe suporte para novos jogos semanalmente, desde grandes lançamentos até indies e títulos free-to-play.
Inclusive, a presença de games grátis promete ser o grande diferencial do GeForce Now. Mesmo no plano gratuito, o serviço permite acessar e jogar via nuvem títulos como Fortnite, Apex Legends e Slipgate, tanto em celular quanto em PCs bem fracos. No entanto, a tendência é que a fila para entrar nesses título seja bem grande, principalmente no lançamento da plataforma.
Mouse e teclado e controles da tela
Além de seguir um modelo de negócios diferente do Game Pass, o GeForce Now traz mais liberdade para os usuários. A plataforma permite usar mouse e teclado no gameplay de PC e traz a possibilidade de habilitar controles na tela em qualquer jogo no celular.
Além disso, o usuário tem mais poder na hora de configurar a transmissão do jogo para o computador ou celular. Antes de rodar um game via nuvem, o GeForce Now realiza uma verificação de rede e sugere a melhor qualidade para a conexão do usuário, mas também é possível simplesmente personalizar a exibição.
O serviço permite configurar fatores como a taxa de quadros do streaming, entre 30 e 60 quadros por segundo, e a resolução de exibição. Além disso, a plataforma oferece algumas configurações prontas, como transmissão balanceada, que equilibra qualidade com gasto de dados, e competitiva, voltada 100% para qualidade e baixa latência.
Os gráficos são melhores que o Game Pass?
Outro fator que o GeForce Now sai na frente é o suporte para tecnologias gráficas mais avançadas. Os servidores funcionam com Ray Tracing e DLSS, além de trazerem bastante poder de processamento. Segundo a Nvidia, o hardware da nuvem varia de acordo com o jogo que está sendo rodado: o serviço otimiza o uso de GPU de acordo com a demanda gráfica do game.
Em uma comparação direta, as GPUs de servidor utilizadas nos PCs em nuvem da Nvidia trazem desempenho similar a uma RTX 2080. No entanto, para games mais fracos, o desempenho pode ser similar a uma RTX 2060, por exemplo. Você pode ver o perfil do hardware utilizado ao acessar a plataforma e usar o atalho Ctrl+Alt+F6.
Falando em atalho, outros recursos rápidos da Nvidia também podem ser utilizados durante o gameplay, como é o caso do Highlights, que captura os principais momentos e jogadas de partidas online.
Requisitos para usar o GeForce Now no Brasil
O GeForce Now pode ser baixado por meio do site oficial da plataforma e possui aplicativos para diferentes aparelhos, como PC, Android e iOS. Nos dispositivos da Apple, porém, é necessário usar o navegador Safari.
Abaixo, você confere os requisitos para utilizar o serviço:
- Internet: conexão de pelo menos 15 MB/s para streaming de 720p a 60 quadros por segundo e 25 MB/s para streaming em 1080p e 60 fps.
- Windows: computador com Windows 7 ou superior com sistema de 64-bit
- Celular Android: pelo menos 2 GB de RAM e Android 5.0 compatível com OpenGL ES3.2 ou superior
- iPhones e iPads: navegador Safari rodando no iOS 14.2, iPadOS 13 ou superior.
Confira mais detalhes, como os controles compatíveis com o GeForce Now, no site oficial da plataforma.
Inscreva-se na nossa newsletter para mais notícias!
Veja também!
Como está o xCloud no Brasil? Veja se vale a pena para você