Após décadas de domínio de Harvest Moon, o gênero de jogos de fazendinha ganhou um novo rei em 2016: Stardew Valley. Bastante popular no PC e consoles, o jogo serviu de inspiração para muitos projetos que vieram a seguir, e um título que certamente bebeu da fonte de grandes clássicos foi Everdream Valley.
Lançado no final de maio no PC e consoles, o jogo conta com aspectos clássicos dos games de fazenda. No entanto, é interessante notar que, além de seguir a onda de títulos de sucesso, o projeto do estúdio Mooneaters também possui “vida própria”, aprimorando certas experiências que ficaram de fora de outros grandes títulos de fazendinha.
Um conjunto de boas ideias
Similar a Harvest Moon, o Everdream Valley traz gráficos em 3D, com cenários da fazenda e natureza bem trabalhados e bem feitos. O visual cativa e vem acompanhado de um gameplay interessante, além de uma história que inclui um pouco mais do que vemos em jogos como Stardew Valley.
Os gráficos do jogo são um charme à parte. Eles são 3D, mas com um estilo que lembra muito o clássico Harvest Moon. Os cenários são muito bem feitos, com detalhes da natureza, das plantações, dos animais e das construções. O jogo tem um visual colorido e alegre, que combina com a proposta de ser uma experiência relaxante e divertida.
O gameplay é o ponto forte do jogo. Você tem muita liberdade para fazer o que quiser na fazenda. Você pode plantar diferentes tipos de cultivos, cuidar dos animais, coletar recursos, fazer receitas, construir novos espaços e até decorar a sua casa. Além disso, é possível explorar o mapa, que é enorme e cheio de surpresas. Você pode encontrar novos lugares, personagens, eventos e até minigames. O jogo tem muito conteúdo para ser descoberto e aproveitado.
Indo além das inspirações
Como de praxe nesse tipo de jogo, a narrativa começa quando você recebe uma carta dos seus avós, que moram em uma pequena fazenda em Everdream Valley. Eles estão precisando de ajuda para cuidar da fazenda, que está em decadência. Você decide ir visitá-los e se oferece para ficar por um tempo e ajudá-los a recuperar a fazenda.
Além de plantar, criar animais e fazer laços com pessoas, você também pode conviver com os seus avós, algo que não é tão comum nos jogos mais clássicos de fazendinha. Quebrando os padrões desse estilo de jogo, Everdream Valley te dá a oportunidade de construir uma relação com seus avós, o que pode te deixar com o coração quentinho.
Outro ponto interessante no game está nos animais de estimação. A equipe de desenvolvimento caprichou na criação dos companheiros peludos, dando mais profundidade ao gameplay. Enquanto em Stardew Valley só é possível “fazer carinho”, Everdream Valley permite treinar o cachorro, por exemplo, além de criar mais laços com os animais.
Vale a pena?
Se você já fez tudo que podia em Stardew Valley ou busca uma experiência de fazenda em 3D, mais próxima dos jogos de Harvest Moon, vale a pena ficar de olho em Everdream Valley. O jogo cumpre todos os requisitos esperados para um título desse estilo.
O jogo também consegue ir além em certos aspectos, superando sucessos como Stardew Valley em certos momentos. Além de você poder conviver com os seus avós, algo que é bem raro em jogos de fazenda mais convencionais, o título também possui um sistema de relação mais avançado para parceiros como cães, indo além do simples “can you pet the dog”.
Everdream Valley está disponível para PC por meio da Steam e custa R$ 73,99 atualmente. Além disso, o título pode ser jogado nos consoles PlayStation, Xbox e Nintendo Switch. A análise foi realizada com uma cópia cedida pela desenvolvedora.