Categorias
PC

DLDSR: conheça a evolução do DSR para placas RTX

A tecnologia utiliza inteligência artificial para deixar o game mais nítido em resoluções como o Full HD

Ainda na ultima terça-feira (11) a Nvidia anunciou que a sua mais recente atualização de driver adicionava uma configuração adicional para o já conhecido DSR, o Deep Learning Dynamic Super Resolution (DLDSR) que deve melhorar a nitidez de jogos antigos com um custo menor em performance.

O GeForce Experience também recebe suporte para a implementação de filtros avançados de iluminação global, oclusão de ambiente e mais em vários jogos.

Dynamic Super Resolution

Para entender melhor o que é o DLDSR é importante saber antes o que é o DSR (Dynamic Super Resolution). Essa é uma tecnologia de placas de vídeo da Nvidia que faz com que a GPU renderize o jogo em uma resolução mais alta e depois reduz a sua escala para uma resolução menor, como a nativa do monitor. Como resultado, isso cria uma imagem muito mais suave que aumenta a definição e reduz efeitos serrilhados, sendo ideal para usar em jogos mais antigos, por exemplo.

Descrição do DSR – Painel de Controle da Nvidia

Deep Learning Dynamic Super Resolution

A novidade aqui é o DLDSR, que faz basicamente a mesma coisa que o DSR mas usando Inteligência Artificial, o que torna os resultados melhores. Dessa forma, de acordo com a Nvidia, você pode usar o DLDSR em 2.25X para obter uma qualidade visual equivalente a aumentar em 4X pelo DSR, mas com um custo menor para a performance da sua placa de vídeo.

Vale destacar que o Deep Learning Dynamic Super Resolution não é a mesma coisa que o DLSS, na verdade, eles são opostos de certa forma. Enquanto O DLDSR usa uma imagem de alta resolução para diminuir para uma resolução referência e aumentar a definição ao custo de desempenho, o DLSS reconstrói uma imagem de menor resolução para uma maior, economizando a performance da sua placa de vídeo.

Para aproveitar o DLDSR, você pode aplicá-lo pelo painel de controle da Nvidia como configuração geral ou usar o GeForce Experience para aplicar individualmente em cada jogo. Para isso, basta ir na Página Principal, selecionar Detalhes em algum jogo para configurá-lo, clicar em Configurações Especializadas (ao lado de Otimizar) e selecionar uma resolução maior que a nativa para o seu monitor.

Além da nova tecnologia de escala de resolução, a Nvidia também revelou que três novos filtros estarão disponíveis no GeForce Experience a partir do Nvidia Freestyle (que pode ser acessado por Alt+F3 em jogos compatíveis). Os filtros são SSRTGI (Screen Space Ray Traced Global Illumination), SSAO (Screen Space Ambient Occlusion) e Dynamic Deph of Field. Todos esses filtros melhoram a qualidade da iluminação e de sensação de profundidade de um jogo, o que torna uma boa opção (em conjunto com o DLDSR) para “remasterizar” jogos um pouco mais antigos. A Nvidia chegou a demonstrar isso com Prey, veja a diferença:

GeForce Experience

Se você possui uma placa de vídeo da Nvidia mas ainda não sabe aproveitar todas as tecnologias disponíveis pelo GeForce Experience, pode dar uma olhada nesse artigo aqui do Jornal que mostra alguns dos recursos centrais do Software. A Nvidia Brasil também lançou um guia completo do aplicativo, veja:

Guia Definitivo do GeForce Experience

Veja também: