Elden Ring acabou de ser lançado para PC, mas conta com poucos recursos específicos para a plataforma. Suporte ao ultrawide, Ray Tracing e tecnologias como Nvidia DLSS ou AMD FSR, para melhorar o desempenho por meio de escalonamento de imagem, acabaram ficando de fora. No entanto, quem joga com uma placa de vídeo da Nvidia ainda conta com uma carta na manga não muito conhecida: o Nvidia Image Scaling (ou NIS).
O Nvidia Image Scaling já estava disponível há um tempo, mas recebeu recentes atualizações como resposta para o AMD FidelityFX Super Resolution (FSR). O NIS funciona de forma muito parecida com o FSR, mas ele pode ser aplicado em qualquer jogo em tela cheia por meio do painel de controle da Nvidia ou até mesmo do GeForce Experience.
Confira como esse recurso impacta no desempenho de Elden Ring, qual o nível de qualidade de imagem, como habilitar o NIS e qual a configuração ideal para diferentes tipos de uso. Por fim, veja também se existe alguma solução semelhante no lado das GPUs AMD Radeon.
O impacto na performance
Em primeiro lugar, vamos analisar qual o impacto que usar o Nvidia Image Scaling como reconstrução da imagem afeta o desempenho de jogo. Em um PC com RTX 3070 e um Ryzen 5 3600, veremos como Elden Ring se sai em 4K Ultra sem NIS, 1440p reconstruído para 4K com NIS e qualidade ultra e, por fim, testar em 1080p reconstruído para 4K pelo Image Scaling, também em qualidade Ultra.
Sistema utilizado
- GeForce RTX 3070 Zotac
- Processador AMD Ryzen 5 3600
- 16 GB de memória DDR4 em 2666 MHz (2×8 GB)
- Placa mãe AsRock A320M HDV R4.0
- Elden Ring na versão 1.02.01
- Driver GeForce WHQL versão 511.79
Testes com Image Scaling
Todos os testes foram feitos exatamente no mesmo lugar. O personagem anda um curto percurso em que enfrenta um inimigo e também coleta um item.
No primeiro teste com o jogo rodando na resolução 3840×2160 (4K nativo) e com tudo no Ultra já podemos ver que a 3070 não consegue atingir 60 fps. A placa fica em alto uso o tempo todo e só entrega uma média de 48 fps, com quedas para cerca de 28 fps. Mas então, será que o Nvidia Image Scaling consegue ajudar?
A resposta para a pergunta anterior é SIM. Reduzir a resolução já foi o suficiente para alcançar os 60 fps e de forma relativamente estável . Apesar da menor resolução, o Nvida Image Scaling fez um bom trabalho preservando um aspecto nítido da imagem (vamos falar disso posteriormente) e conseguiu uma média de 59 fps. O jogo passou 99% do tempo rodando a pelo menos 49 fps ou mais, o que não é ótimo, mas é aceitável no estado atual do game, que apresenta problemas até nos melhores PCs.
Como a RTX 3070 já estava no limite de 60 fps do jogo em 1440p, diminuir ainda mais a resolução para FullHD não foi diferente. A média de fps ficou um pouco superior em 60 fps e as quedas foram um pouquinho menos relevantes, mas não são o suficiente para justificar a resolução menor quando a placa já entrega bem em 1440p. Com isso, uma pessoa com uma placa mais limitada pode considerar usar a resolução 1080p com NIS mesmo em telas 4K.
Qualidade da imagem
A partir de agora, veremos como o NIS se sai em preservar a nitidez do jogo. Além das minhas próprias impressões, vocês podem analisar as imagens para tirarem suas próprias conclusões. Como as imagens no post possuem compressão aqui no site, é possível baixar os arquivos em alta qualidade nos links abaixo.
O Nvidia Image Scaling está habilitado com nitidez em 11% em todos os testes.
