A AMD compartilhou recentemente uma lista contendo 12 jogos que serão os primeiros a receber o FSR 2.0 (FidelityFx Super Resolution 2.0), a sua nova versão da tecnologia de upscaling em tempo real e open source para jogos. A primeira versão do FSR já entregava resultados interessantes em performance e qualidade de imagem, mas sua atualização traz mudanças dignas de competir frente a frente com a então estrela do upscaling: o Nvidia DLSS.
Confira, abaixo, a lista de jogos iniciais com o novo FidelityFx Super Resolution 2.0.
Jogos confimados para receber o FSR 2.0
- Deathloop
- Asterigos
- Delysium
- EVE Online
- Farming Simulator 22
- Forspoken
- Grounded
- Microsoft Flight Simulator
- NiShuiHan
- Perfect World Remake
- Swordsman Remake
- Unknown 9: Awakening
O que muda com o FSR 2.0?
A diferença fundamental entre o a primeira e a mais nova versão da tecnologia é que o FSR 2.0 conta com uma técnica de upscaling temporal, enquanto a versão 1.0 contava com um mais simples upscaling espacial. Isso quer dizer que o FidelityFX Super Resolution 2.0 não usa apenas a informação do frame atual, mas também reaproveita dados de frames anteriores do jogo para criar uma melhor e mais coerente reconstrução da imagem para uma maior resolução.
A outra grande mudança é que a nova versão da tecnologia substitui o anti-serrilhado do jogo pela tecnologia da AMD, entregando melhores resultados. Essas mudanças endereçam justamente alguns dos principais problemas do FSR 1.0: acentuamento de bordas muito serrilhadas ou efeitos de flickering em algumas superfícies, como se elas estivessem “piscando”. E o melhor de tudo, mesmo com essas mudanças, a ferramenta não depende de algum hardware específico para funcionar e ainda pode ser usada em praticamente qualquer placa de vídeo.
Apesar de todas essas melhorias, vale destacar que a implementação de uma tecnologia de upscaling baseada em tecnologia temporal em um jogo não é tão simples quanto implementar algo como o FSR 1.0, baseado em um algoritmo mais simples de upscaling espacial. Mesmo assim, a AMD deixa claro que se um jogo já tem o DLSS (também temporal), a adição do FSR 2.0 já está facilitada, mas provavelmente ainda veremos o FSR 1.0 e 2.0 coexistindo na indústria por um tempo.
AMD FSR 2.0 vs Nvidia DLSS
Em teoria a evolução que a segunda geração da tecnologia da AMD pode representar é impressionante, mas vamos ver como o FSR 2.0 se sai na prática contra o seu principal concorrente, o DLSS da Nvidia.
A primeira análise técnica do FSR 2.0 em Deathloop sendo comparado com o DLSS 2.0 foi publicada pelo site TechPowerUp. Os responsáveis pela análise ficaram impressionados pela melhoria da qualidade da nova versão do FidelityFX Super Resolution e concluíram que ela está bem equivalente ao upscaling pioneiro da Nvidia. Veja o comparativo que eles publicaram em vídeo:
Algum tempo depois, o canal Digital Foundry (especialista em reviews técnicas de videogames) publicou uma super análise comparativa do FSR 2.0 aplicado em Deathloop.
Podemos ver ao longo dos comparativos que a atualização da AMD trouxe muitos benefícios em relação ao 1.0, mas ainda há alguns cenários como detalhes mais finos (fios, cercas, partículas) em que o DLSS tem uma clara vantagem como a forma de reconstruir a imagem com mais fidelidade. Você pode ver a análise completa abaixo:
Levando em consideração essas análises, se você possui uma placa de vídeo Nvidia RTX ainda seria interessante manter o uso do DLSS nos jogos compatíveis. No entanto, o FSR 2.0 se tornou uma solução ainda mais impressionante para usuários de outras GPUs, e ainda não podemos esquecer do Intel XeSS (Xe Super Sampling) que também já foi lançado e está começando a chegar nos primeiros títulos agora, como Dolmen e Death Stranding: Director’s Cut.