Categorias
Análises Celular Especial PC

Com Geforce Now e xCloud, streaming de games é realidade no Brasil

Com GeForce Now e xCloud disponíveis, agora só precisamos esperar na fila para conseguir jogar em alta qualidade e sem um console ou PC da NASA

O streaming de games era uma promessa que poderia demorar anos até se tornar realidade no Brasil, mas agora, cerca de um ano após a chegada da nova geração de consoles, somos oficialmente um país que consegue jogar via nuvem. Ou pelo menos tentar.

Logo depois do xCloud dar as caras por aqui, chegou a vez da Nvidia: a fabricante de placas de vídeo, em parceria com a empresa Abya, trouxe a plataforma GeForce Now para o Brasil. Trazendo uma proposta bem diferente do Game Pass, o serviço te empresta um PC superpotente para rodar seus jogos de computador por R$ 45 mensais, preço que foi revelado em primeira mão pelo Jornal dos Jogos.

Além da edição paga, o GeForce Now conta com um plano grátis. Sem gastar um tostão, você pode usar o processamento em nuvem para rodar games que possui no PC, ou jogos free-to-play, durante sessões de 30 minutos — metade do tempo padrão visto no exterior, o que não pegou muito bem pra Abya. Além de ter que lidar com uma janela de jogo menor, você ainda precisa esperar em uma fila para acessar o servidor, o que pode ser bem mais nocivo do que parece.

Alta demanda

Tanto xCloud quanto GeForce Now enfrentaram um grande problema em seu lançamento no Brasil: ao jogar nas plataformas, você possivelmente terá uma experiência digital estilo INSS e terá que ficar em uma fila gigante por um tempo. Enquanto o serviço da Microsoft deixou jogadores esperando para jogar em sua primeira semana e já está resolvendo o problema, a Abya teve que tomar medidas drásticas para controlar a vontade do povo.

Para evitar a formação de filas gigantescas, a companhia responsável pelo GeForce Now suspendeu o registro de novos usuários por tempo indeterminado. Mesmo assim, os clientes que conseguiram se registrar seguem enfrentando problemas, já que tem muita gente querendo usar o serviço até na versão paga.

Para se ter uma ideia, a Abya revelou para o Jornal que mais de 330 mil contas se registraram apenas para a fase beta do GeForce Now na América Latina. Com o lançamento completo, o número deve estar ainda maior.

Não estamos para a brincadeira

As filas imensas deixam algo bem claro: o brasileiro está interessado no streaming de games. Em tempos de placas de vídeo caras e baixos estoques de consoles, as plataformas de transmissão podem se tornar uma saída para gamers novos e antigos continuarem jogando.

O que falta, agora, é preparo pelo lado das empresas. A Abya trouxe o GeForce Now ao Brasil com apenas um servidor, e que não é exclusivo do nosso país com proporções continentais. A operação abrange toda a América do Sul e também inclui países como Argentina, Chile e Uruguai.

Em entrevista cedida na semana passada ao Jornal dos Jogos, a empresa disse que buscaria melhorias para o serviço com o passar do tempo, e já deu sinais de que está disposta a ouvir os consumidores, o que é bastante positivo. Resta agora ver se alguma ação será tomada em breve.

Os dias de estreia já mostram que é necessário investir em mais infraestrutura para garantir um funcionamento decente do serviço de streaming no Brasil. Afinal, quanto mais tempo de problemas, mais clientes em potencial vão se afastar do GeForce Now.

Por Jornal dos Jogos

Uma newsletter de games que cresceu tanto que ganhou um site!