1440p com NIS ligado e desligado (Imagens com Zoom)
Durante os testes, fica claro que o 4K apresenta mais detalhes e menos serrilhados. Diminuir para 1440p normalmente não é horroroso, mas a imagem perde definição e fica com um aspecto “embaçado”. A reconstrução do NIS a partir de 1440p corrige isso e, por aplicar um filtro de nitidez, pode até parecer que tem mais detalhes que o 4K puro em alguns cenários.
Essa tecnologia não é tão impressionante quanto o DLSS, mas é comparável ao FSR e ainda entrega resultados muito interessantes em 1440p. Considerando o ganho de performance, essa acabou sendo a opção ideal para jogar no meu PC.
Quando pulamos “dois degraus” de resolução para o FullHD, o resultado não impressiona tanto assim. O maior problema é que essa reconstrução carrega mais ruídos e serrilhados, que são amplificados pelo filtro de nitidez. Isso acabou gerando efeitos de “flickering” em alguns cenários, especialmente na vegetação. Apesar disso, acho que é melhor usar o NIS do que deixá-lo desligado nesse caso, mas deixaria o filtro de nitidez numa escala ainda menor, talvez de 5%.
Para terem uma melhor noção das diferenças em cada situação, baixe as imagens completas sem compressão a seguir:
Imagens sem compressão
Como usar o Nvidia Image Scaling
Curtiu os resultados e quer experimentar o NIS em Elden Ring? Veja abaixo como habilitar a função e aproveitar seus benefícios.
Pelo Painel de Controle da Nvidia
- Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho
- Clique em Painel de controle da NVIDIA
- No painel de controle, clique em gerenciar as configurações em 3D, à direita
- Clique em Dimensionamento de imagem
- Selecione aplicar, reduza um pouco o nível de nitidez e aplique
A partir de agora, se você abrir um jogo em tela cheia com uma resolução menor que a nativa do monitor, o Nvidia Image Scaling será aplicado automaticamente. A nitidez está configurada para 50% como padrão, mas como esse filtro pode realçar ruídos e serrilhados, então eu deixo em 11% e não recomendaria que você passasse dos 20%.
Observação: Se você não quer necessariamente jogar em uma resolução mais baixa, mas gosta do efeito do filtro de nitidez, pode deixar essa opção sempre habilitada. Ainda assim, quando você jogar na resolução nativa, o upscaling não vai ser necessário, mas o filtro de nitidez ainda será aplicado e pode melhorar o visual do seu jogo (se você gostar desse efeito, é claro).
Pelo GeForce Experience
- Abra o GeForce Experience
- Vá para configurações
- Role a página até achar Dimensionamento de Imagem
- Ligue o recurso e ajuste a nitidez
- Vai funcionar da mesma forma que o Painel de Controle da Nvidia
Melhores usos do Nvidia Image Scaling
- Em um monitor ou TV 4K, o ideal é reduzir a resolução para 1440p, mas o resultado em 1080p ainda é bom se for necessário.
- Num monitor 1440p, reduza a resolução até o 1080p.
- Num monitor 1080p, é interessante reduzir no máximo até os 900p (1600×900 pixels)
E se eu tiver uma Radeon?
O Nvidia Image Scaling pode ser aplicado em qualquer jogo, mas você precisa necessariamente ter uma placa GeForce para usá-lo. Em resposta à atualização do NIS, a AMD anunciou bem no começo do ano o Radeon Super Resolution para GPUs das séries 5000 e 6000, que permite aplicar o FSR em qualquer jogo.
Aparentemente, esse recurso já está disponível para os usuários com a versão do AMD Software: Adrenalin Edition 22.1.3 ou superior, então vocês podem também aplicar o FidelityFX Super Resolution em Elden Ring, ou qualquer outro game.
Veja também:
- Elden Ring: conheça os melhores mods já disponíveis no PC
- Xbox Game Pass recebe Guardiões da Galáxia e mais
- Elden Ring – Primeiras impressões
A cópia de Elden Ring usada nos testes foi enviada pela Nuuvem e a Bandai Namco Brasil.