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DLSS e FSR em God of War: veja como utilizar as funções

God of War chegou ao PC em janeiro de 2022 com um port elogiado. Além de trazer melhorias gráficas, a Santa Monica Studios adicionou recursos exclusivos de computador no jogo, como Reflex e o DLSS, que funcionam nas placas de vídeo Nvidia, e também o FidelityFX, tecnologia da AMD capaz de rodar em qualquer GPU do mercado.

Se você não está familiarizado com as tecnologias, conheça rapidamente cada uma delas e veja como utilizá-las no jogo de PlayStation que chegou ao PC.

O que é DLSS

Na era da pós-resolução, o DLSS é rei. Chamada de Deep Learning Super Sampling, a tecnologia da Nvidia utiliza inteligência artifical para “esticar” a resolução do jogo sem perder a qualidade. O que isso significa, exatamente? O jogo pode ser rodado em 4K ou 8K, mas sem necessariamente rodar nativamente nesta qualidade, dando uma folga para a placa de vídeo.

God of War | 4K NVIDIA DLSS Comparison

O uso da tecnologia garante taxas de quadros mais altas durante o gameplay, oferecendo ganhos impressionantes principalmente em resoluções como 4K ou mais alto, mas servindo também para 1440p e Full HD. Segundo a Nvidia, a tecnologia oferece uma melhora de até 45% nas taxas de quadro em God of War quando está em uso.

Graças ao uso de inteligência artificial e núcleos tensores, presentes nas GPUs RTX, a tecnologia entrega um ótimo resultado no game de PlayStation rodando no PC. Mesmo não sendo um 4K nativo, o resultado gráfico entregue pelo DLSS é praticamente imperceptível, como exibe o comparativo feito pelo Digital Foundry.

Como usar em God of War

A opção de ativar o DLSS em God of War aparece nas configurações de Exibição do game, na opção Escala de Resolução. A função está disponível em quatro “velocidades”: desempenho, ultradesempenho, equilibrada e original. A opção “Resolução de Renderização” mostra a resolução nativa em que o jogo será renderizado, enquanto a “Resolução de Exibição” traz como o jogo será exibido.

Como recomenda a Nvidia, a dica é utilizar o DLSS para rodar o game em resoluções mais altas, como 4K e 1440p. No entanto, o recurso também entrega resultados satisfatórios visualmente em 1080p, garantindo mais frames por segundo durante o gameplay. Porém, o ideal é utilizar a função em “marchas mais lentas”, como equilibrada e original.

Requisito mínimo: uma placa RTX

O principal ponto fraco do DLSS, no entanto, acaba ficando para uma de suas maiores qualidades. A exigência de núcleos tensores para o processamento de inteligência artifical faz a tecnologia ser exclusiva das placas de vídeo RTX. Ou seja, você precisa ter uma GPU RTX 20 ou RTX 30 para aproveitar os benefícios da ferramenta.

Felizmente, a tecnologia acabou movimentando o mercado da “pós-resolução” e já temos ferramentas capazes de garantir um efeito similar de ganho de performance em qualquer placa de vídeo. Além de trazer DLSS, God of War também conta com o FidelityFX Super Resolution, solução aberta da AMD que funciona em qualquer GPU, tanto modelos Radeon quanto Intel e GeForce.

A solução pode ser encontrada no mesmo menu de ativação do DLSS. Logo, se o Deep Learning Super Sampling da Nvidia não estiver disponível para o seu hardware, vale a pena fazer alguns testes com a solução. Apesar de a solução da AMD não utilizar o poder do machine learning e apresentar mais artefatos de imagem, a ferramenta ainda pode ser útil na hora de buscar um melhor equiíbrio entre desempenho e gráficos.

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Por Jornal dos Jogos

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