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FSR 2.0: conheça a tecnologia e veja jogos compatíveis

O FSR 2.0 já chegou em alguns jogos trazendo evoluções do FidelityFX Super Resolution 1.0. Saiba o que mudou e veja comparativos com DLSS.

A AMD compartilhou recentemente uma lista contendo 12 jogos que serão os primeiros a receber o FSR 2.0 (FidelityFx Super Resolution 2.0), a sua nova versão da tecnologia de upscaling em tempo real e open source para jogos. A primeira versão do FSR já entregava resultados interessantes em performance e qualidade de imagem, mas sua atualização traz mudanças dignas de competir frente a frente com a então estrela do upscaling: o Nvidia DLSS.

Confira, abaixo, a lista de jogos iniciais com o novo FidelityFx Super Resolution 2.0.

Jogos confimados para receber o FSR 2.0

  1. Deathloop
  2. Asterigos
  3. Delysium
  4. EVE Online
  5. Farming Simulator 22
  6. Forspoken
  7. Grounded
  8. Microsoft Flight Simulator
  9. NiShuiHan
  10. Perfect World Remake
  11. Swordsman Remake
  12. Unknown 9: Awakening

O que muda com o FSR 2.0?

A diferença fundamental entre o a primeira e a mais nova versão da tecnologia é que o FSR 2.0 conta com uma técnica de upscaling temporal, enquanto a versão 1.0 contava com um mais simples upscaling espacial. Isso quer dizer que o FidelityFX Super Resolution 2.0 não usa apenas a informação do frame atual, mas também reaproveita dados de frames anteriores do jogo para criar uma melhor e mais coerente reconstrução da imagem para uma maior resolução.

A outra grande mudança é que a nova versão da tecnologia substitui o anti-serrilhado do jogo pela tecnologia da AMD, entregando melhores resultados. Essas mudanças endereçam justamente alguns dos principais problemas do FSR 1.0: acentuamento de bordas muito serrilhadas ou efeitos de flickering em algumas superfícies, como se elas estivessem “piscando”. E o melhor de tudo, mesmo com essas mudanças, a ferramenta não depende de algum hardware específico para funcionar e ainda pode ser usada em praticamente qualquer placa de vídeo.

Introducing Radeon Super Resolution and FidelityFX Super Resolution 2.0
Apresentação do FSR 2.0

Apesar de todas essas melhorias, vale destacar que a implementação de uma tecnologia de upscaling baseada em tecnologia temporal em um jogo não é tão simples quanto implementar algo como o FSR 1.0, baseado em um algoritmo mais simples de upscaling espacial. Mesmo assim, a AMD deixa claro que se um jogo já tem o DLSS (também temporal), a adição do FSR 2.0 já está facilitada, mas provavelmente ainda veremos o FSR 1.0 e 2.0 coexistindo na indústria por um tempo.

AMD FSR 2.0 vs Nvidia DLSS

Em teoria a evolução que a segunda geração da tecnologia da AMD pode representar é impressionante, mas vamos ver como o FSR 2.0 se sai na prática contra o seu principal concorrente, o DLSS da Nvidia.

A primeira análise técnica do FSR 2.0 em Deathloop sendo comparado com o DLSS 2.0 foi publicada pelo site TechPowerUp. Os responsáveis pela análise ficaram impressionados pela melhoria da qualidade da nova versão do FidelityFX Super Resolution e concluíram que ela está bem equivalente ao upscaling pioneiro da Nvidia. Veja o comparativo que eles publicaram em vídeo:

DEATHLOOP - FSR 1.0 vs FSR 2.0 vs DLSS 2.3 Image Quality/Performance | RTX 3080 | i7 10700F

Algum tempo depois, o canal Digital Foundry (especialista em reviews técnicas de videogames) publicou uma super análise comparativa do FSR 2.0 aplicado em Deathloop.

Podemos ver ao longo dos comparativos que a atualização da AMD trouxe muitos benefícios em relação ao 1.0, mas ainda há alguns cenários como detalhes mais finos (fios, cercas, partículas) em que o DLSS tem uma clara vantagem como a forma de reconstruir a imagem com mais fidelidade. Você pode ver a análise completa abaixo:

AMD FidelityFX Super Resolution 2.0 - FSR 2.0 vs Native vs DLSS - The DF Tech Review

Levando em consideração essas análises, se você possui uma placa de vídeo Nvidia RTX ainda seria interessante manter o uso do DLSS nos jogos compatíveis. No entanto, o FSR 2.0 se tornou uma solução ainda mais impressionante para usuários de outras GPUs, e ainda não podemos esquecer do Intel XeSS (Xe Super Sampling) que também já foi lançado e está começando a chegar nos primeiros títulos agora, como Dolmen e Death Stranding: Director’s Cut.

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Por Diego Amorim

Colaborador do Jornal dos Jogos.