A Capcom acabou conquistando um dos estandes mais cobiçados da BGS 2022, mesmo tendo trazido apenas o Street Fighter 6 para a galera experimentar. Fãs de jogos de luta comemoram imediatamente, mas até pra quem não tem costume com games do estilo eu falo sem medo: não deixe de experimentar.
Dá pra ver que a desenvolvedora teve um cuidado especial em criar um jogo que recebe bem os novatos com essa nova interação da clássica série Street Fighter, a começar pelos visuais. A RE Engine continua se mostrando um motor gráfico incrivelmente versátil, entregando excelentes animações, dinâmicas e caprichadas, com um colorido vivo e atraente, acompanhado de efeitos estéticos de graffiti que tornam SF 6 imersivo até mesmo para ser apenas assistido.
Controles intuitivos e um espetáculo visual
Os visuais são coroados por uma câmera móvel que muda seu ângulo nos momentos certos para enfatizar o impacto de certos ataques. Os devs mostraram uma escolha muito inteligente aqui em não deixar esses movimentos pré-programados – a câmera pode mudar de ângulo ou não para destacar um arremesso por exemplo – o que dá uma sensação muito orgânica e ainda mais dinâmica nas partidas.
Street Fighter 6: veja lista de lutadores revelados
Mas é no gameplay que um jogo de luta se faz ou se destrói. Street Fighter 6 faz um ótimo trabalho em parecer imediatamente familiar ao mesmo tempo em que passa a sensação de algo novo. As mecânicas mais básicas são simples e intuitivas de aprender, dando espaço para jogadores mais avançados irem construindo em cima do que está disponível para otimizar seus combos. E é interessante como o balanceamento parece ter sido feito para recompensar jogadas mais sagazes.
Combos simples e quase automáticos parecem tirar bem menos vida do que um punish bem colocado ou um combo de botões mais variados. O parry simplificado – que faz qualquer casual se sentir um veterano – também não parece fazer tanto estrago quanto se imaginaria.
E a narração em tempo real?
Antes de amarrar, não posso deixar de citar a introdução da narração em tempo real, com as vozes de comentaristas consagrados da FGC. É uma pena que não esteja disponível em português brasileiro, mas para quem entende inglês (ou até mesmo o japonês) é uma experiência muito bacana.
Os comentários são muito orgânicos com os acontecimentos da partida, vindo quase sem atrasos e aumentando o hype do combate. É ainda mais uma maneira de fazer qualquer novato se sentir um pro-player, com um narrador da EVO comentando seus acidentes felizes como se fossem jogadas incríveis e planejadas.
Com lançamento previsto para 2023, Street Fighter 6 chegará para PC, PS4, PlayStation 5, Xbox Series S e Xbox Series X.