Categorias
Celular Opinião PC

Controle gamer da Pichau é bom? Testamos o GCX100

Confira mais detalhes sobre o acessório focado em custo-benefício, que funciona no PC, celulares e até Smart TVs

Apesar de o mouse e teclado serem os acessórios padrão para quem joga no PC, ter um controle é uma ótima opção para certos games. A franquia Yakuza, por exemplo, abre seus títulos fazendo referência ao uso de um controle: “samurais de verdade usam um gamepad”, diz uma das primeiras telas de Like a Dragon Ishin, lançado recentemente.

No entanto, obter um controle de qualidade nem sempre é tão barato. Em um mundo com os joysticks oficiais do Xbox custando mais de R$ 500, vale a pena ficar de olho em soluções mais acessíveis, principalmente se você não joga sempre no computador sem o mouse e teclado. Pensando nesse cenário, o Jornal dos Jogos testou o Pichau GCX100, um dos joysticks de PC focados em custo-benefício que está disponível no país.

Cedido pela marca para testes, o controle conta com um cabo e design que lembra o Dualshock 4, mas com adaptações focadas para a experiência no PC. Confira abaixo nossas impressões após uma semana jogando com o dispositivo.

Design

Como dito acima, o visual do Pichau GCX100 lembra bastante um controle do PS4. O modelo conta com analógicos centralizados e botões traseiros seguindo o padrão do DualShock 4.

No entanto, a experiência de uso é adaptada para o PC: os botões contam com o padrão “ABXY” da Microsoft e o botão Home possui integração com o Windows. Assim, quando a “casinha” é pressionada, o joystick abre a Xbox Game Bar, que permite ver informações de jogo e fazer capturas de tela.

Falando em captura de tela, o Pichau GCX100 não possui um botão para fazer prints no PC. No entanto, existem teclas extras no controle. O produto conta com a tecla Turbo, que pode ser mapeada com ações que incluem múltiplos botões.

A construção do controle em plástico é de qualidade e o cabo conta com 1,5 metro de comprimento, e não pode ser removido. Com conexão USB, a solução garante uma boa experiência ao jogar no PC, principalmente se você possui um setup para jogar no monitor ao invés de uma TV mais distante.

Versatilidade

Um ponto interessante do controle que merece destaque é a sua versatilidade. Além de funcionar no PC, o Pichau GCX100 também funciona no PS3 e pode ser utilizado em outros dispositivos com USB.

O controle traz um cabo USB fixo que funciona no PC, PS3, celulares Android e até Smart TVs.

Ao utilizar um adaptador USB-C no controle, por exemplo, é possível jogar em celulares e tablets Android com o dispositivo. Esse tipo de acessório pode ser encontrado facilmente na internet ou até mesmo em camelôs, garantindo mais possibilidades de uso para o produto.

O controle da Pichau também pode ser conectado diretamente em Smart TVs, o que facilita o uso de apps como o Xbox Cloud Gaming e o Nvidia GeForce Now. Testamos a solução por aqui e foi possível jogar Fortnite na The Frame (2022) com o joystick.

Custo-benefício vale a pena?

O controle gamer da Pichau pode ser encontrado normalmente no mercado por valores abaixo dos R$ 200, o que é um preço interessante para a experiência entregue pelo dispositivo. Para quem não se importa com o cabo de 1,5 metro que não é removível, a solução é interessante para jogar no PC.

A versatilidade do produto também merece destaque. Com seu design leve e a compatibilidade com celulares, tablets e até televisões mais modernas, o dispositivo pode se tornar um bom companheiro de gameplay para diversas ocasiões.

A otimização para o Windows e o xCloud também é um diferencial interessante. Afinal, como já atestamos aqui no Jornal dos Jogos, nem todo controle barato oferece uma experiência plug-and-play na hora de jogar.

O controle Pichau GCX100 pode ser comprado na loja da Pichau neste link, além de aparecer em revendedores da marca na internet.

Por Jornal dos Jogos

Uma newsletter de games que cresceu tanto que ganhou um site!