Ainda nessa quarta-feira (26), foi lançado Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão para computadores, o que levantou a questão: esse jogo realmente depende de um baita SSD para ser jogado, ou é possível rodar até mesmo em um HD como o de PlayStation 4? Agora que o jogo saiu, vários usuários estão testando essas possibilidades — inclusive, nós testamos aqui e vamos mostrar nessa matéria como está o jogo.
O canal da Digital Foundry publicou um vídeo de gameplay comparativo entre três máquinas: o PS5, um computador super potente e um PC segundo as configurações mínimas divulgadas pelo jogo, mas com um SSD de interface SATA e velocidade de 500 MB/s. O computador mais fraco sofreu com alguns stutterings e tempos de carregamento de cenas alguns segundos mais demorados que o normal, mas, em geral, o SATA lidou bem com os carregamentos de assets. Confira abaixo:
O mais interessante, no entanto, é que o pessoal da Digital Foundry também publicou depois um vídeo rodando a mesma sequência apresentada acima, mas com o PC montado com um HD original de um PlayStation 4 de 2013, o famoso PS4 fat. Como vocês podem ver abaixo, nesse caso o sistema sofreu bem mais para carregar os assets, com muitos travamentos e um tempo de espera de mais de um minuto com o jogo totalmente congelado.
O pessoal do Adrenaline também já testou o jogo em um HD de 5400 RPM. Mesmo com o disco pareado com uma RTX 3060, um Intel Core i9-12900KS e bastante memória RAM, o jogo apresentou diversos travamentos, congelamento e quedas de quadros, até que finalmente o game chegou a quebrar de vez (assistam até o final). Confira:
O nosso querido Mateus Mognon também fez uns testes peculiares pela VOXEL. Em um cenário mais extremo ainda, usando um HD externo para armazenar os dados de Ratchet & Clank: Rift Apart, o jogo até abre, mas apresenta problemas mesmo em cenas peculiares. Claro que essa é uma situação bem mais extrema, mas é bem interessante deixar como curiosidade.
Agora, finalmente, no PC aqui de casa nem tive a pior das experiências, mas o HD de 5900 RPM ainda mostrou sua limitação. Na tão mostrada cena em que nosso protagonista atravessa vários portais, em vários momentos (especialmente no início), há um tempo de vários segundos de congelamento do jogo para espera do carregamento.
No entanto, mesmo antes de eu alcançar essa cena, estava matando os inimigos normalmente e jogando bem, mas o game simplesmente acabou travando totalmente e tive que reiniciar o PC para retomar. Isso se repetiu outra vez também , quando não estava mais gravando.
Por que Ratchet & Clank não roda bem em HDDs?
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão foi desenvolvido inicialmente para o PlayStation 5. Todo o seu design foi baseado na transição rápida de ambientes foi feita a partir do SSD NVMe do console, dependendo de um carregamento rápido e otimizado de assets de alta qualidade.
A velocidade de transferência de HDs é bem menor do que a de SSDs comuns, até mesmo os SSDs mais lentos (como os de interface SATA) são melhores que a grande maioria dos discos rígidos. Assim, mesmo contando com algumas tecnologias de otimização de uso do armazenamento a partir de compressão de dados, como o Direct Storage e o RTX IO, os HDs parecem lentos demais para carregar os assets em um tempo razoável para fazer essas rápidas transições em Ratchet & Clank.
Como pontua John Linneman do Digital Foundry, além da ajuda do Direct Storage, os PCs rodando Ratchet & Clank em um HD dependam bem mais da memória RAM. O componente entra em ação para carregar os assets em um tempo melhor, então sistemas com mais memória RAM devem experienciar menos travamentos.
E será que rodaria no PS4?
É sempre difícil responder esse tipo de pergunta, afinal, desenvolvimento de games para múltiplas plataformas não é tão simples quanto pode parecer observando discussões no Twitter. No entanto, é possível afirmar com boa segurança que, mesmo que Ratchet & Clank tecnicamente rodasse do PlayStation 4, a experiência do usuário seria extremamente afetada pelas limitações da geração passada.
É possível perceber como um SSD rápido (de ao menos uns 3500 MB/s) no padrão NVMe faz diferença na forma como o jogo se apresenta. Em cenários em que há a limitação da velocidade de HDs, é necessário bastante memória RAM, o que não é lá tão abundante no PS4, com 8 GB de memória compartilhada em GDDR5.
Um game designer da Insomniac Games, Grant Parker, chegou a comentar um pouco sobre o desenvolvimento de Ratchet & Clank para o PS5 e a escolha de deixar o jogo apenas para a nova geração, ao contrário de outros projetos da Insomniac como o Marvel’s Spider-Man Miles Morales:
A cópia de Ratchet & Clank: Rift Apart usada nos testes foi enviada pela Nuuvem. O jogo pode ser comprado com 10% de desconto na loja atualmente, com ativação na Steam.